segunda-feira, 12 de julho de 2010

A JUVENTUDE QUE QUEREMOS


Do blog de Roberto Costa
Quando estive a frente da Secretaria de Esporte e Juventude, me preocupei em organizar a juventude em todos os seguimentos.
E uma das prinicipais ferramentas para esse trabalho,foi a eleição do novo presidente do Conselho Estadual da Juventude – CEJOVEM, Ruy Pires. Minha preocupação era dá condições para o Cejovem trabalhar as políticas públicas de Juventude por todo o Estado do Maranhão.
Estruturamos a sede e colocamos a disposição um carro. De lá pra cá, as atividades vem crescendo e se destacando.
Já contabilizamos uma parceria com o programa Viva Meu Primeiro emprego, que iniciará no mês de setembro e atenderá 41 novos municípios.
A luta pela aprovação da PEC da Juventude, no qual demos total apoio para que a juventude se mobilizasse a favor da aprovação. Um grupo de Conselheiros, inclusive esteve em Brasília, reunidos com o presidente do senado, José Sarney.

O Senado Federal aprovou na quarta-feira (7), com 52 votos favoráveis, e em regime especial de tramitação, a proposta de emenda à Constituição (PEC 42/08) que altera a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Carta para atender os interesses da juventude.
A partir de agora. "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

Além dos seminários, congressos e a formação de grêmios estudantis em todo o estado.
Neste último final de semana, podemos acompanhar de perto a concretização de todo esse trabalho, participando dos encontros nos municípios de Caxias, Peritoró, São Mateus e Buriti Bravo.

É muito gratificante vê que somos um agente de transformação social, responsável por um resgate de uma juventude que estava desacreditada.
Por essa razão, continuaremos a nossa luta para construir políticas públicas para toda a juventude do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário