quinta-feira, 24 de março de 2011

Roseana assina, em Brasília, convênios para restaurar Centro Histórico


A governadora Roseana Sarney participou de reuniões de trabalho em mais seis ministérios, nesta quinta-feira (24), em Brasília. A primeira audiência do dia foi com o ministro do Turismo, Pedro Novais. O encontro com o conterrâneo foi marcado pela assinatura de convênios tratando da melhoria do setor turístico e da programação dos 400 anos da cidade de São Luís.

No segundo dia de audiências na Esplanada dos Ministérios, Roseana Sarney, também, se reuniu com os ministros Wagner Rossi (Agricultura), Fernando Haddad (Educação), Ideli Salvatti (Pesca e Aquicultura), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Alexandre Padilha (Saúde). Entre os temas tratados, projetos econômicos alternativos, ações para erradicação da febre aftosa e o Estatuto do Educador.

No Ministério do Turismo, a governadora e o ministro Pedro Novais assinaram cinco convênios referentes a obras no Centro Histórico de São Luís com financiamento da União. Ficaram acordados, ainda, estudos a serem realizados em parceria com o Governo do Maranhão e a assinatura de uma carta-consulta sobre a liberação de recursos na ordem de R$ 60 milhões para melhorias de espaços em São Luís. Também trataram sobre a construção da Via Expressa, cuja extensão vai do Renascença ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.

Para Pedro Novais foi uma satisfação receber a governadora Roseana Sarney e poder contribuir com o desenvolvimento do Maranhão. “Firmamos parcerias que se destinam a injetar recursos para alavancar ainda mais o turismo no estado. Falei com governadora que pretendo ir a São Luís assinar os demais convênios, principalmente o da Via Expressa”, ressaltou.

Na avaliação da governadora a audiência com Pedro Novais foi bastante produtiva, principalmente em relação à rapidez no andamento dos projetos junto ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). “Priorizamos as metas, o Ministério foi ágil e assinamos os cinco convênios. As obras vão sair do papel porque precisamos reestruturar e restaurar o Centro Histórico, já que São Luís é Patrimônio da Humanidade e ano que vem fará 400 anos”, afirmou Roseana Sarney.

Os cinco convênios firmados entre o Governo do Maranhão e o Ministério do Turismo - por meio do Prodetur com recursos da Comissão Andina de Fomento (CAF) -, tratam de restauração de espaços e prédios da Praia Grande e da Avenida Beira-Mar.

Entre as principais obras, está a restauração da antiga Fábrica da Oleama (Casa de Oficinas de Maquetes); da Praça do Desterro; de três imóveis no Centro Histórico (a serem definidos pelos técnicos do Estado e do MinTur); da estrutura (muro e arredores) do Palácio dos Leões; da Praça João Lisboa; e da revitalização do prédio da antiga Reffsa, onde deverá funcionar um espaço de lazer para o turista.

A comitiva que acompanhou Roseana Sarney incluiu deputados estaduais e federais e secretários de Estado. Compareceram a audiência no Ministério do Turismo os deputados Luciano Moreira, Pedro Fernandes, Pinto da Itamaraty, Kleber Verde, Alexandre Almeida, Roberto Costa, Rogério Cafeteira e os secretários Hildo Rocha (Assuntos Políticos), Francisco Escórcio (Representação Institucional em Brasília), Max Barros (Infraestrutura) e José Vieira (Gabinete Militar).


Nenhum comentário:

Postar um comentário