quarta-feira, 2 de março de 2011

Parlamentares defendem inclusão da mulher em decisões políticas

Deputadas e senadoras voltaram a reivindicar mais poder político para a mulher brasileira. Nesta terça-feira, em sessão solene do Congresso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), as parlamentares defenderam uma reforma política que inclua a mulher nos espaços de decisão. “Queremos uma lista [partidária] em que haja mulheres e homens, divididos meio a meio. Defendemos que o financiamento seja público e os partidos cumpram a decisão da minirreforma eleitoral que destina 5% do fundo partidário para a formação de novas lideranças femininas”, afirmou a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP).

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também apontou o voto em lista como a forma mais rápida de aumentar a presença feminina no Parlamento. “Não podemos considerar que há uma democracia efetiva em um País que tem metade das eleitoras mulheres, mas uma sub-representação feminina na política”, disse Grazziotin.

Conquistas
Apesar da desvantagem numérica, Grazziotin citou, entre as conquistas recentes no campo político, a eleição da presidente Dilma Rousseff e a escolha da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) para a 1ª vice-presidência da Câmara.

O presidente da Câmara, Marco Maia, destacou que a indicação de Rose de Freitas (PMDB-ES) para a Mesa Diretora não foi uma simples concessão, mas uma decisão partidária ratificada pelos deputados com base na trajetória política da deputada. Maia também reforçou a intenção de transformar o debate dos direitos das mulheres em uma discussão permanente na Câmara. Ele elogiou o trabalho realizado pela bancada feminina na Casa e reconheceu avanços proporcionados por essa atuação, como a aprovação da Lei Maria da Penha (11.340/06).

(Com informações da Agência Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário