quinta-feira, 3 de março de 2011

Assembleia sediará lançamento de livro sobre as mulheres no parlamento

No mês dedicado à luta das mulheres, a Assembléia Legislativa do Maranhão sediará o lançamento do livro ”Os Bastidores da Tribuna: mulher, política e poder no Maranhão”, da bibliotecária Mary Ferreira. O evento será realizado no dia 17 de março, às 17h30, antecedido de um recital de poesia, seguido de coquetel.

A obra que será lançada por Mary Ferreira é uma tese de doutorado defendida pela autora em 2006, vencedora do Prêmio Fapema em 2007. A pesquisa foi realizada no período de 2003 a 2005.

Durante quatro meses do ano de 2005, Mary acompanhou os trabalhos diários da Assembléia do Maranhão, assistiu às sessões e pode concluir o seu trabalho que desvenda a presença e a participação das mulheres nos espaços de poder e, em particular, no Legislativo.

A pesquisadora analisa a forma como a ação das deputadas é prejudicada, bem como as relações desiguais no número de cadeiras ocupadas pelas mulheres. Outro ponto identificado é que embora no atual contexto haja um aumento significativo de presença feminina no Legislativo, esta presença não tem se consubstanciado em mudanças estruturais nas relações de gênero.

Apesar do baixo número de mulheres no parlamento, em relação aos homens, a pesquisa identificou um ponto positivo: as deputadas são muito mais produtivas do que os homens na ação parlamentar. O conteúdo completo da pesquisa poderá ser conhecido no dia 17 de março, quando a autora receberá convidados para o lançamento da obra.

A bibliotecária Mary Ferreira é doutora em Sociologia, mestra em Políticas Públicas, Especialista em Metodologia de Ensino Superior e Arquivologia. Tem uma larga experiência nos estudos do gênero e vários trabalhos publicados.

(Com informações da Agência Assembleia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário