terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O Maranhão terá biblioteca pública municipal em todas as cidades

A Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio da direção da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), e a Fundação Biblioteca Nacional/Sistema Nacional de Bibliotecas firmaram parceria para acabar com a defasagem de bibliotecas públicas no Maranhão.

A técnica da Fundação Biblioteca Nacional/Sistema Nacional de Bibliotecas, Célia Regina Costa Domingues, visitou sete municípios maranhenses que ainda não dispõem do espaço para leitura e pesquisa. Ela conversou com os prefeitos e garantiu a instalação das bibliotecas, depois de efetuada a regulamentação da documentação exigida pelo Ministério da Cultura (MinC).

A ação é resultado de pesquisa realizada em todos os estados brasileiros, em agosto deste ano, pela Fundação Getúlio Vargas, na qual foi apontado que sete municípios do Maranhão não dispunham de biblioteca.

Nesta etapa, a Secretaria da Cultura e o Sistema Nacional de Bibliotecas estão agendando com as prefeituras para viabilizar a instalação, organização e treinamento de pessoal técnico. O Ministério da Cultura (MinC) dá prazo de 90 dias para a instalação do sistema de bibliotecas.

Cada município foi contemplado com um kit de instalação doado pelo MinC, composto de cerca de dois mil títulos bibliográficos (livros, DVDs e CDs), dois computadores, duas impressoras, dois nobreaks, uma TV 29”, dois circuladores de ar, um Mini System, um aparelho de DVD, quatro mesas redondas, duas mesas de trabalho com duas cadeiras giratórias, 10 estantes, três puf’s e dois quadros de aviso.

Instalação

A diretora da BPBL, Rosa Maria Ferreira Lima, informou que, entre os anos de 2009 e 2010, foram instaladas 28 bibliotecas públicas no estado do Maranhão, por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas. Todas foram instaladas e organizadas por técnicos da Benedito Leite, que também realizaram treinamento de pessoal.

Rosa Maria Lima destacou ainda o trabalho de recuperação que está sendo realizado na Biblioteca Pública Benedito Leite, iniciado em outubro. Além do prédio principal, onde fica guardada a maior parte do acervo, a reforma prevê, ainda, melhorias estruturais no prédio anexo. O primeiro tem mais de 62 anos e necessita de cuidados redobrados; o segundo, apesar de mais recente, já tem quase 23 anos e nunca sofreu nenhuma intervenção de maior porte.

Para o secretário de Cultura, Luis Bulcão, a parceria trará muitos benefícios para os maranhenses. “Demos um passo importante e agora estamos em dia com nossas comunidades, é só aguardar pela instalação das bibliotecas e oferecer cultura a quem tem sede de conhecimento”, destacou Bulcão.
(Com informções Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário