quinta-feira, 28 de abril de 2011

AL realiza seminário sobre portos no Brasil e Maranhão




A abertura 1º Seminário dos Portos no Brasil e no Maranhão – evento organizado pela Assembleia Legislativa que acontece durante esta quinta-feira, 28, no auditório Fernando Falcão, – foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o ministro da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristino, e o vice-governador do Estado, Washington Luiz.

Minutos antes de se dirigirem para o auditório Fernando Falcão, as autoridades reuniram-se na Presidência da Assembleia Legislativa com o presidente Arnaldo Melo. Também marcou presença o presidente da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária), Luiz Carlos Fossat, o da o diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Fernando Fialho, e o presidente da Fiema Edilson Baldez.

Durante a abertura do evento, Arnaldo Melo destacou que o Seminário é apenas o primeiro passo da Assembleia Legislativa para contribuir, através de uma agenda positiva, com o desenvolvimento do Porto do Itaqui. Ele destacou a posição estratégica do porto e importância de manter um diálogo com outros estados que também abrigam terminais portuários, com o objetivo de conhecer experiências de sucesso.

O vice-governador Washington Luiz destacou que 95% do comércio brasileiro passam pelos portos. Daí a necessidade de destinar investimentos com o propósito de modernizar continuamente a estrutura do Porto do Itaqui.

O presidente da Emap, Luiz Carlos Fossat, afirmou que a meta é triplicar a movimentação de cargas no Porto do Itaqui nos próximos 10 anos. Ele destacou que para concretizar este objetivo é necessário investir na estrutura do porto. Neste sentido, ele afirmou que há projetos viabilizando recurso tanto do governo federal quanto do governo estadual.

SISTEMA PORTUÁRIO

O ministro da Secretaria de Portos, Leônidas de Menezes Cristino, destacou a importância do seminário para discutir o sistema portuário maranhense e brasileiro. Ele também ressaltou a localização estratégica do Porto do Itaqui e sua importância para o desenvolvimento não apenas do Estado do Maranhão, mas de todo país.

Ele afirmou a disposição do governo Federal para estreitar parcerias com o Maranhão, com o objetivo de atrair investimentos para o setor infraestrutura e logística no Porto do Itaqui.

Segundo o ministro, no Brasil há 34 portos públicos: 18 dirigidos pela União; 16 são delegados aos Estados e 129 terminais são de uso privativo.

Depois da abertura, iniciou o ciclo de palestras sobre o setor portuário. A primeira explanação foi feita pelo ministro José Leônidas Cristino, com o tema “Investimentos do Governo Federal nos Portos do Brasil e o Plano Nacional de Logística Portuária”.

Durante todo o dia, o Seminário realizará outras programações. Acompanhe:

14h – Painel 1

14h10 – Palestra: “Investimentos da Vale no Corredor de Exportação Norte. Palestrante: Marcelo Magistrini Spinelli, diretor de logística Carga Geral da Vale

14h40 – Palestra: Os Avanços e Gargalos dos Portos Brasileiros. Palestrante: Wilen Manteli, diretor-presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários);

15h10 – Palestra: O Desenvolvimento do Porto do Itaqui e os Ganhos para o País. Palestrante: Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap;

15h40 – perguntas e debates

16h30 – Painel 2

16h40 – Palestra: “Agronegócio Brasileiro – Oportunidades e Obstáculos”. Palestrante: Luiz Antônio Fayet, consultor para Logística e Infraestrutura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA);

17h10 – Palestra: “A Logística Portuária Brasileira”. Palestrante: Frederico Victor Moreira Bussinger, consukltor logístico portuário;

17h40 – Palestra: “Macrologística- Norte Competitivo”. Palestrante: Edílson Baldez, presidente da Fiema;

18h10 – Perguntas e Debates

18h30 – Encerramento

(Com informações Agência Assembleia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário