sexta-feira, 25 de março de 2011

INTENSA MOVIMENTAÇÃO MARCA OS BASTIDORES DO FEJMA



Às vesperas do XI Encontro do Fórum Estadual da Juventude (FEJMA), em Timbiras - MA, as articulações e movimentações foram intensas durante toda essa última quinta-feira (24). O Encontro que acontecerá à partir desta sexta, se estenderá até o próximo domingo, e reunirá as principais entidades e movimentos do segmento para discussão e implementação de diretrizes de PPJ's (Políticas Públicas de Juventude).


PRESIDENTE DO CONJUVE CHEGA AO MARANHÃO E CUMPRE EXTENSA AGENDA


O Presidente do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), Gabriel Medina, chegou na madrugada desta sexta na Capital do Estado, São Luís, sendo essa sua primeira vinda ào Estado. Na oportunidade foi recepcionado por Assis Filho, Saddam Nunes e pelo Secretário-adjunto de Juventude, André Campos. Na oportunidade, após o desembarque no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, seguiram para um breve passeio pela Ilha.

Gabriel Medina conversa com André e Assis Filho após sua chegada à São Luís



Antes de embarcar para Timbiras, Medina esteve na Assembléia Legislativa do Maranhão e concedeu entrevista à TV Assembléia. Na oportunidade, anunciou as projeções para a tual gestão, iniciada em dezembro do ano passado, além de abordar o atual panorama das Políticas Públicas de Juventude no País, fazendo ainda suas projeções. "As ações não podem ser soltas, cada um fazendo a sua. Defendemos que as ações das políticas específicas para a juventude devem ser desenvolvidas de forma una, onde todos os ministérios trabalhem em conjunto buscando o melhoramento do segmento" assinalou.
Outro ponto abordado pelo presidente do Conjuve foi o alto índice de violência entre a entre os jovens. Ele apresentou dados que mostram o Brasil na 6º colocação entre os países em que mais acontecem mortes de jovens. “Acredito que a violência não é um caso de policia, o que falta é políticas estruturais”, afirmou.

Horas depois, outra entrevista já o aguardava, desta vez na Rádio Mirante AM. O comunicador Jorge Aragão abordou por mais de quarenta minutos com os entrevistados, temas importantes, polêmicos e de interesse da categoria. Inúmeros ouvintes e militantes congestionaram os telefones da rádio com participações ao vivo.

Após um almoço com lideranças do movimento estudantil/juvenil na Cabana do Sol, Gabriel Medina e Assis Filho seguiram para Timbiras, onde participarão já na noite desta sexta-feira das primeiras atividades programadas para o Encontro.

PREFEITOS RECEBERÃO COMENDA

Na manhã deste sábado (26), inúmeros Prefeitos e ex-prefeitos receberão uma comenda [PREFEITO AMIGO DA JUVENTUDE] outorgada pelo CEJOVEM (Conselho Estadual da Juventude) e pelo FEJMA, aos Prefeitos das cidades que já sediaram em sua gestão o Encontro do FEJMA. Entre os homenageados estão os Prefeitos de Coroatá Luís Mendes Ferreira (Luís da Amovelar); de Pio XII, Raimundo Rodrigues Batalha (Mundiquinho Batalha); de Imperatriz, Sebastião Madeira, entre outros.
Veja quem mais receberá o título: Prefeito de Cururupu - José Francisco Pestana; Ex-prefeito de Imperatriz - Hildon Marques; Ex-prefeito de Coelho Neto - Magno Bacelar; Prefeita de Morros - Francisca Silvana Alves; Prefeito de Pinheiro - José Arlindo Silva Sousa; Ex-prefeito de São Luís - Tadeu Palácio e o Prefeito de Timbiras - Raimuno Nonato Pessoa.

BURITI BRAVO SAI NA FRENTE E LANÇA PRÉ-CANDIDATURA PARA SEDIAR O PRÓXIMO ENCONTRO


Da organização e articulação dos movimentos juvenis da cidade de Buriti Bravo, ninguém duvida, entretanto, as entidades e segmentos jovens daquele município dão mais uma mostra da vitalidade do movimento. Em conversa excluvsiva com este blog, Jofran Luís, atual coordenador municipal de Juventude e Presidente do CONJUB (Conselho Juvenil Buritibravense), confirmou que sua cidade é candidata a sediar o próximo encontro do FEJMA.

"Já me reuni com nosso Prefeito [Nonato Pereira] e ele me garantiu a liberação de toda a estrutura necessária para a realização do Encontro em Buriti Bravo. Não tenho dúvidas que ajudaremos a escrever uma página da história da militância e da discussão das PPJ's no Maranhão" afirmou Jofran Luís.

Alas, movimentos e segmentos do Fórum já manifestaram apoio à candidatura de Buriti Bravo. "A cidade tem toda estrutura necessária para sediar o encontro, ainda mais pelo grande incentivo e apoio irrestrito do município, através do Prefeito Nonato. Não tenho dúvidas que é unanime a escolha da cidade dentre as lideranças e só iremos referendar na plenária o nome da cidade" disparou uma liderança.
(Com informações do Blog de Saddan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário