terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Maranhão e Governo Federal discutem a execução do Luz para Todos



O Maranhão deverá será o primeiro estado a assinar o termo de compromisso com o Ministério de Minas e Energia para aplicação de contratos firmados para este ano do Programa Luz para Todos. Os representantes do Comitê Gestor do Programa no estado se reuniram, nesta terça-feira (22), no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, com o diretor nacional do Programa, Aurélio Pavão.

O objetivo foi definir os detalhes do 6º contrato que vai vigorar de julho deste ano ao final de 2012 no Maranhão. O termo de compromisso do contrato será assinado pela governadora Roseana Sarney e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, depois de fechados os detalhes operacionais do acordo entre os técnicos dos governos do Estado e Federal, Eletronorte e Cemar.

Até o momento, 280 mil ligações foram executadas pelo programa no Maranhão. Nesta sexta etapa, mais 50 mil ligações serão feitas, o que garantirá 100% de cobertura do estado. “O fato do estado está à frente na execução do programa, os maranhenses terão 100% de fornecimento de energia dentro de dois anos”, explicou o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, que representou o Governo do Maranhão no encontro.

O Comitê Gestor do Programa no Maranhão é formado por representantes do Governo do Estado, por Meio da Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme), da Eletronorte e Cemar.

“A parceria do Governo do Estado como o Ministério, Cemar e Eletronorte está proporcionado o incremento do programa que gera conforto para a população, além de ajudar a gerar emprego e renda”, afirmou o coordenador do programa no Maranhão, Luiz Adriel Vieira Neto.

O Programa Luz para Todos já atendeu uma demanda de mais de 90% da população maranhense. A meta é chegar a 100% em 2012. “A governadora Roseana Sarney e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, estabeleceram como meta que, até os próximos dois anos, todos os lares e empreendedorismos maranhenses tenham energia elétrica”, explicou Guterres.

Somente neste início de ano estão sendo realizadas mais de nove mil ligações no estado. No ano passado foram 49.091 ligações. Em 2009, o número total foi de 40.026. O Luz para Todos já beneficiou 1.406.150 no Maranhão.

O Luz para Todos é um programa do Governo Federal que já levou energia elétrica a residências de 13,2 milhões de brasileiros do meio rural. Para realizar as obras no Maranhão, o Governo Federal já liberou R$ 1 bilhão, do total de R$ 1,4 bilhão contratado com a concessionária de energia local.

O Programa é financiado e coordenador pelo Ministério de Minas e Energia. O Governo do Maranhão entra com 5% do investimento. As ações são operacionalizadas pela Eletrobras, sendo que no Maranhão tem a intermediação da Eletronorte, além da participação do Governo do Estado, por meio da Seme e da concessionária de energia elétrica no Maranhão, a Cemar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário