quinta-feira, 14 de abril de 2011

Assembleia realiza Seminário Internacional sobre bullying

São Luís sediará nesta sexta-feira (15), o Seminário Internacional “Bullying Escolar e Cultura de Paz” com a presença de especialistas nacionais e internacionais no assunto.

O assunto tem recebido a atenção da mídia mundial e no Brasil já começa a sensibilizar a sociedade e o poder público, em virtude do aumento progressivo da violência nas escolas públicas e particulares. No Maranhão, esforços conjuntos da organização não-governamental Plan Brasil, Conselhos Tutelares, Ministério Público, Conselhos de Direitos, Secretarias de Estado e Municípios do Maranhão, Assembleia Legislativa, entre outros representantes da sociedade civil, conseguiram, no final de 2010, a aprovação da Lei Estadual de Enfrentamento ao Bullying Escolar de autoria da deputada Eliziane Gama (PPS).


Para o evento está confirmada a presença dos palestrantes Alexandre Ventura (Portugal) que vai ministrar a palestra “Bullying no Espaço Escolar”. Sônia Makaron (São Paulo) abordará “As Conseqüências Psicossociais do Bullying”; enquanto João Viana da Cunha (Minas Gerais) tratará o tema “Bullying e as Implicações Jurídicas”. Luiz Rossi (Plan Brasil-Maranhão) irá desenvolver o tema “Cyberbullying e Violência Sexual Facilitada pela Tecnologia de Informação e Comunicação”; Feizi Milani (Bahia) falará sobre “Os Impactos do Bullying na Vida de Crianças e Adolescentes”; e Carlos Aguerrea (Espanha) ministrará palestra sobre “A Cultura de Paz no Enfrentamento ao Ambiente Escolar”.


Ao final de cada sessão de palestras (grupo de três) será aberto o debate sobre as abordagens apresentadas. O evento encerra-se com um painel educativo sobre a “Pedagogia da Paz”. Logo após, os participantes do seminário serão convidados para o lançamento do livro “Bullying: Intimidação no Ambiente Escolar e Virtual”, dos escritores Alexandre Ventura e Cléo Fante.


AVANÇOS NA PREVENÇÃO


Em novembro do ano passado foi sancionado o projeto de lei [nº 9.297] de autoria da deputada Eliziane Gama (PPS) sobre a prevenção do bullying escolar. Ela dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização e enfrentamento ao bullying no projeto pedagógico das escolas públicas e particulares no estado. “O objetivo desta lei é combater a todo tipo de violência, inclusive no ambiente escolar. O bullying é um problema para o qual não podemos fechar os olhos, pois incide diretamente no desenvolvimento da criança. Da mesma forma que combatemos a pedofilia também vamos combater o bullying”, assegurou a parlamentar.


SAIBA MAIS


O bullying é termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.


Seminário Internacional sobre Bullying Escolar e Cultura de Paz


DATA: 15 de abril de 2011.


HORA: Das 8h às 19h.


LOCAL: Auditório Fernando Falcão – Assembléia Legislativa do Maranhão.


MAIS INFORMAÇÕES Selma Rosa - Coordenadora de Comunicações e Relações Públicas da Plan Internacional Contatos: (98) 3235-6840 / (98) 3227-8342 / Celular (98) 8864-1042


OBSERVAÇÃO: As vagas são limitadas e as inscrições – gratuitas – podem ser feitas pelo e-mail bullyingseminariointernacional@gmail.com . O evento encerra com um coquetel de lançamento do livro “Bullying no Espaço Escolar e Virtual”, a partir das 18h.

Um comentário:

  1. BULLYING . É O QUE O PREFEITO DE SÃO LUIS ESTA FAZENDO COM OS ALUNOS DA REDE PÚBLICA...

    ResponderExcluir