O deputado Roberto Costa, usou a Tribuna da Assembleia, nesta segunda (21), para informar a inclusão de São Luis no projeto do Governo Federal, PAC Mobilidade.
O Programa vai destinar recursos á 24 cidades para ampliar o transporte público e serão investidos 18 milhões.
O PAC Mobilidade será dividido em três etapas: MOB 1, MOB 2 e MOB 3. A capital do Maranhão será inserida no MOB 2, que inclui municípios com população entre um e três milhões de habitantes e corresponde a 4% da população do país. Nesse grupo estão seis cidades: Manaus, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Luís.
Após o informe o deputado ressaltou a realidade em que se encontram as vias públicas de São Luis.
“A população de São Luis tem passado por grandes dificuldades, a reclamação é geral por onde passamos. Vários bairros como Divinéia, Turu, Vinhais , Área do Itaqui-Bacanga, entre outros e até mesmo a Avenida dos Holandeses estão cheias de buracos”, disse.
O deputado Roberto Costa fez um balanço da situação critica, que vem sofrendo a população.
“No último sábado pela manhã, em apenas 15 minutos, dez motoristas tiveram o pneu do carro cortado em buraco em plena Avenida Colares Moreira, no são Francisco”, disse o deputado.
“Na Divinéia, varias ruas, entre elas a Rua Jaú, que poderia servir para aliviar o trânsito, para quem quer fugir do sufoco do Turu”, declarou o deputado.
E ainda, citou os bairros do Bequimão, Cidade Operaria Cohama, Maracanã, zona rural e até mesmo a Avenida Litorânea, que estão em péssimas condições.
EMBATE
Iniciando dessa forma, uma grande discussão em torno da administração do prefeito João Castelo.
“Em nenhum momento no inicio do meu pronunciamento, citei o prefeito, mas já que os nobres colegas o mencionaram, tenho que me posicionar. Não quero aqui levar a discussão para questões partidárias”, ressaltou Roberto Costa.
Com o seu pronunciamento, o deputado Roberto Costa, conseguiu algo inédito, a defesa do PT ao PSDB.
O deputado Bira, tentou desqualificar a informação, acusando o Governo do Estado de não dá atenção á São Luis e ao interior do Estado. E saiu em defesa do prefeito João Castelo.
A deputada Gardênia Castelo defendeu a administração da prefeitura, ressaltando que o prefeito precisa dos governos estaduais e federais para realizar uma boa administração.
O deputado Roberto Costa rebateu. “A governadora Roseana sempre esteve pronta á ajudar, e cito aqui o exemplo do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, que independente de questões partidárias, solicitou uma parceria entre município e Estado para administrar sua cidade. O prefeito Castelo, devia fazer a mesma coisa”, afirmou.
Já o deputado Marcelo Tavares, solicitou explicações sobre os recursos recebidos através do IPVA e defendeu que o prefeito João Castelo tem inúmeras dificuldades em administra São Luis.
O deputado Roberto Costa, reforçou a idéia de solucionar o problemas das vias públicas, através de uma parceria.
“Se o prefeito tem dificuldade em administrar a cidade, que ele procure então, a governadora, para que a população não sofra mais com tanta buraqueira”, disse o deputado.
E finalizou, fazendo referência ao discurso da deputada Gardênia a respeito do dia da justiça Social.
“Justiça Social, também é não permite que a população de São Luis sofra com as ruas cheias de buracos, é não aceitar o Socorrão, como está e principalmente não aceitar que as crianças da rede municipal, fiquem sem estudar por falta de vaga. Isso também é justiça Social”, finalizou Roberto Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário