segunda-feira, 7 de junho de 2010

LEI DA CADEIRINHA NOS CARROS ENTRA EM VIGOR A PARTIR DE QUARTA-FEIRA

DO R7 Quem ainda não comprou a cadeirinha de carro deve aproveitar os últimos dias antes de a nova lei de trânsito entrar em vigor. A partir da próxima quarta-feira (9), as crianças de até sete anos e meio não podem mais andar soltas no banco de trás do carro. As cadeirinhas especiais se tornam obrigatórias e quem não cumprir a regra corre o risco de levar uma multa gravíssima, pagar R$ 191,54 e ganhar sete pontos na carteira.
As cadeiras variam de acordo com peso e idade da criança. Até um ano, as cadeiras são do tipo “bebê conforto”, com o assessório virado de costas para o motorista e de frente para o banco do carro, preso ao cinto de segurança. Crianças com idade entre um e quatro anos devem usar as cadeirinhas que também devem ser presas ao cinto.
De quatro anos a sete anos e meio já é possível usar os chamados “assentos de elevação” e usar o cinto de segurança dos veículos. Só a partir dos sete anos e meio é que as crianças passam a usar o cinto de segurança do carro, sem a necessidade das cadeirinhas.
As novas regras estão previstas na resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), aprovada em 2007. O texto previa uma adaptação de dois anos e por isso a fiscalização vai começar em todo o país na próxima semana. No entanto, a regra livra ônibus e peruas escolares da obrigação. O Contran, órgão ligado ao Ministério das Cidades, já avisou que vai estudar como estender a regra para este tipo de veículo de transporte.

Campanha

Desde o dia 16 de maio o governo federal veicula uma campanha nacional para alertar os pais sobre a nova regra de trânsito. A expectativa é de que a campanha fique no ar até dia 12 de junho, três dias depois de a norma entrar em vigor.
A estimativa do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) é de que o Ministério das Cidades gastou cerca de R$ 9 milhões com a campanha. O material educativo será divulgado na TV, rádio, revistas, internet etc. E parte do material impresso será distribuído aos motoristas.
O Inmetro [instituto ligado ao governo que controla a qualidade dos produtos vendidos no país] tem uma listagem com as cadeirinhas aprovadas e a recomendação de qual modelo deve ser usado em cada faixa etária.
Em 2009, os acidentes de trânsito provocaram a morte de 533 crianças de até nove anos, de acordo com dados do Contran. O número representa 1,56% das 33.996 mortes provocadas por acidentes de trânsito no país.

Um comentário:

  1. O seu comentário está aguardando moderação.

    19 de julho de 2010 às 11:21
    Concordo que a cadeirinha venha surtir efeitos positivos,
    mas Onibus Urbano e interurbano assim como Taxi não se envolvem em Acidentes???
    E se uma família for envolvida em ocorrencia Policial e necessitar levá-los ao hospital ou a DP na Viatura terá Cadeirinhas p todas as idades,
    ou essa lei é que nem a história do Kit de 1º SOCORROS, lembram???
    muita gente foi autuada mas em contra partida havia orientação para não mexer em vítimas até a chegada dos Socorristas, e aí???
    aproveitando o gancho, porque Viatura Policial não utilizam Cintos de Segurança, tb não se envolvem em Acidentes,
    E Motociclistas da Polícia porque andam com a Viseira do capacete levantadas e autuam motociclistas civis pelo mesmo motivo???é Legal??? é Moral???

    ResponderExcluir