quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SECRETÁRIOS DISCUTEM PARCERIA EM AÇÕES ESPORTIVAS


O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, esteve reunido, nesta quarta-feira (12), com o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, para tratar sobre a assinatura de parcerias entre as duas instituições. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento das atividades dos projetos preventivo-sociais aplicados pela SSP em convênio com o Ministério da Justiça (MJ).

Participaram também do encontro o secretário-adjunto de Modernização Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva; o secretário-adjunto de Esportes, Alim Maluf Neto, além de assessores e técnicos dos dois órgãos. Essa foi a primeira de uma série de reuniões que deverão ser realizadas visando fortalecer programas sociais da SSP.

O secretário Aluísio Mendes ressaltou a importância da iniciativa: “Estamos firmando várias parcerias tanto em âmbito federal como estadual. Esses convênios vão promover uma maior interação entre as secretarias e órgãos estaduais, a fim de que possamos garantir a continuidade na aplicação e execução dos programas preventivos que beneficiam milhares de pessoas que vivem em áreas de risco, com atividades profissionais que fortalecem a cidadania e contribuem também para o combate e a diminuição da criminalidade em toda Região Metropolitana”, destacou.

Aluísio Mendes citou como exemplos os projetos Esporte sem Drogas, Jovens Construindo a Cidadania (JCC) e Protejo, que tem como público jovens adolescentes em situação de vulnerabilidade e que estão apresentando resultados bastante positivo na formação social.

Durante a reunião, o secretário-adjunto de Modernização Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva, apresentou à comitiva da Secretaria de Esportes, os 20 programas preventivos aplicados pela SSP em parceria com o Ministério da Justiça. Alguns desses projetos foram recentemente reconhecidos em nível nacional, pela excelente operacionalidade no Maranhão. O de Inclusão Digital nos Centros Integrados de Defesa Social (Cids) recebeu recentemente do Ministério da Justiça (MJ) a indicação como o segundo melhor do Brasil em termos de aplicabilidade e alcance de metas.

O projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC) também já apresenta, segundo o secretário-adjunto, resultados significativos em três meses desde que teve suas atividades iniciadas, em relação a outros estados, como Minas Gerais, onde já existe há cinco anos.

Convênios

“Destinaremos materiais esportivos, além de disponibilizar profissionais e técnicos para apoiar e integrar as atividades do projeto,” frisou Joaquim Haickel. Ele sinalizou que a Sedel deve viabilizar de maneira imediata a participação integral no Projeto Esporte Sem Drogas, voltado para criar 48 escolinhas de futebol na Região Metropolitana de São Luís.
Paralelo às atividades esportivas, as crianças e adolescentes participam, periodicamente, de um ciclo de palestras com temas sócio-educativas. Na primeira etapa, foram formados 1,5 mil jovens. A meta é atender 7,2 mil participantes de escolinhas de futebol em toda Grande São Luís.
A Sedel também montará uma equipe técnica para desenvolver atividades físicas e de lazer com as participantes do projeto Mulheres da Paz, em que estarão sendo planejadas aulas de alongamento, aeróbicas, hidroginásticas, entre outras.

(Com informações Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário