quarta-feira, 23 de março de 2011

BIOGRAFIA DE SARNEY É LANÇADA EM BRASÍLIA



BRASÍLIA - O Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, foi palco ontem do mais concorrido evento do dia na Capital do país: o lançamento do livro “ Sarney – A biografia”, escrito pela jornalista e pesquisadora Regina Echeverria. Alí estiveram ex-presidentes da República, senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, ministros, além de um grande número
de intelectuais, jornalistas, amigos e familiares.

Quando o presidente do Senado chegou, Regina autografou o livro dele. Ela escreveu que foi uma "honra", "delicioso", "maravilhoso" e "divertido" escrever a biografia de Sarney. "Se trata de uma historiadora, uma grande biógrafa nacional. É um livro isento. Não escondeu nada o que disseram de bom e de ruim. São fontes imensas, mais de 160 entrevistas. Eu tenho que respeitar o trabalho dela. Com muitas coisas não concordo, mas respeito", disse Sarney sobre o livro.

José Sarney estava acompanhado da esposa, Marly Sarney. Senadores governistas e da oposição
participaram do evento, como Fernando Collor (PTB-AL), Itamar Franco (PPS-MG), Aécio Neves (PSDB-MG) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) - além dos ministros Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e Edison Lobão (Minas e Energia).

Episódios - Ao ser indagado sobre o que ele discordava, o presidente do Senado afirmou: "Quando escrevem sobre a vida da gente, se renovam episódios que você esqueceu", disse. Ele destacou que o principal trecho do livro em sua opinião foi o que falou de sua infância. "Na vida da gente a gente sonha em fazer tudo diferente e sonha também em fazer as mesmas coisas. (...) Não ficou nenhuma mágoa. Como posso ter mágoa se Deus me deu a graça da vida e tantas coisas que aconteceram", completou Sarney.
Antes da chegada de Sarney, o senador e ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG) era o primeiro da fila e só saiu com o livro autografado. Sarney permaneceu pouco mais de 20 minutos no local. “A história de José Sarney se confunde com a história do Brasil, por isso, não seria diferente tantas pessoas neste evento”, declarou o senador Aécio Neves.

Presenças - Também estiveram presentes ao evento os senadores Francisco Dornelles, Epitácio Cafeteira e Valdir Raupp, além do ministro do Tribunal de Contas da União ( TCU), Valmir Campelo. A governadora do Maranhão e filha de Sarney, Roseana, foi acompanhada pela mãe, dona Marly.

A bancada de deputados maranhenses estava em grande número na solenidade. O presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo, destacou a importância da obra. “É uma obra histórica, que todos devemos respeitar”, declarou. “É um livro que é pontual para o entendimento da história do Brasil.
A perspicácia do senador Sarney o torna um dos maiores nomes de nossa história”, disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).
(Com informações do Jornal O Estado do Ma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário