quinta-feira, 31 de março de 2011

Assembleia realiza seminário "Conhecendo o Legislativo"


Pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa do Maranhão, funcionários lotados nos gabinetes dos deputados tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de cada um dos setores administrativos da Casa. O seminário, intitulado “Conhecendo o Legislativo”, reuniu nesta quinta-feira, 31, no auditório Fernando Falcão, assessores parlamentares e diretores.


Planejado pela Diretoria de Recursos Humanos, com o apoio das demais diretorias, o seminário teve por objetivo dar as boas-vindas aos servidores dos gabinetes, muitos dos quais novatos na Casa, apresentar a nova estrutura administrativa, os diretores, subdiretores, chefes de Núcleos, bem como explicar as atribuições de cada diretoria.


Coube ao diretor geral, Heraldo Marinelli, a primeira apresentação, expondo de forma clara o novo organograma administrativo da Casa. Segundo ele, a Assembleia do Maranhão conta hoje com uma estrutura administrativa e funcional muito mais enxuta, a qual garante o aperfeiçoamento do trabalho e a melhoraria do planejamento. Marinelli anunciou que em breve a Assembleia Legislativa do Maranhão estará aderindo ao Programa de Gestão Pública, cujo objetivo será a divulgação do planejamento estratégico da Casa.


A auditora geral, Fernanda de Castro Guimarães, detalhou como é realizado o trabalho da Auditoria Geral e a importância do órgão dentro da estrutura do Legislativo. Segundo ela, a AGA é o principal responsável pelo controle e fiscalização dos processos contábeis com vistas a promover a eficiência operacional da Assembleia. Uma das ações importantes é o acompanhamento dos processos referentes às verbas indenizatórias dos gabinetes, bastante enfatizada durante a explanação.


“Este controle feito pela Auditoria busca a otimização da gestão. O nosso trabalho consiste em dar orientação, é preventivo, não é policiamento. Estamos aqui para proteger e inibir os atos que poderão prejudicar a administração”, ressaltou Fernanda. Outra importante colaboração foi dada pelo diretor de Tecnologia da Informação, Antonio Marão, que explicou aos assessores como eles podem ter acesso às senhas para logins em computadores. Ele informou que a Assembleia do Maranhão tem uma estrutura de informática de excelente qualidade, contando hoje com 550 computadores.


O secretário-chefe do Gabinete Militar, coronel Pinheiro Filho, destacou como funciona o sistema de policiamento da Casa, que inclui a vigilância nas áreas de acesso, a proteção ao presidente e aos deputados, acompanhamento das sessões plenárias, o videomonitoramento de todos os setores da Casa, inclusive no estacionamento e área externa e das atividades realizadas no auditório. Segundo ele, o monitoramento é feito com o auxílio de 162 câmeras de vídeos que funcionam durante 24 horas, cujas imagens ficam armazenadas por 20 dias e podem ser requisitadas por qualquer parlamentar ou funcionários, em caso de necessidade.


COMUNICAÇÃO


Antes de iniciar a explanação acerca da estrutura e funcionamento da Diretoria de Comunicação da Assembleia, a diretora Dulce Brito mostrou o quanto o seminário que se realiza pela primeira vez no Legislativo é importante para que os funcionários se conheçam e possam interagir no dia a dia. “Somos uma equipe e esta equipe não funciona bem se não houver uma boa comunicação”, disse.


Ela explicou que a Diretoria de Comunicação tem como eixo o compromisso com o público interno e externo, a fim de que os funcionários e a sociedade conheçam o trabalho dos parlamentares. Atualmente o setor conta com os canais de comunicação TV Assembleia e Portal de Notícias. Na próxima semana começa a funcionar, em fase experimental, a rádio, com veiculação interna de informações e música e, em breve, também com transmissão pelo portal.


Outra novidade anunciada por Dulce Brito é o serviço de clipagem eletrônica das notícias divulgadas diariamente na imprensa sobre o Legislativo estadual. A clipagem já está sendo feita e encaminhada aos gabinetes dos deputados e às Diretorias. Todo este trabalho, segundo a diretora de Comunicação, tem por objetivo fazer com que a sociedade passe a olhar a Assembleia de forma mais positiva. A Diretoria Institucional, sob a responsabilidade do diretor Ivan Sarney, também foi apresentada aos funcionários.


Este é o mais novo setor da Casa, criado no dia 3 de março deste ano, com a função de elaborar ações e projetos para serem executados pela Assembeia. A ela está subordinada a Escola do Legislativo. Ivan Sarney comunicou que é intenção do presidente Arnaldo Melo fazer da Escola o carro chefe da sua administração. Atuações de outras Diretorias importantes da Assembleia, como a Diretoria Geral da Mesa, de Documentação e Registro, Diretoria de Administração de Plenário e Diretoria Legislativa também foram apresentadas pelos seus respectivos diretores e subdiretores durante o seminário.


Os participantes do seminário também tiveram a oportunidade de interagir em uma dinâmica de grupo, ministrada pelo diretor de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro, que serviu para mostrar o quanto ritmo e harmonia são importantes para obter um excelente trabalho em equipe. Ao final do evento, o diretor Heraldo Marinelli agradeceu a participação dos assessores, lembrando que todos, funcionários e diretores, estão no mesmo time, vestem a mesma camisa e desta união resultará um excelente trabalho.


(Com informações da Agência Assembleia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário