quarta-feira, 23 de março de 2011

PRIMEIRO DIA DE REUNIÕES DA GOVERNADORA ROSEANA EM BRASÍLIA

Direto de Brasília - Hoje (23), deu início a agenda da governadora Roseana Sarney (PMDB), em Brasília. Às 10:30h, Roseana e sua comitiva, formada pelo senador João Aberto (PMDB), os deputados federais Luciano Moreira(PMDB), Ribamar Aves (PSB), Gastão Vieira (PMDB) e Pinto da Itamaraty (PSDB), os deputados estaduais Roberto Costa (PMDB) e Fábio Braga(PMDB), e os secretários Max Barros (infraestrutura), Cláudio Azevedo (agricultura), Hildo Rocha (articulação política), Sergio Macedo (comunicação), Chiquinho Escórcio (representação Brasília) e o coronel Vieira (Casa Militar), estavam no Ministério da Justiça, onde foram recebidos pelos ministro Eduardo Cardoso.

A governadora Roseana Sarney entregou ao ministro 29 projetos, cujas finalidades vão da compra de novos equipamentos para a Secretaria de Segurança Pública a construção de novos presídios.

O Ministério disponibilizará, em 15 dias, R$ 10 milhões para construção de dois presídios, o de Bacabal e o de Pinheiro, além de buscar recursos para dar prioridade aos outros projetos.

A governadora Roseana solicitou ainda que fosse feito um treinamento com todos os profissionais da área de Segurança do Maranhão. O ministro de imediato autorizou a ida de profissionais do Ministério da Justiça a São Luís, para dar treinamento. Eduardo Cardoso, disse, também, a governadora Roseana que vai ao Maranhão nesses próximos 15 dias.

Chiquinho Escórcio aproveitou a oportunidade para pedir uma ação mais efetiva do Ministério da Justiça para acabar com a pistolagem existente da região tocantina. O ministro prometeu providências.

Às 11:50, Roseana e sua comitiva já estavam no gabinete do Ministro da Integração, Fernando Bezerra.

A governadora entregou, primeiramente, ao ministro um ofício informando que o Maranhão não está fazendo parte das ações da Codevasf e do Dnocs , visto que os projetos de irrigação não estão chegando ao Estado.

O secretário Cláudio Azevedo (agricultura) sugeriu irrigações usando a barragem do Rio Flores e Pericumã.

O secretário Nacional de irrigação, Ramon Rodrigues, que coordenará os trabalhos da Codevasf e do Dnocs, disse que é preciso findar o programa Salangô e reiniciá-lo.

O Ministro Eduardo Bezerra prometeu a implantação do órgão (Codevasf e do Dnocs) no Maranhão e que virá na próxima semana ao Maranhão com sua equipe para avaliar a situação. Acompanharão o ministro, o Secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, e o Secretário de Infraestrutura Hídrica, Augusto Wagner.

O ministro prometeu, ainda, mais investimentos para o Maranhão, através do PAC II, e que faltam alguns ajustes com o Ministério do Planejamento.

A governadora Roseana apresentou um projeto para que sejam deslocados os atingidos pelas enchentes todos os anos. O projeto inclui a construção de 10 mil casas ou que seja usado, como alternativa, o Programa Minha Casa, Minha Vida para atender esses desabrigados. “Na última enchente enviaram apenas 10% do valor que pedimos para construir as casas desses desabrigados, mas como não dava nem para iniciar, tive que devolver o recurso para este Ministério”, falou Roseana.

O deputado Luciano Moreira sugeriu ao ministro que seja estudado uma forma para desbarrerar os rios Grajaú e o Corda, pois assim serviria como irrigação, além de diminuir muito os alagamentos. O secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodriguês, gostou da sugestão. Outro assunto discutido foi o de dar continuidade ao projeto que segura as águas da Baixada maranhense.

Roseana cobrou, também, providências (projeto) que recupere uma erosão na estrada que passa em Bom Jesus das Selvas, onde um povoado foi atingido. Segundo Roseana, foi causada pela a rodovia federal BR 222 que passa pelo povoado. “A recuperação é de R$ 5,5 milhões e como é uma construção federal, solicito providências. O governo já está retirando as famílias do local, onde já morreu uma criança”, falou Roseana.

Eduardo Cardoso garantiu que as providências serão tomadas. Após essa reunião, a governadora Roseana, a comitivas, diversos deputados estaduais e federais, assim como diversos secretários, foram almoçar com o presidente do Senado, José Sarney.

Nesse momento, 16:00h, a governadora e sua comitiva, que ganhou a adesão do secretário de Esporte, Joaquim Haickel, estão reunidos com o Ministro dos Esportes, Orlando Silva.
(Com informações do Blog de Caio Hostilio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário