quarta-feira, 14 de julho de 2010

GUERRA POLÍTICA ANUNCIADA EM BURITI BRAVO


Prefeito Nonato Pereira juntamente com a governadora e os veredores do município.
_______________________________________________________
Quando estive no município de Buriti Bravo no festejo de Santo Antonio, anunciei aqui no blog, que faria um comentário sobre o cenário político do município. Pois bem, aqui vamos nós.
Critiquei por muitas vezes o prefeito Nonato Pereira(PDT), em algumas situações, produzindo matérias que repercutiram na imprensa maranhense. As mais comentadas foram: “Prefeito demite funcionário por fazer elogio a governadora Roseana Sarney” e “Prefeito de Buriti Bravo embarga obra do governo”. Ao meu pedido, meu amigo jornalista e blogueiro, Décio Sá, publicou em seu blog. As matérias foram tão comentadas, que fizeram com que o prefeito Nonato Pereira, enviasse resposta ao blogueiro.

Inclusive, o deputado Gastão Vieira, sabendo que tinha sido eu a redatora da matéria, ao me encontrar em Bacabeira na visita do presidente Lula á Refinaria, solicitou que fosse mais branda com o prefeito, que naquele momento estava decidido o seu apoio á governadora Roseana Sarney.
O prefeito de Buriti Bravo na última eleição (2006), apoiou o ex- governador cassado, Jackson Lago, o que gerou uma onda fanática no município em apoio a Jackson Lago.

Com a volta de Roseana Sarney, ao governo do Estado. A situação começou a ficar diferente. Roseana iniciou um trabalho de articulação política, junto aos prefeitos que votaram contra ela nas eleições, incluindo Nonato Pereira. A pessoa responsável por essa articulação foi o deputado federal, Gastão Vieira, que obteve cerca de 5 mil votos no município.

No dia 03 de maio, a governadora Roseana, visitou o município para fazer a entrega da MA-132 (que liga Colinas a Buriti Bravo), e finalmente o prefeito decidiu declarar apoio á governadora. Nonato Pereira surpreendeu a todos quando afirmou durante seu discurso que Jackson Lago, tinha sido irresponsável por não concluir as obras prometidas no município.
De lá pra cá, o prefeito tem se mostrado fiel ao grupo de Roseana, deixando alguns secretários municipais e vereadores, contrariados com a sua decisão.
A principal delas, é Luciana Leocadio(PDT), que é secretária de Educação , vereadora e presidente do PDT no município.

Ou melhor, ex-secretária de Educação. Na segunda-feira (12), Luciana, pediu demissão por não aceitar apoiar a governadora. Ela preferiu acompanhar o ex-governador cassado, Jackson Lago. Assumiu em seu lugar a professor Francilete Pereira da Silva.

CENÁRIO MUNICIPAL

Com isso, o cenário político municipal sofre algumas alterações. Estamos em plena campanha para escolher os novos representes para (presidente, governador, senador e deputado).
Mas em Buriti Bravo, a sensação que temos é que a eleição para prefeito e vereadores do município anda a todo vapor.

Luciana Leocadio, foi a única a sair á frente. Insatisfeita com a perda de poderes dentro da Secretaria de Educação, iniciou um complô dentro do mesmo grupo contra o prefeito. O vereador Sebastião Leite é o seu principal aliado. Outras pessoas também resolveram segui-la. Inclusive os editores do jornal Folha do Bacuri, que sempre em seus artigos criticam o tempo todo o prefeito.

Diante disso, Luciana segue como pré-candidata a prefeita de Buriti Bravo. Sem o apoio de Nonato Pereira.

Comenta-se na cidade que o prefeito teria dois nomes para lançar. O do presidente da Câmara Municipal, Professor Pelé e o secretário de Finanças, Brás.

Outra pessoa corre para mostrar serviços e conquistar a confiança do prefeito para ser o seu sucesso. Américo Costa. Mas pesa sobre ele, a falta de credibilidade e o alto índice de rejeição por parte da população.

Cid Costa(PTB), que perdeu as eleições em 2008 para prefeito, também já é pré-candidato.
Cid, assumiu a Gerencia Regional da Aged em São João dos Patos, e tem se movimentado no governo de Roseana para garantir o apoio nas eleições de 2012.

Mas, todas as decisões para as eleições de 2012, passa pela eleição ao Governo do Estado em 2010. E com isso, mudar todo o cenário político do município. Afinal, em política tudo pode acontecer.

Agora é esperar para vê.

4 comentários:

  1. Bom minha querida em algumas coisas vc está certa sim, so q como vc defende seus chefes políticos defendo os meus.A um tempo atrás vc criticava demais o prefeito né? Hoje vc o defende com unhas e garras, certo q na politica existem idas e vindas, e numa dessas vc ficou do mesmo lado do prefeito, algo q naum discordo pq cada um segue quem quiser. Mas sobre a saída da Vereadora Luciana Leocádio, a qual trabalhei na campanha q a elegeu e pela qual tenho grande respeito e admiração, o que aconteceu de fato é que Luciana juntamente com o Senhor Vice-Prefeito oprtaram por apoiar Jackson, não por serem contra a decisão do prefeito e sim por motivos que vão alem da politica e Buriti Bravo inteiro, talvez até boua parte do Maranhão conhece mto bem esses motivos.Você acha q seria certo ela sendo Secretária da gestão municipal e não concordar com ele quanto a posição para a eleição do Governo do Estado?Num seria legal, por isso ela saiu!Vamos manerar as coisas, Luciana e Nonato não estão em guerra politica não e pelo q eu sei a eleição pra prefeito é em 2012 e que mal tem ela dizer q é PRÉ-CANDIDATA a Prefeita? Não vejo mal algum, quem vai dizer se ela vai ser de fato CANDIDATA é o PDT na convenção de 2012 antes do inicio da campanha!!

    Desculpa ai qualquer coisa minha querida, so queria deixar bem claro as coisas e defender minha amiga e minha vereadora Luciana Leocádio!

    ResponderExcluir
  2. É justamente por esses motivos que o nosso Buriti Bravo não cresce, não desenvolve.Ver o fanatismo em defesa de outrem sem coesão,sem precisão é vergonhoso;devemos defender o homem reto, o justo, o honesto, não sou eleitora de Buriti Bravo graças a Deus, mas sou filha e amo essa terra.Não moro aí, mas essa politicagem enoja a todos, política se faz para o bem e dignidade do povo, e não para puxa saquismo; não é elegante muito menos INTELIGENTE...Por isso, crianças morrem degoladas enquanto pessoas não cultas,correm atrás de qualquer um para puxar saco...Parabéns Tágide pela criticidade de pensamentos, herança de sua mãe Francimar!Beijos...

    ResponderExcluir
  3. os laços da ambição e da cretinice rodeiam e prendem buritibravo, há muito tempo. desde os tenebrosos tempos da corrente sorriso, onde, buritibravo ficou sendo a última cidade do brasil a conhecer e gozar a democracia. atualmente estes "herois", "salvadores da pátria", que injetaram doses altíssimas de mentira na mente da grande maioria de buritibravenses, pregando a mudança, o milagre da transformação da água para o vinho, etc.. e tal..conseguiram chegar ao poder e serem reconduzidos a ele, passam por cima de tudo e todos os ideais fantasiosos e ficticios, para travarem a luta sangrenta, imoral e ilegal, mas que não engorda, para a consolidação de seus ridículos desejos em tomar posse do que pertence ao povo. é cobra engolido cobra, lagartos, sapos, ratos e tantos outros , que se ue fosse citar ofenderia crucialmente os pobres bichinhos. se cuida buriti bravo, abre o olho e vê quem não está mentido nessa historia, é o único em que ainda se pode confiar.

    ResponderExcluir
  4. 18 anos que sair da minha terra natal e continua do mesmo jeito,vivem para a política respiram esse mal,isso faz com que eu não tenha vontade de voltar.Estive lá a 3 anos e vir como no passado familias separadas, intrigadas por causa da política,amo esta cidade, e torço para que um dia mude,desenvolva e chegue ao tão sonhado progresso.

    ResponderExcluir