terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Governo discute ações preventivas para enchentes no MA

Secretários e representantes de órgãos estaduais participaram, na tarde desta terça-feira (18), no Palácio Henrique de La Rocque, de reunião para definir ações de prevenção aos efeitos das enchentes no Maranhão.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney, o objetivo da reunião é debater medidas conjuntas para reduzir as consequências do período chuvoso no estado. "É uma determinação da governadora que todas as instituições estejam em alerta para prevenir possíveis ocorrências. Nos últimos anos, alguns municípios foram duramente castigados e entraram em estado de emergência ou calamidade e a nossa intenção é evitar que os efeitos drásticos destas intempéries prejudiquem a nossa população", afirmou.

De acordo com dados do Departamento de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 2011, a previsão é de incidência de fortes chuvas, principalmente nos meses de março e abril.

"Ainda não temos nenhum registro de anormalidade de casos em nosso estado, embora a previsão é que o índice de chuvas aumente em relação a 2009. Para isso, estamos aqui para nos prepararmos e traçarmos estratégias de atuação", ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), coronel Marcos Sousa Paiva.

Segundo Paiva, algumas ações preventivas já estão sendo desenvolvidas pelo CBMMA. "Estamos estimulando a criação das COMDECs, que são unidades municipais de Defesa Civil, capacitando pessoal para dar apoio nestas ações e firmando convênio com ONGs", finalizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário