
Para o parlamentar, a emancipação vai permitir o crescimento dos povoados que virarem municípios e que com a autonomia política o povo ganha autoestima, a economia melhora e os recursos chegam diretamente à população. “A Assembleia também tem que lembrar que há 15 anos a prerrogativa, que era desta Casa não é mais, a gente tem que ver que o pacto federativo está sendo quebrado. Como é que a União pode fazer os Estados, como é que os municípios podem criar os seus distritos e porque a Assembleia Legislativa do Estado Maranhão não pode organizar seu próprio território? Isso é um fato que tem que ser coordenado por nós, por isso que trago o debate a esta Casa”, apelou o parlamentar.
André Fufuca lembrou também que foi o então deputado federal maranhense César Bandeira o autor da emenda que retirou a prerrogativa das Assembleias de criarem municípios. O deputado estadual tucano aproveitou o discurso para fazer uma radiografia do crescimento de outros Estados tendo como base as emancipações.
Por diversas vezes, André Fufuca foi aparteado pelos colegas de plenário Hemetério Weba (PV), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Neto Evangelista (PSDB), Carlinhos Florêncio (PHS), Manoel Ribeiro (PTB) e Luciano Leitoa (PSB), que elogiaram a colocação do tema na ordem do dia e defenderam que chegou a hora de novas emancipações no Maranhão e que o Congresso Nacional tem por obrigação de devolver às Assembleias Legislativas a competência para legislar sobre criação, fusão e corporação de novos municípios.
(Com informações Agência Assembleia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário