terça-feira, 22 de março de 2011

São Luís 400 anos é eleito tema do Prêmio Fapema 2011

Com 39% dos votos, “São Luís 400 anos: Revisitando a história, com visão no futuro”, foi o tema escolhido na enquete realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológica do Maranhão (Fapema) para escolha do Prêmio Fapema 2011. O tema vencedor recebeu mais de 500 votos, de um universo de 1.416. Os outros mais votados foram “Base de Alcântara: O Maranhão e o espaço”, com 32% (453 votos) e “Amazônia Maranhense: Potencial Biotecnológico”, com 21% (298 votos).

Nas próximas semanas, a Fundação divulgará a nova identidade visual do Prêmio Fapema inspirada no tema proposto. Para a diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, a escolha desse tema aconteceu em um momento oportuno. “Várias instituições já estão se articulando em torno dos preparativos para as comemorações do quarto centenário de São Luís. Fico feliz com essa escolha, pois como agentes de fomento à ciência e pesquisa, também poderemos dar nossa contribuição, suscitando entre os pesquisadores e a academia a discussão desse assunto”, enfatizou.

Rosane Guerra adiantou que nos próximos meses serão promovidas algumas atividades para divulgação da temática na sociedade, a exemplo do que tem sido feito nas edições anteriores da premiação. Uma edição especial do projeto “Colóquios Fapema”, abordando os 400 anos de São Luís, já é pensada e deverá acontecer até o final do ano.

Na enquete também houve espaço para sugestão de outras temáticas. Os participantes propuseram assuntos variados, como as mudanças climáticas, o potencial energético do Maranhão, técnicas de diagnóstico não invasivas, dentre outros. O lançamento oficial da enquete aconteceu no dia 22 de fevereiro, quando o Governo do Estado, por meio da Fundação, lançou um pacote com 34 editais (vários já estão disponíveis na página da Fapema).

Neste mesmo evento, a diretora-presidente da Fapema lançou o edital do Prêmio Fapema e um concurso voltado a designers e artistas plásticos para escolha do troféu do Prêmio Fapema que devem estar disponível no site da Fundação - www.fapema.br- nos próximos dias. A ideia é criar um troféu que se torne a marca da premiação e seja usado em todas as próximas edições.

Sétima edição
O Prêmio Fapema é a maior premiação científica do Norte/Nordeste e tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais e estimular a divulgação cientifica e tecnológica do Maranhão. Este ano ele chega a sua sétima edição.

Podem concorrer ao prêmio alunos de ensino médio, fundamental ou técnico, de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, profissionais da comunicação social, inventores e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e “saberes populares”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário