segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Governo faz investimentos estruturais em Segurança


A construção e reforma de delegacias, presídios, postos policiais e quarteis, além da adequada infraestrutura para o funcionamento desses espaços, visando oferecer ao cidadão um sistema de segurança estruturado e equipado, são algumas das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Como resultado desse trabalho, novas e modernas unidades integrarão a malha de combate ao crime em todo o estado.

“A governadora Roseana Sarney garantiu a continuidade dos investimentos na área de Segurança em 2011, o que vai assegurar a aquisição de mais equipamentos e aumento no efetivo”, destacou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

Levantamentos da SSP comprovam que foram muitos os incrementos no setor. O governo já construiu e inaugurou o Complexo de Polícias de Carutapera (com delegacia e Batalhão da Polícia Militar); e delegacias e postos da PM nos municípios de Cururupu, Pinheiro, São Vicente Férrer e São João Batista. Estão em andamento as obras nas unidades de Buriticupu, Amapá do Maranhão e São João do Sóter.

Também foram reformadas e/ou ampliadas outras unidades. Esse é o caso das delegacias de João Lisboa, São Pedro da Água Branca, Viana, Arari, Mirador, Santa Helena, Caxias, Matinha e Grajaú. Os DPs de Davinópolis, Açailândia, Cidelândia, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios estão com obras em andamento. Também ganharão serviços de recuperação os de Miranda do Norte, Bacabal, Santa Inês.

“Com essas obras, vamos ampliar o número de vagas e melhorar a qualidade de atendimento dentro dos presídios, um trabalho que agora ganha também o reforço de uma secretária própria, a de Justiça e Administração Penitenciária. Até o próximo ano não teremos mais nenhum preso em delegacias no interior do Estado”, declarou.

No momento, estão em construção o presídio de Imperatriz (com vagas para 210 detentos) e o prédio do Instituto Médico Legal (IML) de Timon (em parceria com a Companhia Energética do Maranhão - Cemar). Somente as obras do Presídio São Luís, Presídio Feminino e Presídio Regional de Imperatriz foram investidos recursos na ordem de R$ 23 milhões, oriundos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Governo do Estado.

Para este ano, já estão previstas a construções de mais cinco unidades prisionais, todas no interior - também em convênio com o Depen. Além disso, a secretaria está firmando parcerias com as prefeituras municipais para doação de terreno que abrigará Complexos de Polícias (com uma delegacia e um Batalhão da Polícia Militar), a exemplo do que foi feito em Carutapera.

Na capital

Em São Luís, a estrutura física das unidades prisionais também passa por obras. Foi construído o Presídio Feminino (210 detentas), ampliado o Presídio São Luís (construção de prédio anexo, com capacidade para 216 detentos) e realizadas reformas gerais na Delegacia Especial da Mulher, na enfermaria do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Heliponto do Grupo Tático Aéreo, na Corregedoria e na sede da Delegacia Fazendária (Defaz).

Na área de pessoal, Aluísio Mendes destacou que está previsto um concurso público para a Polícia Militar e Civil, com vagas para mil policiais militares, 200 policiais civis e 200 agentes penitenciários, e quantitativo regionalizado para atender à realidade de cada localidade, a fim de aumentar o efetivo em todo o Maranhão. O edital deve ser publicado até o mês de março.

Outra ação destacada por Mendes foi a aquisição do helicóptero modelo EC145, dotado de moderna tecnologia. A aeronave está sendo usada em operações diversas e até passou um período dando auxílio aos atingidos pelas enchentes na região serrana do Rio de Janeiro.

“A governadora Roseana Sarney tem dado prioridade à Segurança Pública. Prova disso, é que foram adquiridas 680 novas viaturas, comprados armamentos, materiais operacionais e reequipado todo o aparato policial. O estado foi o primeiro do Brasil a receber uma moderna aeronave com tecnologia para qualquer operação aérea”, ressaltou.

Como conseqüência dos investimentos, o secretário Aluísio Mendes declarou que houve redução da criminalidade e citou como exemplo a queda no número de assalto a banco. “No ano passado, registramos o menor índice em relação aos últimos 12 anos. A média era de 25 assaltos a banco por ano e em 2010 foram quatro, uma redução de 93%”, apontou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário