sexta-feira, 25 de março de 2011

Gabriel Medina ressalta importância de Conselhos da Juventude



Durante entrevista ao Notícias da Manhã (TV Assembleia, canal 38, TVN) desta sexta-feira (25), o presidente do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Gabriel Medina, ressaltou a importância da aproximação entre os Conselhos Estaduais e o Nacional, para que se conheça a realidade de cada Estado e desta forma se estabeleça um relacionamento abrangente para a discussão de políticas públicas para a juventude. “Não podemos fazer política sem conhecer a realidade da juventude em cada Estado”, disse.

Medina está no Maranhão para participar do Fórum Estadual da Juventude (FEJMA) que acontecerá durante este final de semana na cidade de Timbiras (a 316 quilômetros de São Luís), município localizado na região leste maranhense.

Em suas declarações Medina também destacou os desafios que a política nacional de juventude tem enfrentado, apesar da criação da Secretaria Nacional de Juventude. “Nosso maior desafio é ampliar os programas do Governo Federal para que os nossos jovens tenham mais acesso á educação e cultura”, disse.

Outro ponto abordado pelo presidente do Conjuve foi o alto índice de violência entre os jovens. Ele apresentou dados que mostram o Brasil na 6º colocação entre os países em que mais acontecem mortes de jovens. “Acredito que a violência não é um caso de policia, o que falta é políticas estruturais”, afirmou.

Sobre a exploração sexual de jovens, Gabriel Medina afirmou que o Conselho tem buscado parcerias junto a vários ministério no combate a esta prática. “Essa é das pautas que queremos discutir na 2º Conferência Nacional de Juventude, em novembro. Mas também trataremos de outros assuntos importantes como a implantação do Estatuto da Juventude”, disse.

Gabriel finalizou agradecendo o apoio do deputado Roberto Costa (PMDB), pela luta das causas da juventude e fez um convite à sociedade para que participem da abertura do Fórum, que iniciará nesta sexta e será encerrado domingo (27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário