terça-feira, 22 de março de 2011

Secretaria de Juventude participa do lançamento de programa com a Fetaema



Na tarde dessa terça-feira (21), o secretário Adjunto de Juventude, Ruy Pires, e o conselheiro estadual de Juventude, Assis Filho, participaram do lançamento do Programa Juventude e Gênero no Campo, no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), em São Luís.

Dezenas de jovens de várias regiões do Maranhão estavam presentes. Eles foram selecionados para participar de um curso patrocinado pela Petrobrás que visa à capacitação do jovem trabalhador rural nas atividades do campo como artifício para sua permanência no campo e assim inviabilizando o êxodo rural.

O evento contou com a participação dos presidentes da Fetaema, Chico Sales; da CUT, Nivaldo Araújo; e da Confederação dos Agricultores na Agricultura (Contag), Alberto Broch. A implantação do projeto foi articulada pelas coordenações de Jovens e Mulheres da Fetaema.

O evento na Fetaema se estende até sexta-feira (25). O curso terá duração de dois anos e pretende capacitar jovens na faixa etária de 18 a 32 anos nas áreas como apicultura a agricultura familiar.

Para Ruy Pires, a implantação de projetos valoriza o jovem do campo. Ele ressaltou que o Governo do Estado sinaliza o interesse de manter uma parceria permanente com a Fetaema no intuito de garantir as políticas públicas para juventude no Maranhão.

Assis Filho ressaltou a necessidade de combater o êxodo rural proporcionando políticas voltadas para jovens da zona rural que impulsione a sua permanecia no campo como forma de combater o inchaço nas favelas das grandes cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário