quinta-feira, 11 de novembro de 2010

DEPUTADO ROBERTO COSTA PODE SER O CANDIDATO DA GOVERNADORA ROSEANA Á PREFEITURA DE SÃO LUIS


DO BLOG DE ASSIS FILHO
Nem mesmo terminou as comemorações do resultado das eleições desse ano e já são grandes as especulações para 2012 (prefeitos e vereadores) no Maranhão.

Em São Luis – principal cidade e capital do estado – as movimentações já deram início.

O atual prefeito de São Luis, João Castelo, é candidatíssimo a reeleição, no entanto amarga uma estrondosa rejeição pela sua má gestão na capital. Sua filha, Gardeninha Castelo – eleita deputada estadual obteve apenas 25 mil votos na capital onde se concentra o maior eleitorado do Maranhão, pouquíssimos votos para a filha do prefeito. Se compararmos, por exemplo, a votação da esposa do prefeito de Santa Inês, Vianey Bringel, no seu município que chegou a 20 mil votos, apenas 5 mil a menos. Além desse fator, o candidato ao governo do atual prefeito, Jackson Lago, também amargou a terceira colocação em São Luis alcançando somente 77.108 votos. O tucano também não possibilitou a maioria para o seu companheiro de partido – o presidenciável José Serra. Castelo vai mal administrativamente e eleitoralmente. Enfrentará uma difícil ou quase impossível reeleição.

O deputado Federal Flávio Dino que também deve ser candidato à prefeitura de São Luis em 2012 também não deve ter o mesmo sucesso de 2008. O comunista chegou ao segundo turno e deu problema para a eleição de Castelo que na época contava com os cofres do governo do estado. Em 2012, a situação de Flavio Dino será bem mais diferente. Não contará com o apoio da prefeitura de São Luis como teve quando Tadeu Palácio abriu as torneiras no segundo turno para o comunista nem contará também com o apoio do governo federal. Na sua campanha em 2008, Flavio Dino disputava contra um candidato do PSDB e chegou a receber a ministra Dilma em um de seus comícios. Apoios que ele não mais contará. Sem mandato, sem visibilidade e sem apoio Flavio Dino deve caminhar para terceira derrota consecutiva.

Do outro lado da disputa estar a o forte grupo político da governadora Roseana que nunca venceu uma disputa à prefeitura de São Luis, porém quebrou um tabu nessas eleições: Roseana que nunca venceu uma eleição na ilha rebelde foi a grande vitoriosa na capital, obteve 215. 791 votos acompanhado de um grande apoio político de 17 vereadores e 50 suplentes e a maior frota de lideranças comunitárias da ilha. Deixou para trás o candidato Flavio Dino com uma diferença de 6 pontos que representa mais de 25 mil votos. Bem mais distante ainda ficou o ex – prefeito de São Luis, Jackson Lago, Roseana bateu no pedetista por mais de 138 mil votos à frente.

Interessada em fortalecer seu grupo político e conquistar a prefeitura da capital, a governadora Roseana e seu partido, o PMDB, deve lançar um forte candidato em 2012.

Ricardo Murad e Luis Fernando seriam duas opções de chances reais de vitória, entretanto ambos estão inelegíveis nas eleições municipais de 2012 – em qualquer município maranhense.
Luís Fernando já é reeleito prefeito de Ribamar (elegeu-se em 2004 e reelegeu-se em 2008). Para Justiça Eleitoral, portanto, ainda que ele renunciasse ao mandato um ano antes do pleito, mesmo assim não poderia disputar eleição em São Luís.

Ricardo Murad, por sua vez, é cunhado da governadora Roseana Sarney. Nesta condição, só pode disputar mandatos de deputado estadual - isto porque já tinha mandato quando ela assumiu, em 2009.

Ricardo não pode ser candidato a prefeito de São Luís em 2012 e nem candidato a governador, em 2014. Só estará elegível para estes cargos, a partir de 2015, quando Roseana deixar o governo.

Nesse contexto surge o nome do deputado Roberto Costa

Roberto obteve mais de 12 mil votos em São Luis na última eleição para deputado; atualmente é o presidente do PMDB de São Luis - partido da governadora Roseana - e é na capital que estar seu principal reduto político.

Político jovem e da extrema confiança do grupo Sarney, Roberto foi convidado pela Governadora Roseana para ser o titular da pasta de Esporte e Juventude do seu governo, sua passagem pela secretaria foi muito bem avaliada e lhe favoreceu uma tranqüila eleição para deputado.

Roberto é um político jovem e de idéias novas, pretende montar uma boa assessoria e desempenhar um mandato de destaque na assembléia.

Além de contar com o apoio político, pessoal e incondicional do Senador João Alberto, Roberto tem a grande admiração do Presidente Sarney.

Interessada em renovar seu grupo político para o futuro, a governadora Roseana no início do ano num almoço com jornalista no Palácio dos Leões foi perguntada sobre sua sucessão, dentre alguns nomes citados, a governadora lembrou do nome do deputado Roberto Costa, pela sua firmeza, lealdade e pelo seu destaque no governo.

Jovem, aguerrido, competente e com propostas renovadoras, o deputado Roberto Costa representa o candidato ideal do grupo Roseana e do PMDB para disputar a prefeitura de São Luis em 2012.

Com o apoio da governadora que obteve a maioria da votação em São Luis e da presidente Dilma que tem o PMDB como seu principal aliado, Roberto Costa com seu perfil, sua biografia política na capital e sua juventude reunida com fortes apoios terá chances reais de desbancar o arcaico e velho político João Castelo do Palácio La Ravardiere.

É esperar pra ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário