quarta-feira, 23 de março de 2011

Parlamentares do Maranhão pedem aprovação de PEC para emancipação de municípios



Uma delegação formada por deputados, vereadores e representantes do Maranhão pediu, nesta quarta-feira (23), o apoio do presidente do Senado, José Sarney, para haver agilidade na votação da proposta de emenda à Constituição conhecida como "PEC da emancipação dos municípios".

A PEC transfere aos estados a prerrogativa de criar novos municípios. Hoje, esta responsabilidade cabe ao Executivo federal, depois de aprovação do Congresso.

Ao deixar a reunião, o deputado federal Luciano Moreira (PMDB-MA) explicou que, somente no Maranhão, existe a demanda de emancipação de pelo menos 46 distritos.

O deputado explicou ainda que a PEC, por causar impacto na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), precisa ser examinada por todas as comissões da Câmara antes de chegar ao Senado.
- Nós deputados não queremos trazer dificuldades para os estados com a multiplicação de seus municípios. Queremos requisitos para que essas iniciativas se configurem dentro de uma realidade que melhore a condição de vida das pessoas que vivem à margem de seus municípios - disse o deputado.
(Com informações da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário