segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Governo realiza investimento estrutural no setor de segurança



Modernização do aparato policial, melhoria das estruturas físicas das delegacias, aquisição de 100 novas viaturas modelo Eco Sport para as polícias, aumento e qualificação do corpo técnico e construção de presídios em regiões estratégicas do Maranhão. Estes foram os principais assuntos discutidos na reunião do secretário Aluísio Mendes com os delegados de São Luís, no final de semana, no auditório Leofredo Ramos, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

O encontro faz parte da agenda de reuniões que o secretário está realizando com setores do sistema de segurança pública, visando traçar metas para reestruturar e aprimorar o Sistema de Segurança.

"Por meio do compromisso da governadora Roseana Sarney com o aprimoramento dos serviços de Segurança Pública, uma série de ações estão sendo implementadas dentro de um plano de metas a ser cumprido nos quatro anos de seu governo", ressaltou Aluísio Mendes.

As ações tiveram início com o lançamento da construção do Complexo Penitenciário de Bacabal, orçado em R$ 12.766.541,00. Deste total, R$ 11.489.000,00 são provenientes de recursos federais, por meio de convênio firmado entre a SSP e o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O terreno para a obra é resultado de uma negociação com a prefeitura do município.

"As ações na área de segurança estão sendo colocada em prática de acordo com a política pública estabelecida pela governadora Roseana Sarney de trabalhar em consonância com o Governo Federal e em parceria com os municípios", explicou Mendes.

Participaram da reunião, o delegado geral de Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o superintendente de Polícia Civil da capital, Sebastião Uchoa; o superintendente Estadual de Investigações Criminais, Marcos Affonso Júnior; além dos delegados especializados e distritais.

Planejamento

"Iremos criar um calendário de reuniões periódicas a cada dois meses. Essas avaliações são importantes para o bom planejamento e avaliação da Polícia Civil", afirmou Aluísio Mendes.

O objetivo dos encontros é identificar as necessidades que os policiais e demais servidores do setor de segurança presenciam durante a execução de suas atividades.

O secretário informou que os delegados vão acompanhar as reformas em cada distrito. Eles receberão o memorial descritivo contendo todas as informações das obras, como materiais, equipamentos e recursos. "Nada será imposto, tudo será colocado em prática por meio de diálogos e negociações", garantiu Mendes.

Até 2012 será executado um plano de retirada de todos os presos das delegacias do interior. Com a construção dos novos presídios, cerca de 800 presos serão transferidos para as unidades prisionais, esvaziando as delegacias. Em São Luis, segundo Aluísio Mendes, nenhuma delegacia tem preso.

Os prédios que hoje abrigam as delegacias das regionais da SSP serão transformados em mini-presídios e a SSP vai construir novas sedes da Polícia Civil nos municípios sede das regionais.

Em relação à capacitação dos profissionais da Polícia Civil, o secretário afirmou que estão sendo firmadas várias parcerias com o Governo Federal para a qualificação dos policiais e delegados. Já está em trâmite à inclusão, durante o curso de delegados, de uma disciplina voltada para assuntos de relações interpessoais e gestões administrativas.

Investimentos

Aluísio Mendes ressaltou na reunião que a prioridade é investir em medidas que possam oferecer melhores condições de trabalho aos delegados. Para atingir esse objetivo, a governadora Roseana Sarney determinou a construção e reformas de distritos policiais e delegacias especializadas. Em março será inaugurada a Delegacia de Defraudações, no bairro do São Francisco, em São Luís.

Além disso, está prevista a construção, em São Luís, de um complexo de delegacias que irá agrupar o 1º Distrito, Plantão Central e algumas delegacias especializadas, como a do Turismo. As instalações funcionarão no terreno em frente ao Convento das Mercês, no Aterro do Bacanga. "Vai atender a demanda que essas delegacias possuem, com acomodações adequadas e serviços de qualidade. Tudo isso para oferecer as condições necessárias na execução dos trabalhos da Polícia e atender melhor a população", destacou o secretário.

A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) e todos os seus departamentos estarão com um novo prédio, a partir de março, no Bairro de Fátima, na antiga sede da Rádio Timbira.

Na ocasião, foram analisados assuntos como a propostas de padronização das viaturas e distritos policiais. Aluísio Mendes anunciou uma série de investimentos para a Polícia Civil, entre os quais a nova frota de viaturas para a Polícia Judiciária na capital e no interior do Estado.

Os novos veículos estão sendo adaptados e recebendo nova plotagem com a logomarca do Governo do Estado e da Polícia Civil. Serão utilizados nos trabalhos de investigação e operações especiais que serão deflagradas na Região Metropolitana São Luís.

Em relação ao aprimoramento do aparato tecnológico, o secretário informou que, a partir desta semana, alguns distritos já estarão funcionando com Internet de alta velocidade. O investimento é voltado para auxiliar na implantação do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO). Com o sistema, os delegados poderão, ao realizarem a detenções, poderão identificar se o suspeito responde por outros crimes, além de terem acesso à fotografia com todas as características do criminoso.

Por meio de um convênio, a Polícia Federal vai disponibilizar um software com um moderno banco de dados para a Segurança Pública, fortalecendo a integração das forças policiais para combater à criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário