sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

São Luís já tem mais de 250 mil veículos

SÃO LUÍS - A frota de veículos em São Luís chegou a 251.169 unidades no fim de janeiro deste ano. Esse volume equivale a 30,99% de toda a frota do Maranhão. Os dados foram divulgados esta semana pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Se comparado o número de veículos com o da população de São Luís (1.011.943), chega-se, pela primeira vez, a uma média superior a quatro pessoas para cada veículo em circulação na capital maranhense (4,02 habitantes por automóvel).


Desta frota, o maior volume de veículos é de carros. Segundo o Detran, 146 mil carros circulam na Capital. As motocicletas vêm em seguida. São 53 mil apenas em São Luís e as caminhonetes já são 19,7 mil.


O coordenador de educação para o trânsito do Detran, Robervaldo Lopes Silva, atribuiu o aumento da frota de veículos em São Luís às facilidades cada vez maiores de se adquirir um veículo e mesmo a uma melhoria no nível de renda da população da Capital. "Isso é resultado de um dado positivo. A economia está crescendo, as pessoas estão subindo de classe e é normal que à medida que o ganho salarial da família aumente, ela queira usufruir de um meio de condução próprio", disse.


Congestionamentos


O aumento cada vez maior da frota, conforme os motoristas, trouxe também vários problemas no trânsito da Capital. Os congestionamentos são cada vez maiores nas principais avenidas e nas vias alternativas de tráfego.


O taxista José Raimundo da Silva, de 29 anos, afirmou que hoje até em horários que não são considerados de pico, existem congestionamentos nas grandes avenidas de São Luís, como a Jerônimo de Albuquerque, a Daniel de La Touche ou a São Luís Rei de França. "É muito complicado andar hoje no trânsito da Capital, sem dúvida nenhuma", declarou o taxista.


Nas vias alternativas, como na Rua Boa Esperança, no Turu, também já estão sendo registrados congestionamentos em horário de pico, por causa do grande volume de veículos que hoje roda em São Luís. "A cidade está com muito carro e é complicado fugir do trânsito pesado", assinalou o autônomo Ricardo Lopes Santos, de 35 anos.


Para o coordenador de educação para o trânsito do Detran, Robervaldo Lopes Silva, como nem sempre a abertura de novas vias acompanha o aumento da frota, o condutor passa a ser fundamental para que ocorra uma diminuição dos problemas provocados pelo grande volume de veículos nas vias.


"O motorista precisa se adequar a essa situação. Ele tem certa dificuldade com relação ao espaço e não tem muito hábito de saber dividi-lo. A principal recomendação que a gente passa é que as pessoas tenham um pouco mais de paciência e atenção para saber dividir esse espaço, que está ficando cada vez menor", afirmou Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário