sexta-feira, 25 de março de 2011

Deputados conhecem projeto em exploração de energia



Uma comitiva de deputados do Piauí, entre eles o próprio presidente da Assembleia Legislativa piauiense, Themístocles Filho (PMDB), desembarcou nesta manhã (25) no aeroporto de Paço do Lumiar para participar, junto a deputados maranhenses, secretários e especialistas na área, de encontro sobre a implantação, no Porto do Itaqui, de uma usina termelétrica da empresa MPX. O debate é organizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão e visa discutir ainda a exploração de gás e petróleo no Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB), acompanhado de outros integrantes da Mesa Diretora, Hélio Soares (1º secretário) e Jota Pinto (2º secretário), fizeram questão de recepcionar os colegas piauienses no aeroporto. Além de Themístocles Filho, vieram também os deputados estaduais Gustavo Neiva (PSB); Warton Soares (PMDB), que responde pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Piauí; Tadeu Maia (PSB); Antônio Félix (PPS); o deputado federal Marlos Sampaio (PMDB), representando a Câmara Federal; e o vereador José Nito (PMDB), que representa a Câmara Municipal de Teresina.

Arnaldo Melo disse que a preocupação da Assembleia Legislativa maranhense é em saber detalhes sobre a potencialidade e implicações dos projetos das empresas para exploração de gás e petróleo no Maranhão e que viu como salutar que a comitiva de deputados piauienses tenha demonstrado também interesse no assunto.

Os deputados Hélio Soares e Jota Pinto também destacaram a importância do assunto e afirmaram que os deputados maranhenses querem conhecer a sistemática de exploração de gás e petróleo, com as preocupações voltadas para preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda.

Já os deputados piauienses disseram que o interesse pelo assunto decorre do fato de que o Estado do Piauí também deseja manter parcerias com o Maranhão, visando benefícios para o Estado vizinho. O presidente da Assembleia Legislativa piauiense assegurou que o Maranhão pode ser parceiro em diversas áreas. O deputado federal Marlos Sampaio afirmou que vai levar as informações recolhidas para a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, da qual ele faz parte.

PARTICIPAÇÃO

O presidente da MPX e membro do conselho de implantação do projeto, Edio Rodenheber, e o diretor de implantação da MPX Energia, Marcus Temke, acertaram, na quinta-feira à noite (25), com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB), parte da agenda do encontro e definiram que a comitiva vai conhecer in-loco, às 11 horas, as obras do projeto. O evento servirá também para que políticos, empresários e especialistas debatam a exploração de petróleo e gás natural no Estado.

Também vai participar do encontro o gerente de Operações da OGX Maranhão, George Fernandes, que comanda a empresa que vai ser responsável pelo fornecimento de gás natural para a usina termelétrica.

Trechos dos empreendimentos da MPX estão acontecendo dentro da área controlada pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), entre eles a adutora de água salgada, o emissário de efluentes e a correia transportadora, que levará o carvão até a usina.

A extensão da adutora é de cinco quilômetros, para levar água até a usina da MPX, para ser utilizada nas caldeiras e transformada em vapor, gerando energia mecânica e produzindo energia elétrica, assim como para seu resfriamento. Já o emissário de efluentes será responsável por levar a água usada no resfriamento de volta ao mar.

O terceiro trecho da termelétrica em execução na área portuária é a construção da correia transportadora, com 5,5 km, destinada a movimentar os insumos do cais 101 até a usina, principalmente o carvão, que está sendo montada ao longo da ferrovia Transnordestina. A previsão é que a usina a carvão entre em operação ainda em 2011.

PROGRAMAÇÃO

9h Abertura – boas vindas

9h10 Apresentação a Palestra MPX Itaqui

9h40 Apresentação UTE Parnaíba

10h10 Apresentação OGX

10h40 Pres. Assembelia PI, Themístoches Filho - palavra de encerramento

10h50 Pres. Assembleia MA, Arnaldo Melo – palavra de encerramento

11h Encerramento e convite para o Coffee e tour

11h30 Saída para a usina

12h Tour / parada para foto

12h30 Saída para o Hotel

13h Almoço no hotel Luzeiros

14h Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário