quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

AEROPORTO DE SÃO LUIS PODE FECHAR. ALERTA DEPUTADO ROBERTO COSTA


O deputado Roberto Costa (PMDB), utilizou a Tribuna da Assembleia nesta quinta-feira(24),para alertar sobre os perigos de avifauna nas operações áreas do Aeroporto Internacional Cunha Machado.

“Quero trazer a preocupação em relação a São Luis e ao Estado, porque o Aeroporto tem um papel fundamental no crescimento do Maranhão”, disse o deputado.

Roberto Costa abordou amplamente, o relatório da Infraero em que afirma ter um grande potencial de acidentes aéreos que venham ser provocados por agentes da avifauna, ou seja, por Urubus.

De acordo com o deputado o grande motivo, segundo o relatório, seria o lixo acumulado no aterro da Ribeira, distante á 7 km do Aeroporto, e que é administrado pela Prefeitura de São Luís.

Roberto Costa cobrou ações imediatas da Prefeitura, pois o relatório informa que o prefeito de São Luis, já foi comunicado diversas vezes e ainda não tomou nenhuma iniciativa para realizar o tratamento adequado ao aterro da Ribeira.

“O Aeroporto vive um momento de dificuldade e o prefeito precisa tomar iniciativas imediatas, pois a Infraero até o presente momento não teve êxito para solucionar o problema”, disse Roberto.

O deputado apresentou uma situação que o relatório aponta como crucial. A presença dos Urubus na cabiceira 6, onde ocorre 95% das operações, e onde o aterro está localizado. Na direção das atividades de pouso e decolagem.

Roberto Costa mencionou que o relatório pede a intervenção do Aeroporto junto a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que de imediato, encaminhou um comunicado a governadora Roseana Sarney, no dia 08 de fevereiro. Solicitando providências com vistas de solucionar o problema no Aterro da Ribeira.

“Com o objetivo de assegurar a segurança das operações no Aeroporto Internacional de são Luis, suas atividades poderão ser restritas pela autoridade de Aviação Civil”, declarou Roberto, lendo o oficio do Ministro Nelson Jobim.

O deputado Roberto Costa ainda cobrou que essa situação não poderá continuar desta forma, já que o Aeroporto só no mês de Janeiro de 2011 registrou 2.056 voo domésticos e 15 voo internacionais.

“Queremos que a prefeitura de São Luis, que já foi notificada pelo IBAMA , realize o trabalho de limpeza, porque existe um grande risco de acidentes no aeroporto, por conta dos urubus que são atraídos pelo lixo”, afirmou Roberto.

“Uma cidade turística como São Luis, não pode passar a vergonha de ter o aeroporto fechado. A prefeitura tem que assumir sua responsabilidade”, cobrou o deputado.

Roberto Costa, ainda informou que o Ministério Público Estadual recomendou a construção de um novo aterro, em outro local, com distancia á 20 km do Aeroporto Internacional Cunha Machado.

E finalizou, afirmando que caso o problema não seja solucionado. O aeroporto poderá ser fechado.
“Diante dessa situação teremos que utilizar a Baía de são Marcos para sair de São Luís”, finalizou Roberto Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário