segunda-feira, 26 de julho de 2010

JOÃO ALBERTO SUPERA ZÉ REINALDO, QUE ESTÁ EM CAMPANHA HÁ QUATRO ANOS




Do blog de Marco D´eça

A pesquisa Escutec sobre a preferência do eleitorado maranhense na disputa pelo Senado Federal revelou duas realidades.

A primeira é que o senador Edison Lobão (PMDB) será reeleito em outubro com estrondosa votação, ainda que decida passar os próximos 70 dias em casa.
A outra é que o vice-governador João Alberto de Souza (PMDB) só precisou de um mês para superar o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), que está desde 2006 em campanha pelo Senado.

Lobão tem 51,2% das intenções de voto como primeira e segunda opções do eleitor. João Alberto, por sua vez, registra 29%, 2,5 pontos percentuais à frente de José Reinaldo Tavares.
A pesquisa Escutec completa está publicada na edição de hoje do jornal O Estado do Maranhão.
Análise
Dois fatores influenciaram a virada de João Alberto sobre José Reinaldo: a força do seu grupo político e a sua própria popularidade registrada em todas as regiões do estado.

João Alberto é o menos rejeitado dentre todos os principais candidatos a senador, com apenas 7% de eleitores que disseram não ter interesse em votar nele.
A rejeição de José Reinaldo é três vezes maior.

Além disso, o companhiero de chapa de Flávio Dino (PCdoB) tem o tucano Roberto Rocha em seus calcanhares, com 18,6%, ameaçando alcançar-lhe e embolar a disputa pela segunda vaga.
De qualquer forma, a pesquisa Escutec evidencia o um fato incontestável e histórico:
Mais uma vez, os candidatos governistas ao Senado são os favoritos para vencer a disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário