sábado, 22 de janeiro de 2011

São Luis -Ma e Nova Friburgo - RJ lideram ranking de chuva em um dia

A capital maranhense, São Luís, foi a cidade brasileira que registrou o maior acumulado de chuva em um único dia, nos últimos dois meses, com índice de 187,8 milímetros, em 8 de janeiro. O maior acumulado em um dia já registrado na cidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ocorreu em fevereiro de 1987, com 210 milímetros.

Em segundo lugar no ranking dos maiores acumulados de chuva em um dia aparece a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O município foi o mais afetado pelos temporais e deslizamentos que atingiram a região neste início de ano, e registrou mais de 300 mortos. Em toda a região, mais de 760 pessoas morreram vítimas das chuvas. Em Nova Friburgo, no dia 12 de janeiro, o acumulado foi de 182,8 milímetros, o maior índice da história da cidade, segundo o Inmet.

As medições do Inmet consideraram o acumulado de chuva da 0h à meia-noite do dia 12 de janeiro. Já o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), totalizou, em 24 horas, 249 milímetros em Nova Friburgo. O Inea esclarece que a medição foi feita das 20h do dia 11 até o mesmo horário do dia 12 de janeiro, já que o pico de chuva na cidade foi registrado após meia-noite do dia 11.

O recorde anterior de acumulado de chuva em Friburgo, em um dia, segundo o Inmet, era de janeiro de 1964, quando choveu um total de 113 milímetros.

Os dados levantados pelo Inmet são referentes ao período de 1º de dezembro de 2010 a 18 de janeiro deste ano. Os acumulados registrados levam em conta informações coletadas em estações meteorológicas convencionais e automáticas.
(Com informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário