segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Governo prepara celebração grandiosa pelos 400 anos de São Luís



As comemorações pelos 400 anos de São Luís, sob a regência do Governo do Estado, serão grandiosas e marcantes em 2012 – a cidade foi fundada pelos franceses em 1612. O desenho preliminar da festa já está sendo traçado, dentro de um trabalho integrado que reunirá todas as secretarias, sob coordenação de um Comitê Gestor Estadual e em parceria com órgãos, instituições, empresariado e sociedade civil.

“Vamos comemorar a data com muitas festividades, dando ênfase à história, cultura, turismo e à valorização da cidadania. Não só o ludovicense, mas todo o povo do Maranhão tem o que festejar, pois vivemos um momento único: celebraremos 400 anos de um passado glorioso com a certeza de um futuro promissor”, ressaltou a governadora Roseana Sarney, que está acompanhando de perto o andamento dos trabalhos.

O planejamento estadual transcende as festividades e promete deixar um legado que proporcionará mais beleza e qualidade de vida ao cidadão de São Luís. “O projeto é realizar uma série de obras públicas e ações voltadas para o resgate histórico da cultura secular, a valorização de hábitos e costumes. Estamos todos empenhados nesse trabalho, visto que essa é uma comemoração que se estende a todo o Maranhão, pois o estado nasceu aqui”, observou o secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva.

Todas as pastas terão ações alusivas à data comemorativa, sendo que, nesse primeiro momento, o envolvimento maior está sendo das Secretarias de Cultura, Turismo, Infraestrutura, Educação, Casa Civil e Comunicação Social. “O projeto é de uma comemoração memorável, pois a cidade e seu povo merecem, com direito a divulgação em veículos locais, nacionais e de repercussão internacional. A imprensa será nossa grande parceira, pois as ações serão de interesse mundial, considerando que temos uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade”, declarou o secretário de Comunicação, Sérgio Macedo.

Incremento

Com ações de incremento, a expectativa é alavancar o turismo a partir da programação festiva. “A governadora Roseana há muito tempo enxergou essa vocação em São Luís, tanto que lutou pela obtenção do título de Patrimônio Cultural da Humanidade que completará 15 anos em 2012. O projeto dos 400 anos inclui atividades para movimentar o setor e atrair mais visitantes”, assinalou o secretário de Turismo, Tadeu Palácio.

Para alcançar a grandiosidade pretendida, o Governo do Estado está firmando parcerias com instituições, empresariado e sociedade civil. Um dos destaques é o suporte de um grupo de personalidades de notório saber e o acompanhamento de equipe de consultores de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“O consultor contribuirá com estratégias de ação e orientações técnicas, dentro de um planejamento participativo e em consonância com a proposta do governo”, declarou Renato Manzano, coordenador da equipe de consultoria, que já esteve em São Luís e apresentou idéias ao Governo para a realização do projeto.

Os membros da Academia Maranhense de Letras (AML), uma das parceiras do projeto, comemoram a iniciativa. “Nosso interesse é participar, poder dar nossa contribuição com projetos literários pontuados por personalidades e estudiosos”, declarou o presidente em exercício da instituição Benedito Buzar.

De acordo com Benedito Buzar, a determinação da governadora dará um diferencial às comemorações. “Reconhecemos o empenho da governadora Roseana e sabemos que o incentivo do Estado é fundamental para eventos como esse”, destacou Buzar.

O empresariado maranhense vê na data uma oportunidade para bons negócios e também aguarda com expectativa as celebrações. O presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Haroldo Cavalcanti Júnior, afirmou estar ansioso.

“Serão quatro séculos, o que merece uma grande comemoração. Os investimentos advindos da festa refletem em todos os segmentos, principalmente no campo do turismo, um dos mais promissores da atualidade. A ACM tem interesse em ser parceira. Vamos sugerir ações promocionais, se possível, com descontos em hotéis e restaurantes”, declarou Cavalcanti.
(Com informações Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário