sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

LIDERANÇAS DE JUVENTUDE DO MARANHÃO SE REUNEM COM PRESIDENTE SARNEY EM BRASÍLIA


O Presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP) recebeu na última segunda-feira (29.11) um grupo de lideranças de juventude do Maranhão. Os jovens, que participavam em Brasília do 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, reuniram-se em audiência com o senador para agradecer a celeridade da tramitação e aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Juventude pelo Congresso Nacional que inseriu o termo "jovem" no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, garantindo o acesso a direitos que já são constitucionalmente assegurados às crianças, adolescentes e idosos.

Com a PEC o jovem foi incluído também em dispositivos que tratam da obrigação do Estado de promover programas de assistência integral à saúde e outros destinados a pessoas portadoras de deficiência.

Os jovens chegaram por volta das 10:00h no Senado Federal, quando Sarney presidia uma sessão especial em homenagem ao 30º aniversário de morte do ex-senador Petrônio Portella do Piauí. Ao encerrar a Sessão por volta das 13:00h os jovens estiveram com o senador no Gabinete da Presidência.

Pelo adiantado da hora e o exacerbado assédio político de inúmeros ministros, senadores e deputados no gabinete da Presidência do Senado, Sarney agendou (apesar da agenda comprometida) uma audiência para às 15:00h no seu gabinete parlamentar no 6º andar, ao invés do Gabinete da Presidência, para poder ficar mais à vontade. "Será um prazer receber lideranças de juventude do Maranhão" mencionou Sarney.

Impreterivelmente às 15:00h Sarney chegou ao seu gabinete e às 15:30 recebeu os jovens. A passos lentos, entretanto firmes, com sua voz calma, sempre cortês e atencioso levantou-se da mesa onde trabalha e veio ao encontro das lideranças no sofá de seu gabinete.

Na conversa de mais de quarenta minutos, os jovens agradeceram seu empenho pela aprovação da PEC da Juventude e pediram agilidade na tramitação e aprovação em plenário do Projeto de Lei 4529/04 que além de criar o Estatuto da Juventude, regula os direitos específicos dos jovens, estabelecendo diretrizes para elaboração de políticas de juventude, criando também a Rede e o Sistema Nacionais de Juventude.
A PL tem origem no debate com jovens, gestores públicos e especialistas nas questões de juventude em todo o país. O Projeto é fruto do conhecimento produzido pelos coletivos de jovens ao longo dos últimos 20 anos, incluindo as últimas conferências de juventude, a participação da sociedade e os recentes trabalhos de audiências públicas.

Sarney agradeceu a visita de cortesia, e disse que se depender de seus esforços o Estatuto da Juventude, assim como foi a PEC, será aprovado em tempo recorde. "Sou um homem muito antenado com o meu tempo, por isso aposto na juventude que deve representar sempre esse sintilante desejo de atuação política para melhoria da das políticas públicas. Podem contar comigo" finalizou Sarney.

Os presentes, então, entregaram a Sarney uma carta oficializando o agradecimeto e o pedido.
Participaram da visita os Conselheiros Estadual de Juventude Assis Filho que também é vereador da cidade de Pio XII, Samuel Bastos de Afonso Cunha e Arnaldo Gomes. Além deles os representantes da juventude de Peritoró - Adriano Macêdo e Saddam Nunes e Jociel Fernandes de Coroatá.

(Com informações do blog de Assis Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário