sexta-feira, 29 de abril de 2011

SENADOR JOÃO ALBERTO VISITA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O senador João Alberto (PMDB), esteve visitando na manhã desta sexta-feira (29), a Assembleia Legislativa do Maranhão.


No primeiro momento o senador reuniu-se com o presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB) e com o deputado Roberto Costa(PMDB), na sala da presidência.


Durante a reunião eles conversaram sobre o papel da atual legislatura e os desafios para manter a governabilidade da Casa.


O senador João Alberto, elogiou o presidente Arnaldo Melo e colocou-se a disposição da Assembleia Legislativa do Maranhão.


Em seguida, o senador participou do Encontro Estadual do PMDB que aconteceu no auditório Fernando Falcão, onde foram discutidas as estratégias para as eleições de 2012.


“O PMDB precisa acompanhar as mudanças sociais e nesse momento essa discussão é muito importante , porque o partido sai na frente para debater o pleito eleitoral do próximo ano”, disse o senador.


Após o termino do encontro partidário, o senador João Alberto visitou o gabinete do deputado Roberto Costa, onde se reuniu com diversas lideranças.


Estiveram presentes no gabinete do deputado Roberto Costa, o secretário Hildo Rocha (articulação política), Flavio Trindade (Detran), Remi Ribeiro (presidente em exercício do PMDB), os secretários adjunto de juventude, Ruy Pires e André Campos, o vereador de Pio XII, Assis Filho, além de ex-prefeitos e lideranças da região tocantina.


Sentido-se a vontade no gabinete, o senador falou a respeito da nova missão como presidente do Conselho de Ética do Senado, cargo este, que ocupa pela terceira vez.


“Cumprirei essa nova jornada, conforme determina o regimento interno da casa, honrando meus princípios e o povo brasileiro”, disse o senador


O deputado Roberto Costa falou da alegria em recepcionar o seu líder político em seu gabinete.
“Esse é um momento histórico senador que muito nos honra, sua visita neste gabinete deveria ser marcada com o registro de uma placa”, disse Roberto Costa.

O senador muito emocionado agradeceu e declarou.


“Essa é a primeira vez que visito um gabinete de deputado e fico muito feliz em ser o de Roberto Costa.”, finalizou o senador.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PMDB REALIZA ENCONTRO ESTADUAL NESTA SEXTA-FEIRA

O deputado Roberto Costa(PMDB), subiu á tribuna nesta quinta-feira(28), para comunicar que nesta sexta-feira (29), acontecerá o Encontro Estadual do PMDB, que será realizado no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa a partir das 8h30.

O parlamentar informou que o senador João Alberto, estará presente no encontro e aproveitou a oportunidade para parabenizá-lo por ter sido eleito presidente do Conselho de Ética do Senado.

Durante o encontro do PMDB será discutida a preparação das eleições de 2012 e como o partido se organizará para o pleito.

Todos os presidentes dos diretórios municipais estarão presentes, além dos deputados, prefeitos e vereadores do PMDB.

AL realiza seminário sobre portos no Brasil e Maranhão




A abertura 1º Seminário dos Portos no Brasil e no Maranhão – evento organizado pela Assembleia Legislativa que acontece durante esta quinta-feira, 28, no auditório Fernando Falcão, – foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o ministro da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristino, e o vice-governador do Estado, Washington Luiz.

Minutos antes de se dirigirem para o auditório Fernando Falcão, as autoridades reuniram-se na Presidência da Assembleia Legislativa com o presidente Arnaldo Melo. Também marcou presença o presidente da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária), Luiz Carlos Fossat, o da o diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Fernando Fialho, e o presidente da Fiema Edilson Baldez.

Durante a abertura do evento, Arnaldo Melo destacou que o Seminário é apenas o primeiro passo da Assembleia Legislativa para contribuir, através de uma agenda positiva, com o desenvolvimento do Porto do Itaqui. Ele destacou a posição estratégica do porto e importância de manter um diálogo com outros estados que também abrigam terminais portuários, com o objetivo de conhecer experiências de sucesso.

O vice-governador Washington Luiz destacou que 95% do comércio brasileiro passam pelos portos. Daí a necessidade de destinar investimentos com o propósito de modernizar continuamente a estrutura do Porto do Itaqui.

O presidente da Emap, Luiz Carlos Fossat, afirmou que a meta é triplicar a movimentação de cargas no Porto do Itaqui nos próximos 10 anos. Ele destacou que para concretizar este objetivo é necessário investir na estrutura do porto. Neste sentido, ele afirmou que há projetos viabilizando recurso tanto do governo federal quanto do governo estadual.

SISTEMA PORTUÁRIO

O ministro da Secretaria de Portos, Leônidas de Menezes Cristino, destacou a importância do seminário para discutir o sistema portuário maranhense e brasileiro. Ele também ressaltou a localização estratégica do Porto do Itaqui e sua importância para o desenvolvimento não apenas do Estado do Maranhão, mas de todo país.

Ele afirmou a disposição do governo Federal para estreitar parcerias com o Maranhão, com o objetivo de atrair investimentos para o setor infraestrutura e logística no Porto do Itaqui.

Segundo o ministro, no Brasil há 34 portos públicos: 18 dirigidos pela União; 16 são delegados aos Estados e 129 terminais são de uso privativo.

Depois da abertura, iniciou o ciclo de palestras sobre o setor portuário. A primeira explanação foi feita pelo ministro José Leônidas Cristino, com o tema “Investimentos do Governo Federal nos Portos do Brasil e o Plano Nacional de Logística Portuária”.

Durante todo o dia, o Seminário realizará outras programações. Acompanhe:

14h – Painel 1

14h10 – Palestra: “Investimentos da Vale no Corredor de Exportação Norte. Palestrante: Marcelo Magistrini Spinelli, diretor de logística Carga Geral da Vale

14h40 – Palestra: Os Avanços e Gargalos dos Portos Brasileiros. Palestrante: Wilen Manteli, diretor-presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários);

15h10 – Palestra: O Desenvolvimento do Porto do Itaqui e os Ganhos para o País. Palestrante: Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap;

15h40 – perguntas e debates

16h30 – Painel 2

16h40 – Palestra: “Agronegócio Brasileiro – Oportunidades e Obstáculos”. Palestrante: Luiz Antônio Fayet, consultor para Logística e Infraestrutura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA);

17h10 – Palestra: “A Logística Portuária Brasileira”. Palestrante: Frederico Victor Moreira Bussinger, consukltor logístico portuário;

17h40 – Palestra: “Macrologística- Norte Competitivo”. Palestrante: Edílson Baldez, presidente da Fiema;

18h10 – Perguntas e Debates

18h30 – Encerramento

(Com informações Agência Assembleia)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MAIORIA NO STF DIZ QUE VAGA É DE SUPLENTE DA COLIGAÇÃO




A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) defendeu nesta quarta-feira (27) que a vaga de um deputado federal licenciado deve ser preenchida pelo suplente da coligação. Desde o início da legislatura, em janeiro, o assunto tem gerado polêmica entre parlamentares e ministros do STF.

Ao todo, 11 ministros compõem a Corte. A maioria dos votos foi alcançada quando seis ministros se manifestaram favoráveis aos suplentes das coligações.

Apesar disso, o resultado ainda não é definitivo porque até o final da sessão qualquer dos ministros pode, se quiser, mudar o voto.

Até as 20h10, o placar era de oito votos a zero em favor dos suplentes das coligações. Tinham votado os ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Dias Toffoli, Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes e Ellen Gracie.

Caso se confirme o voto da maioria, será mantida a posição da Câmara, que tem substituído parlamentares licenciados pelos suplentes das coligações.


(Com informações do G1)

SENADOR JOÃO ALBERTO PRESIDIRÁ O CONSELHO DE ÉTICA




O senador João Alberto (PMDB-MA) foi eleito nesta quarta-feira (27) presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, que terá como vice-presidente o senador Jayme Campos (DEM-MT). Os dois nomes foram indicados por consenso partidário. João Alberto recebeu 14 votos, e Jayme Campos, 13. O mandato no conselho é de dois anos.

O Conselho de Ética tem 15 integrantes titulares e 15suplentes, com a missão de zelar pelo cumprimento da ética e do decoro por parte dos senadores. O colegiado tem a prerrogativa de advertir, censurar, suspender ou determinar a perda de mandato por quebra de decoro. Suas decisões, no entanto, devem sempre ser referendadas pela Mesa e pelo Plenário do Senado.

CREDIBILIDADE


Depois de eleito presidente do Conselho de Ética, João Alberto afirmou que vai procurar manter uma postura de credibilidade e de confiança no colegiado. Ele informou que vai verificar a pauta atual do conselho para marcar a primeira reunião destinada a análise de processos.

- Presidir o Conselho é cortar na nossa própria carne. Nos momentos mais difíceis, temos que julgar nossos colegas. Mas, com muito equilíbrio e colaboração de todos os senadores, faremos aqui o melhor para o Senado e para o Brasil - afirmou João Alberto.


(Com informações da Agência Senado)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Denúncia de Roberto Costa faz cair Superintendente da SMTT

Após a denúncia que o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), fez na sessão desta terça-feira (26), sobre a portaria que a SMTT proibia os agentes de trânsito multar os carros oficiais da Prefeitura.


O prefeito João Castelo demitiu o superintendente de Trânsito da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), cel. Nestor Reinaldo Conceição Filho.


O coronel é autor de uma polêmica portaria proibindo os guardas municipais de multarem os carros da Prefeitura de São Luís, o que contraria o Código de Trânsito Brasileiro.

ROBERTO COSTA DENUNCIA DESRESPEITO DA PREFEITURA COM CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO E COM A POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS.




O deputado Roberto Costa (PMDB), criticou duramente a Prefeitura de São Luís na sessão desta terça-feira (26), por conta de uma matéria publicada no Jornal O Estado do Maranhão, que informava que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte proibia através de uma portaria os agentes de trânsito multar veículos oficiais do município de São Luís.


Roberto Costa declarou não acreditar que a Prefeitura desrespeite o cidadão de forma tão arbitrária.


“ Não consigo acreditar que a prefeitura trate o cidadão desta forma, quer dizer que nós, que passamos com os nossos carros em ruas cheias de buracos e pelos sinais quebrados, somos penalizados com multas e os carros da prefeitura ficam intocáveis”, questionou o deputado.


O parlamentar afirmou que a portaria foi assinada pelo superintendente de Trânsito, Nestor Reinaldo Conceição Filho, que determinou que em “hipótese alguma” os agentes de trânsito municipal poderão abordar os veículos da Prefeitura.


Roberto Costa mencionou o Art. 3º do Código de Trânsito Brasileiro que afirma. “As disposições deste Código são aplicáveis a qualquer veículo, bem como aos proprietários, condutores dos veículos nacionais ou estrangeiros e às pessoas nele expressamente mencionadas”.


Roberto Costa lamentou esta situação e severamente disparou. “A Prefeitura está perdendo a vergonha na cara e não tem o que argumentar sobre esse fato, porque o Código Brasileiro de Trânsito é bem claro”.


O deputado ainda denunciou a situação nas ruas do Bairro do Gapara. “Fui neste final de semana no bairro e constatei que estão cobrando pedágio para não passarmos nos buracos. Ou seja, algumas pessoas estão cobrando dinheiro para consertar os buracos nas ruas”, disse Roberto Costa.


E fez um apelo ao Prefeito João Castelo. “Gostaria que o cidadão fosse tratado com respeito. A nossa cidade vai completar 400 anos e a nossa população nesse momento, é a maior prejudicada”, finalizou Roberto Costa.



Bancada governista joga contra o Governo




Do Blog de Jorge Aragão


Sem essa de hipocrisia de afirmar que a bancada governista aprovou dois requerimentos contra o Governo do Maranhão e a favor do povo. Quem afirmar isso é hipócrita. Na política, principalmente na maranhense, não é assim que funciona, independente de quem seja Oposição ou Governo.

Pelo menos duas votações desta segunda-feira (25), foram atípicas no parlamento estadual. A primeira, foi a aprovação de um expediente ao Procurador Geral da República no Maranhão, Juracy Guimarães Júnior, solicitando abertura de procedimento investigatório para a apuração de recursos na ordem de R$ 95 milhões que vieram para o Estado para atender os necessitados das enchentes de 2009.

A segunda votação que contraria o Governo foi a aprovação do requerimento convocando a secretaria de Educação, Olga Simão, para prestar esclarecimentos sobre a greve dos professores da rede pública estadual de ensino. Nessa votação, segundo o serviço de taquigrafia da Casa, votaram contrários ao requerimento apenas seis deputados – André Fufuca (PSDB), Tatá Milhomem (DEM), Eduardo Braide (PMN), Jota Pinto (PR), Rigo Teles (PV) e Fábio Braga (DEM).

A aprovação dos requerimentos não teria nada de mais, se não estivéssemos falando de política. Sendo assim ponto para a Oposição, para o seu líder, o deputado Marcelo Tavares (PSB) que além de conseguir os votos necessários para a aprovação, foi o autor dos dois requerimentos.

O que o Governo precisa saber é o que de fato aconteceu para o resultado dessa votação e as conseqüentes derrotas na Casa.

A tese levantada por alguns deputados após a sessão é que foi simplesmente uma “cochilada” da bancada governista que votou sem saber o que estava votando.

“Não percebi que foi aprovado um requerimento convocando a secretária Olga Simão”, afirmou Hélio Soares (PP).

Para o deputado Tatá Milhomem está faltando liderança do Governo no parlamento. “Está faltando liderança do Governo na Assembleia”, afirmou Milhomem.

O líder do Governo, o deputado Manoel Ribeiro (PTB) e o líder do Blocão, Stênio Rezende (PMDB), estavam ausentes da sessão. Dos líderes governistas, apenas o líder do BUD (Bloco União Democrático), talvez o de menos prestígio junto ao Governo, Eduardo Braide, estava presente e votou contra o requerimento de Tavares.

Para alguns, a intenção da bancada governista foi a de demonstrar ao Governo o seu descontentamento com a relação atualmente existente. Lembrando que na semana passada alguns deputados da bancada governista reclamaram do posicionamento de alguns secretários que servem de interlocução entre os parlamentares e a governadora Roseana Sarney (PMDB.

A Assembleia Legislativa deve confirmar ainda essa semana a data e o horário da audiência pública com a secretária de Educação, Olga Simão.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Consup aprova Carlos Macieira como hospital de alta complexidade




O Conselho Superior do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Consup) aprovou, na segunda-feira (18), a proposta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de transformar o Hospital Carlos Macieira (Ipem) em unidade de alta complexidade do sistema estadual de saúde.

A proposta aprovada pelo Consup prevê o arrendamento imediato do prédio do Hospital Carlos Macieira, que é patrimônio do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa), para a Secretaria de Estado de Saúde. Com essa medida, será implantado um novo modelo de gestão que permitirá a inclusão do hospital no Sistema Único de Saúde (SUS), como referência de alta complexidade dentro do Programa Saúde é Vida. A proposta foi apresentada ao Consup pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad.

Com a mudança na gestão, o servidor e seus dependentes terão acesso garantido ao serviço de urgência e emergência do hospital, e de acordo com a classificação de risco poderão ser encaminhados para outras unidades de saúde ou internados no próprio Carlos Macieira.

O promotor Nacor Paulo, que representa o Ministério Público no Consup, aprovou a proposta. "Acreditamos que essa seja a solução para que o servidor seja atendido com melhor qualidade, considerando a atual dificuldade financeira para manter o hospital e a consequente deficiência no atendimento", declarou ele.

terça-feira, 19 de abril de 2011

ROBERTO COSTA FAZ HOMENAGEM À BACABAL E CRÍTICA PREFEITURA DE SÃO LUÍS



O deputado Roberto Costa (PMDB) usou a tribuna nesta segunda-feira (19) para homenagear a cidade de Bacabal que comemorou no dia 17 de abril, 91 anos.

Roberto Costa esteve acompanhando o senador João Alberto (PMDB) nas comemorações de aniversário da cidade e aproveitou a oportunidade para fazer uma visita aos deputados Carlinhos Florêncio (PHS), Zé Vieira (PMDB) e ao prefeito Raimundo Lisboa (PMDB).

Roberto Costa ressaltou a importância do crescimento econômico de Bacabal. “O bom de tudo isso é que a cidade está comemorando 91 anos e está sendo a grande porta do crescimento da região do Mearim. Hoje temos grandes empresas se instalando no município, mostrando mais uma vez a força da rainha do Mearim, na cidade de Bacabal”, disse o deputado.

O parlamentar fez uma indicação à governadora Roseana Sarney, juntamente com a deputada Vianey Bringel (PMDB), para que a cidade de Santa Inês tenha uma Faculdade de Medicina. E mencionou a aprovação do Plano Nacional da Educação para este ano, o que será fundamental para a criação de novos cursos de medicina no estado do Maranhão.

CRÍTICA

O deputado Roberto Costa ainda criticou o pronunciamento do deputado Neto Evangelista (PSDB) que tentou culpar o governo do Estado pelo fato de um cidadão de Viana não ter conseguido uma cirurgia neurológica.

Roberto Costa informou que a responsabilidade para a realização desse tipo de cirurgia é do município de São Luís, pois houve um acordo com o Ministério da Saúde e o município para que a prefeitura arcasse com o serviço cirúrgico de alta complexidade.

“Eu acho que ninguém mais do que o deputado Neto Evangelista, que é do mesmo partido do prefeito, tem intimidade e prestígio para cobrar de João Castelo o cumprimento do direito desse cidadão lá de Viana, que tem de ser feita a sua cirurgia. Porque (o atendimento a saúde) tem sido realmente de humilhação para milhares de maranhenses que necessitam ter seu direito assegurado aqui em São Luís”, finalizou Roberto Costa.

Olga Simão debate piso nacional com ministro Haddad

A secretária de Educação, Olga Simão (foto), está reunida em Brasília (DF) com os demais secretários de Educação de todo o Brasil para discutir o impacto financeiro na folha de pagamento dos estados, com a aprovação da lei que cria o piso nacional de salário para professor, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

A reunião, extraordinária, foi convocada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e acontece nesta terça-feira (19), com os secretários que se reúnem, a partir das 8h30, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para demonstrar o impacto dos custos com a folha de pagamento, que podem ultrapassar o que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e o fim da autonomia dos estados e municípios.

No encontro com o ministro Haddad, os gestores estaduais também irão discutir os critérios para que prefeituras e governos estaduais possam complementar seu orçamento com verbas federais e cumprir a determinação do piso.

No Maranhão, de acordo com a secretária Olga Simão, o cumprimento do piso salarial dos professores da rede pública de ensino, depois de aprovado, será acatado pelo Governo do Estado.

“Este é um momento muito importante para a educação de todo o Brasil. Estamos reunidos aqui discutindo o futuro da educação a partir desta aprovação. Este é um debate muito sério, o que levou o ministro a abrir um espaço na sua agenda e receber todos os secretários para falar sobre este assunto”, disse Olga Simão.

Julgamento

Como o STF ainda não decidiu, por falta do quórum necessário, sobre o regime de trabalho dos professores fixado na lei nº 11.738 de 2008, que criou o piso, não houve ainda a publicação do acórdão com a determinação da lei. O Supremo deixou de analisar o artigo da lei que obrigava o professor a passar um terço da jornada de trabalho de 40 horas fora da sala de aula, em atividades de planejamento. No julgamento, alguns ministros defenderam que a regra fere a Constituição.

A lei do piso nacional fixa o salário do professor em R$ 1.187,97 para este ano. Promulgada em 17 de julho de 2008, a norma estabelece que nenhum professor da rede pública pode receber menos que o piso nacional para uma carga horária de até 40 horas semanais.


(Com informações são da Secom)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Governo entrega LDO 2011 à Assembléia Legislativa


O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) entregue, nesta sexta-feira (15), pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, ao presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), apresenta diversas inovações e mecanismos para a otimização da eficiência na aplicação dos recursos públicos.


Também prevê maior controle e transparência dos gastos com foco no equilíbrio responsável entre receitas e despesas. Acompanhado do subsecretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Antonio José Chatack, o secretário Fábio Gondim também entregou ao presidente Arnaldo Melo mensagem da governadora Roseana Sarney informando que o projeto da LDO foi pensado e elaborado em um momento que o Maranhão vive uma nova realidade, com perspectivas de investimentos superiores a R$ 100 bilhões nos próximos seis anos, e o governo do Estado planeja suas políticas e ações para o crescimento e aquecimento da economia maranhense com equilíbrio fiscal e melhoria da qualidade de vida da população do Maranhão.


“Esse é o esforço empreendido desde o início de minha gestão, o de elevar a qualidade de vida do cidadão maranhense e assegurar o equilíbrio das contas públicas. O caminho para se atingir esse objetivo consiste em eleger corretamente as nossas prioridades e trabalhar com eficiência, efetividade e transparência visando à otimização da aplicação dos recursos”, enfatizou a governadora, na mensagem encaminhada à Assembléia Legislativa.


Gondim complementou o pensamento da governadora ao relatar que no processo de elaboração da proposta do Plano Plurianual 2012-2015 serão definidos os objetivos para a administração pública estadual no quadriênio. Também serão fixadas as prioridades para o exercício financeiro de 2012, inclusive guardando relação de complementariedade com as ações federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), previstas para o Maranhão.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ROBERTO COSTA ATRIBUI GREVE DOS PROFESSORES À FLAVIO DINO


O deputado Roberto Costa (PMDB) voltou á tribuna nesta quinta-feira (14), trazendo novas criticas e denuncias ao movimento grevista do Sindicato dos Professores.


O parlamentar abordou amplamente a atitude agressiva do Sindicato, que por não terem conseguido retirarem os alunos das salas de aula, foram fazer protesto para fechar a BR – 135.


“Isso não faz nenhum sentido, como eles [sindicato] não conseguiram impedir que os professores voltassem para a sala de aula, partiram para uma atitude sem lógica, de fechar a BR – 135”, disse Roberto Costa.


Informou ainda, que visitou nesta manhã as escolas do Liceu e Cintra, para averiguar o andamento das aulas e constatou o pleno funcionamento das escolas.


Após conceder um aparte ao deputado Bira do Pindaré que questionou a decisão do Supremo Tribunal Federal, Roberto Costa respondeu que por mais que o STF e Tribunal de Justiça do Maranhão tenham julgado o embargo que determinou ilegalidade da greve, mas mesmo assim, o sindicato insiste em mantém a greve por ser política partidária.


E fez severas denuncias sobre a participação do candidato derrotado nas eleições para governador, Flavio Dino (PC do B). “A greve não é dos professores é da ala do sindicato ligada ao Flavio Dino. O que o candidato derrotado quer é antecipar as eleições de 2014”, denunciou Roberto Costa.


De acordo com o deputado se a greve continuar os estudantes serão prejudicados nas avaliações da Prova Brasil e no cancelamento de mais de 25 mil famílias cadastradas na Bolsa Família. “Se isso acontecer toda responsabilidade será creditada á Flavio Dino”, afirmou o deputado.


Os deputados oposicionistas Rubens Junior (PC do B), Marcelo Tavares(PSB) e Bira do Pindaré (PT), saíram em defesa de Flavio Dino e classificaram a acusação de Roberto Costa como piada.


Mas logo em seguida, Roberto Costa rebateu. “Piada, são os senhores defenderem essa greve. Vocês nunca subiram aqui nessa tribuna para defenderem os professores nos governos que vocês faziam parte”, afirmou Roberto Costa.


E acusou o deputado Rubens Junior (PC do B), de ter um de seus assessores no movimento grevista.


“O que queremos nobres deputados e que vocês intercedam junto á Flavio Dino, para que os “companheiros” do sindicato deixem os estudantes estudarem”, declarou Roberto Costa.


E finalizou solicitando aos deputados que façam uma visita ás escolas para acompanharem o funcionamento das escolas que já voltarem as suas atividades. “A greve acabou e eles ainda não entenderam, insistem agora, partir para o vandalismo e isso não podemos aceitar”, finalizou Roberto Costa.

Assembleia realiza Seminário Internacional sobre bullying

São Luís sediará nesta sexta-feira (15), o Seminário Internacional “Bullying Escolar e Cultura de Paz” com a presença de especialistas nacionais e internacionais no assunto.

O assunto tem recebido a atenção da mídia mundial e no Brasil já começa a sensibilizar a sociedade e o poder público, em virtude do aumento progressivo da violência nas escolas públicas e particulares. No Maranhão, esforços conjuntos da organização não-governamental Plan Brasil, Conselhos Tutelares, Ministério Público, Conselhos de Direitos, Secretarias de Estado e Municípios do Maranhão, Assembleia Legislativa, entre outros representantes da sociedade civil, conseguiram, no final de 2010, a aprovação da Lei Estadual de Enfrentamento ao Bullying Escolar de autoria da deputada Eliziane Gama (PPS).


Para o evento está confirmada a presença dos palestrantes Alexandre Ventura (Portugal) que vai ministrar a palestra “Bullying no Espaço Escolar”. Sônia Makaron (São Paulo) abordará “As Conseqüências Psicossociais do Bullying”; enquanto João Viana da Cunha (Minas Gerais) tratará o tema “Bullying e as Implicações Jurídicas”. Luiz Rossi (Plan Brasil-Maranhão) irá desenvolver o tema “Cyberbullying e Violência Sexual Facilitada pela Tecnologia de Informação e Comunicação”; Feizi Milani (Bahia) falará sobre “Os Impactos do Bullying na Vida de Crianças e Adolescentes”; e Carlos Aguerrea (Espanha) ministrará palestra sobre “A Cultura de Paz no Enfrentamento ao Ambiente Escolar”.


Ao final de cada sessão de palestras (grupo de três) será aberto o debate sobre as abordagens apresentadas. O evento encerra-se com um painel educativo sobre a “Pedagogia da Paz”. Logo após, os participantes do seminário serão convidados para o lançamento do livro “Bullying: Intimidação no Ambiente Escolar e Virtual”, dos escritores Alexandre Ventura e Cléo Fante.


AVANÇOS NA PREVENÇÃO


Em novembro do ano passado foi sancionado o projeto de lei [nº 9.297] de autoria da deputada Eliziane Gama (PPS) sobre a prevenção do bullying escolar. Ela dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização e enfrentamento ao bullying no projeto pedagógico das escolas públicas e particulares no estado. “O objetivo desta lei é combater a todo tipo de violência, inclusive no ambiente escolar. O bullying é um problema para o qual não podemos fechar os olhos, pois incide diretamente no desenvolvimento da criança. Da mesma forma que combatemos a pedofilia também vamos combater o bullying”, assegurou a parlamentar.


SAIBA MAIS


O bullying é termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.


Seminário Internacional sobre Bullying Escolar e Cultura de Paz


DATA: 15 de abril de 2011.


HORA: Das 8h às 19h.


LOCAL: Auditório Fernando Falcão – Assembléia Legislativa do Maranhão.


MAIS INFORMAÇÕES Selma Rosa - Coordenadora de Comunicações e Relações Públicas da Plan Internacional Contatos: (98) 3235-6840 / (98) 3227-8342 / Celular (98) 8864-1042


OBSERVAÇÃO: As vagas são limitadas e as inscrições – gratuitas – podem ser feitas pelo e-mail bullyingseminariointernacional@gmail.com . O evento encerra com um coquetel de lançamento do livro “Bullying no Espaço Escolar e Virtual”, a partir das 18h.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A INCOERÊNCIA DE MARCELO TAVARES



Do Blog de Jorge Aragão


Não posso jamais deixar de reconhecer que o deputado Marcelo Tavares (PSB) é um parlamentar atuante e que ainda pode alçar vôos mais altos na política maranhense, mas dois obstáculos podem o atrapalhar nessa sua caminhada – o fantasma do ex-governador José Reinaldo Tavares e a manutenção da coerência, algo raro para um político.


O ex-presidente da Assembleia no afã de ser oposição a atual administração do governo do Maranhão, tem cometido o pecado da incoerência. Na questão da greve dos professores, Marcelo Tavares (foto) tem dado um apoio incondicional ao SINPROESEMMA e cobrado um posicionamento do governo do Estado, atitudes essa que ele não tomou no governo Jackson Lago, onde os professores ficaram em greve durante 90 dias.


Nesta quarta-feira (13), Tavares entrou em contradição e foi incoerente na Tribuna e o fato foi muito bem observado pelo deputado Roberto Costa (PMDB). Tavares quer que o governo do Estado pague o piso nacional atendendo a uma decisão, que ainda nem aconteceu, do Supremo Tribunal Federal, entretanto não usa o mesmo argumento para pedir para o SINPROESEMMA terminar a greve, já que existe uma decisão do STF afirmando a ilegalidade do movimento paredista.


“O deputado Marcelo quer o cumprimento da decisão do Supremo sobre o pagamento do piso nacional, que ele quer o cumprimento desta decisão. A decisão ainda não foi fechada, faltam para finalizar o julgamento mais dois Ministros votarem. Mas a Governadora Roseana ela é favorável ao piso nacional, em nenhum momento se disse contrária a isso e eu tenho certeza que finalizando o julgamento, sendo essa a decisão, o Governo do Estado com certeza pagará o piso. Agora eu quero pedir também ao nosso Deputado Marcelo Tavares que interceda da mesma forma que ele intercede pelo cumprimento da decisão do piso, que ele interceda junto ao sindicato para suspender a greve legal, que inclusive o Supremo confirmou, porque não pode subir na Tribuna e pedir o cumprimento de uma decisão do Supremo e não subir na outra e pedir o cumprimento da outra decisão” salientou Roberto Costa.


Sem graça o deputado Marcelo Tavares se resumiu a dizer: “Eu não mando no SINPROESEMMA”.


Roberto Costa ainda afirmou que o problema da oposição é aminésia. “Há alguns anos este mesmo Sindicato dos Professores também esteve aqui na porta desta Casa e não teve o apoio de muitos deputados aqui que hoje sobem nesta Tribuna para defender.


Muitos que estão, porque participaram de um governo também, diferentemente do nosso, que maltratava o professor, que passaram três meses em greve e hoje esqueceram. Como eu já disse, deu amnésia. A grande questão desta Casa hoje é a amnésia que deu nesta oposição, eles esqueceram o passado.”


Mantendo a coerência e conseguindo exorcizar o fantasma do ex-governador José Reinaldo Tavares, o ex-presidente da Casa tem tudo para alçar vôos mais altos, caso contrário ficará pelo meio do caminho como muitos e muitos outros que surgiram como promessa e hoje estão fora do cenário político.

Deputado Roberto Costa critica atitude radical do Sinproesemma


O deputado Roberto Costa (PMDB), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta feira (13), para criticar a forma arbitrária que o Sindicato dos Professores vem conduzido um movimento grevista que já se estende por mais de 40 dias.


Ele informou que 95% das escolas já voltaram a ter aulas normalmente e denunciou o fato de que representantes do sindicato teriam invadido as escolas Paulo VI e Cidade Operaria I e II, tentando impedir que os alunos assistissem às aulas. “Isso é um crime. Não podemos aceitar essa forma radical de se fazer greve”, disse o deputado.


Costa criticou ainda uma mudança no discurso do Sindicato, que agora afirma que só acabará a greve se o governo implantar o novo piso salarial de R$ 1.187. “A governadora Roseana é favorável a implantação do piso, assim que o Supremo Tribunal Federal finalizar a votação. Ela já afirmou que pagará e que não é contra essa situação. Eu só não entendo porque o Sindicato não acaba com essa greve, que já prejudicou mais de 500 mil alunos”, declarou o deputado.


O parlamentar alertou que se até o dia 30 de abril a freqüência dos alunos da rede estadual não estiver normalizada no sistema federal, cerca de 25 mil famílias perderão o beneficio do bolsa família. “Se o Maranhão for prejudicado com o corte de 25mil famílias cadastradas no bolsa família a culpa será do Sindicato dos Professores”, alertou.


Roberto Costa ainda participou de um debate com os deputados oposicionistas Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré (PT) e Luciano Leitoa (PSB), que defendem a posição do Sindicato dos Professores. “Solicito aos colegas que intercedam junto ao Sindicato para que a greve chegue ao fim”, disse Roberto Costa.


CRÍTICA


O deputado também criticou a postura de Marcelo Tavares, frente a duas decisões do STF. Segundo o parlamentar o líder da oposição solicita que o governo do estado cumpra a decisão do STF na implantação do piso salarial, mas o descumprimento da outra decisão do Supremo, que decretou ilegalidade na greve dos professores.


“Há alguns anos, em outros governos, muitos deputados que estão aqui e que hoje, defendem o Sindicato dos Professores, poderiam ter resolvido essa questão, mas não resolveram. Será que deu amnésia nesses deputados?”, indagou Roberto Costa. O deputado finalizou solicitado que o Sinproesemma entre em consenso com o governo e finalize a greve.

Sedel lança oficialmente a 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses



A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) lançou oficialmente nesta terça-feira (12), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, a 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM's). Participaram da solenidade o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, o secretário adjunto de Esporte Educacional, Alim Maluf Neto, o secretário de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, além gestores municipais, estudantes e atletas.

As novidades para este ano são a nova formatação dos jogos, adaptada para as Olimpíadas Escolares, a divisão dos JEM's em quatro fases (metropolitana e municipal, regional, inter-regional e estadual) e a criação de troféus em reconhecimento a personalidades que contribuíram no desenvolvimento do esporte do Maranhão.

Em 2011, na categoria infantil, o ex-diretor do Colégio Batista Daniel de La Touche, Raimundo Soares Figueiredo, e na categoria infanto ex-diretor do Colégio Dom Bosco, Luís Pinho Rodrigues, serão os homenageados.

O secretário Joaquim Haickel ressaltou o empenho dos governos estadual e federal na valorização dos atletas maranhenses. "Espero que daqui saiam grandes talentos. Em aproximadamente três meses assinaremos um convênio com o Ministério dos Esportes para implantar no complexo esportivo do Outeiro da Cruz um dispositivo para trabalhar e aprimorar a participação das grandes promessas dos JEM's", afirmou Haickel.

Ao todo, mais de 25 mil estudantes-atletas de 40 municípios do estado participarão dos Jogos Escolares 2011. Para o estudante-atleta consagrado melhor jogador de Handebol do JEM's em 2010, Carlos Eduardo Rocha Bastos, 14, da Unidade Integrada Barbosa de Godóis, a principal recomendação é "estudar muito pra poder conseguir um bom rendimento no esporte e treinar bastante pra poder conseguir o que quiser", declarou.

Fases

Pelo novo formato, a primeira fase dos JEMs (metropolitana e municipal) acontecerá do dia 1º de maio a 26 de junho. Os vencedores de cada município nesta etapa inicial classificam-se para a segunda fase: a regional. Os vencedores da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) avançam para a fase final dos JEMs.

Na segunda fase, que ocorrerá em julho, as equipes classificadas nos municípios serão divididas em seis grupos regionais (Noroeste, Sul, Oeste, Leste, Centro e Nordeste). Ao fim desta etapa, os seis campeões de cada grupo continuam na disputa dos JEMs e seguem para a penúltima fase: a inter-regional.

Na etapa inter-regional, as seis equipes classificadas se enfrentam, sendo que somente três se qualificam para disputar a fase estadual dos Jogos Escolares. A estas três equipes classificadas na terceira etapa, que serão obrigatoriamente do interior do estado, juntam-se outras nove distribuídas entre a Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e a cidade de Imperatriz. Assim, a disputa da fase final dos JEMs contará com 12 equipes.

A abertura oficial dos Jogos Escolares Maranhenses será no dia 1º de maio, no Castelinho.

Confira o calendário dos JEM's 2011

Metropolitana e Municipal - 1º de maio a 26 de junho (infantil e infanto)

Regional - 1º de julho a 29 de julho (infantil e infanto)

Inter-regional - 4 a 8 de agosto (infantil) / 24 a 28 de setembro (infanto)

Estadual - 9 a 21 de agosto (infantil) / 29 de setembro a 10 de outubro (infanto)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Deputados recebem professores e discutem fim de greve

Professores voltaram a se reunir nesta terça-feira, 12, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, em mais uma tentativa de chegar a um consenso que dê fim à greve. Houve avanço com a apresentação de duas propostas, uma por parte dos grevistas, representados pelas lideranças do Sindicato dos Professores (Sinproesemma), e outra do governo.


A proposta do governo foi apresentada, durante a reunião, pelo presidente da Comissão de Educação, deputado César Pires (PMDB). O governo propõe às lideranças dos professores que suspendam a greve e aguardem até o final de uma reunião que acontecerá em Brasília, no dia 27 de abril, entre o MEC e todos os secretários de Educação do país, quando serão analisados os impactos que a recente decisão do STF, regulamentando o piso nacional dos professores, causará no orçamento dos estados.


De acordo com César Pires, o governo do Maranhão não se recusa a pagar o piso salarial nacional, mas precisa ter dados concretos sobre os reflexos que este aumento pode causar na folha orçamentária. Ele explicou que a sua posição, como presidente da Comissão, é apenas de interlocutor entre os dois lados, na tentativa de buscar um consenso. “O meu compromisso é com a educação de qualidade no Maranhão”, disse.


As lideranças dos professores grevistas rejeitaram de imediato a proposta do governo apresentada na reunião e decidiram manter a greve. Também apresentaram a contraproposta: eles retornarão às salas de aula se o governo aceitar pagar o piso nacional da categoria, além de implantar o Estatuto do Magistério com todas as conquistas. Ao final, ficou acordado que até amanhã a proposta dos professores será levada pelos membros da Comissão de Educação da Assembleia à secretária de Olga Simão (Educação) para ser analisada.


EXPLICAÇÕES


A reunião durou mais de duas horas para que os professores pudessem expor aos deputados os novos direcionamentos da greve a partir da decisão do STF, datada do dia 6 de abril, que garantiu a constitucionalidade da Lei 11.738/2008, na parte que regulamenta o piso salarial nacional (vencimento inicial) para professores da educação básica da rede pública.


O julgamento, em Brasília, ocorreu durante a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, ajuizada em 2008 pelos governos dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará. Marcelo Pinto, um dos líderes grevistas, explicou que se a lei do piso salarial efetivamente for cumprida, os professores do Maranhão passarão a ter vencimento cerca de 30% mais alto do que o piso atual aplicado no estado. Este percentual é maior do que aquele que está sendo pleiteado desde o início da greve.


César Pires afirmou que o atendimento do pleito dependerá da capacidade financeira e que outros estados da federação enfrentam o mesmo problema, daí a proposta do governo para que os professores suspendam a greve até o resultado da reunião que acontecerá no dia 27.


Além de César Pires, a reunião contou com a presença de mais quatro deputados da Comissão de Educação: André Fufuca (PSDB), Bira do Pindaré (PT), Luciano Leitoa (PDT) e Roberto Costa (PMDB). Também presentes, os deputados Rubens Junior (PC do B), Carlos Amorim (PDT), Valéria Macedo (PDT) e Cleide Coutinho (PSB). Todos os parlamentares presentes à reunião se mostraram dispostos e apresentaram sugestões na tentativa de acabar com o impasse para que professores retornem às aulas.

Edivaldo Holanda Júnior exige redução do prazo de conclusão das Obras e um Novo Aeroporto para São Luís

O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior, participou nesta terça-feira(12), da reunião com o presidente da Infraero Dr. Antônio Gustavo Matos do Vale para cobrar soluções.


Durante a reunião, o Presidente da Infraero destacou a situação atual e os pontos que estão recebendo reforma e ampliação, apresentando o novo cenário previsto para o Aeroporto Internacional da cidade de São Luís.


Para o membro da comissão de viação e transportes da câmara federal Edivaldo Holanda Júnior um dos fatores mais importantes para o estado do Maranhão é a elaboração de um projeto técnico para construção de um novo Aeroporto e neste momento a redução do prazo de 150 dias para a conclusão das obras, que certamente minimizará o desconforto de milhares de passageiros que circulam naquele terminal.

Atualmente o terminal está interditado, os embarques e desembarques estão sendo feitos de forma temporária pelo antigo Terminal, na sede da administração do aeroporto. A Infraero informou ao deputado Holanda Junior que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foi contratado para a realização de um estudo e reforços serão enviados para manter as operações e a garantia de que nenhum vôo seja cancelado ou ocorram atrasos.

JEMS SERÁ LANÇADO HOJE

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) lança, nesta terça-feira (12), a 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), maior evento esportivo do Maranhão. O evento ocorrerá no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque (Calhau), às 16h.

Na ocasião, a Sedel apresentará o novo formato da competição que, a partir deste ano, trará mudanças com relação à regionalização dos jogos. Outra novidade desta edição será a criação de troféus em homenagem a pessoas que se dedicaram para o esporte maranhense. Em 2011, os homenageados serão os professores Raimundo Figueiredo e Luís Pinho Rodrigues.

Após o lançamento dos JEMs, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, concederá entrevista coletiva com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a competição estadual de 2011.

ROBERTO COSTA ADIA NOVAMENTE POSSE NA SEJUV

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) adiou mais uma vez a sua posse na Secretaria de Estado de Juventude (Sejuv). Prevista para amanhã, a posse deve ocorrer somente na semana que vem, ainda sem data confirmada. Nomeado desde o dia 31 de março pela governadora Roseana Sarney (PMDB), é provável que Costa deve deixar a Casa somente após o fimda greve dos professores.

A decisão de adiar a posse na Sejuv foi informada ontem à tarde pelo próprio Roberto Costa. “Nós decidimos deixar para a semana que vem, até que se definam algumas questões de governo”, disse o parlamentar.

Roberto tem sido um dos principais articuladores dos movimentos de contraponto à greve dos professores. Também atua sistematicamente na defesa do governo Roseana Sarney nos debates na Assembléia Legislativa.
“O importante é que já está definida a nossa ida para a secretaria”, justificou o parlamentar.

Suplentes - O que ainda não está definido é quem será o substituto de Roberto Costa na Assembléia no período em que ele estiver na Secretaria de Juventude. A lista de suplentes da coligação de Costa tem, pela ordem: Chico Gomes (DEM), que ocupa hoje a Secretaria de Desenvolvimento Social; Jura Filho (PMDB), titular da Secretaria de Planejamento de Projetos Especiais, e Alberto Franco (PMDB), único a não estar exercendo cargos no governo.

Jura Filho já manifestou o desejo de voltar à Assembléia se abrir vaga. Mas, antes dele, Chico Gomes deve assumir, ainda que seja para pedir licença imediata. Alberto Franco só teria alguma chance de assumir se Jura Filho abrisse mão do posto, o que não parece possível.
O suplente de Roberto Costa deve ficar na Assembléia até as vésperas da eleição de 2014, quando todos os secretários devem deixar os postos para concorrer às vagas na Casa.




(Do Jornal O Estado do Maranhão)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pastor Porto vai para o PPS e já pensa em disputar a Prefeitura de Imperatriz na eleição de 2012

O ex-vice governador do estado, pastor Luís Carlos Porto, estará se filiando nesta segunda-feira ao PPS, deixando as hostes do PSDB sob as bênçãos do presidente do Diretório Regional da legenda no Maranhão, Paulo Matos. Hoje pela manhã, o pastor Porto esteve reunido com o dirigente do PPS, no Hotel Anápolis, em Imperatriz. Na pauta da reunião, a filiação do companheiro de chapa do ex-governador Jackson Lago (PDT)- falecido na semana passada- nas eleições de 2010. Pelo Twitter, o pastor Porto falou (“Se Deus permitir que eu seja o próximo prefeito de Imperatriz, pretendo ser para a minha cidade o que Dr. Jackson é”). Com informações de Mario Carvalho

Decreto cria medalha do 4º Centenário de São Luís

O decreto nº 41.060, de 6 de abril de 2011, assinado pelo prefeito de São Luís, João Castelo, criou medalha do 4º Centenário da capital maranhense. Trata-se de uma condecoração oficial do poder múblico municipal, destinada à comemoração dos 400 anos de fundação da cidade.


A medalha irá agraciar personalidades nacionais e estrangeiras que contribuem para o desenvolvimento cultural, científico, econômico, artístico ou social da capital maranhense. A entrega da honraria está prevista para ocorrer na primeira quinzena do mês de setembro de 2012, em uma sessão solene.


O artigo 4º do decreto cria, também, a Comissão Gestora da Medalha do 4º Centenário de São Luís, constituída de cinco membros titulares e de cinco suplentes. A comissão será representada pelas secretarias municipais de Governo (Segov); de Educação (Semed); de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan); Fundação Municipal de Cultura (Func) e pelo Conselho Gestor das Ações Comemorativas do Transcurso dos 400 anos de Fundação da Cidade de São Luís. O objetivo é analisar as propostas de concessão da comenda.


Em ouro e prata


A Medalha do 4º Centenário de São Luís terá três centímetros de diâmetro e será cunhada em prata de lei e apresentará no verso o escudo do município de São Luís, cunhado em ouro de 18 quilates, e no verso a expressão "400 Anos de Fundação de São Luís – 8/9/2012", também, será em ouro de 18 quilates.

PRESIDENTE DILMA FAZ SUA PRIMEIRA VIAGEM À CHINA


A presidente Dilma Rousseff começa nesta segunda-feira (11) a sua primeira viagem oficial à China, país que se tornou em 2009 o maior parceiro comercial brasileiro.


O giro pelo país, de uma semana, terá agenda predominantemente econômica, com encontros bilaterais, a cúpula das potências emergentes do mundo (Brics, Brasil, Rússia, Índia e China), encontros entre empresários brasileiros e chineses e um fórum econômico que é comparado ao Fórum Econômico Mundial de Davos, só que para a Ásia e seus parceiros.


E já em sua primeira grande viagem internacional com agenda econômica, a presidente Dilma terá uma grande oportunidade de se apresentar como a líder de uma das maiores economias do mundo.


(Com informações do R7)

sábado, 9 de abril de 2011

Gastão Vieira cobrará Câmara Federal sobre massacre no Rio


Durante entrevista ao programa Portal da Assembleia (TVN, canal 38), nesta sexta-feira(8), o deputado federal Gastão Vieira (PMDB) afirmou que cobrará uma posição firme da Comissão de Educação na Câmara Federal para apurar as razões que estavam por trás do ataque a uma escola no Rio de Janeiro, que matou 12 crianças e feriu outras 11.


“Na Câmara, estamos trabalhando muito a questão do bullying (violência física ou psicológica) entre alunos. Estamos repetindo no Brasil fatos que foram registrados em outros países, como Estados Unidos, Canadá, Escócia e China. Parece uma globalização da violência”, alertou.


Na avaliação de Gastão Vieira, a violência entre alunos encontra seu campo fértil na falta de disciplina. Ao explicar seu posicionamento, ele apontou duas vertentes que devem compor a educação: primeiro é o exercício de ensinar, fazer o aluno aprender; segundo é o exercício de educar, que implica em formar plenamente um cidadão. Gastão Vieira disse que, no período em que foi secretário de Educação, estava sempre presente nas escolas e observava que as instituições deixaram de lado regras básicas e fundamentais que devem estar presentes em qualquer tipo de organização. “A disciplina passou a ser uma coisa temerária”, lamentou.


Ele esclareceu que não se referia a um modelo de disciplina imposta, com o objetivo de punir, mas àquele que estabelece ordens de controle para que uma instituição funcione bem. Para o deputado, se falta de disciplina, qualquer tipo de manifestação se torna incontrolável. Ele considerou ainda que a escola um ambiente que concentra no mesmo espaço os mais variados seguimentos sociais.


Segundo Gastão Vieira, a educação deve passar por quatro critérios básicos: Gestão; respeito à escola; compromissos dos diretores e professores; e maior participação da sociedade. “Se a sociedade ficasse indignada com a educação que temos como está indignada com o que aconteceu no Rio de Janeiro, tenho certeza que já teríamos dado um passo adiante. INDICADORES “A educação em todo país é ruim”, avaliou Gastão Vieira. Para ele, é tênue a linha que diferencia um Estado do outro, quando se trata dos índices indicadores de qualidade da educação. “Esse papo furado de que a Educação no Maranhão é ruim não existe. É ruim a educação no Brasil, com exceção pontual”.


Gastão Vieira disse que o Estado do Ceará é a exceção com relação ao assunto. Sobre os indicadores educacionais, o Maranhão ocupa hoje o penúltimo lugar, superando apenas para o Estado de Alagoas.


GREVE DE PROFESSORES


Durante a entrevista, Gastão Vieira fez um alerta sobre o saldo negativo que a greve de professores imporá à educação futuramente. Ele lembrou a proximidade do exame “Prova Brasil”, que acontece no mês de novembro, com o objetivo de analisar o nível do aprendizado entre alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. “Se o básico não funciona, que é a presença do aluno e professor dentro da sala de aula, como vamos ter bons indicadores?, questionou. Ele destacou que essa avaliação tem como meta ajudar a corrigir erros, mas termina ganhando teor político. “Quando esses indicadores saírem ninguém vai lembrar de uma greve que foi declarada ilegal [pelo Superior Tribunal Federal] e persistiu”, declarou.


PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO


Com relação ao Plano Nacional de Educação, que vai nortear o sistema educacional no país pelos próximos 10 anos (desde a creche até o ensino superior), Gastão Vieira anunciou que, indicado pelo PMDB, deve ser eleito presidente da comissão nacional que vai discutir o plano. A relatoria deve ficar com o PT. Os trabalhos devem começar na próxima semana. Gastão Vieira destacou que o plano, encaminhado pelo Governo Federal, foi elaborado com a intensa participação dos movimentos sociais. Para ele, esse fato acabou por trazer um problema, pois a maioria da Casa, que não pertence aos movimentos sociais, acabou por ser ouvida. Segundo o parlamentar, os debates serão mais intensos com relação ao ponto que destina 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação.


NOVOS MUNICÍPIOS


Sobre a criação de novos municípios, Gastão Vieira foi contundente ao afirmar que a prerrogativa cabe às assembléias estaduais. Ele destacou que a Câmara só precisa aprovar um projeto de lei complementar estabelecendo algumas prerrogativas. E defendeu que, para criar novos municípios, é imprescindível fazer um estudo de viabilidade econômica, ser coerente e não deixar prevalecer o interesse político.


REFORMA POLÍTICA


“Não vejo ânimo ou motivação para que a Câmara dos Deputados e o Senado votem a reforma política rapidamente”, declarou Gastão Vieira ao falar sobre a matéria que está em tramitação no Congresso Nacional. Para ele, a proposta não ganha mais agilidade porque reflete o interesse apenas da classe política, não tem o apelo da sociedade.


“A reforma tem que vir, mas não povoa ainda a necessidade do povo brasileiro”. Com relação a um dos pontos mais polêmicos da reforma, o voto facultativo, Gastão Vieira manifestou-se contrariamente, analisando que o mesmo acabaria por concentrar a representação política aos partidos com militância. “O voto facultativo é politicamente correto, mas vai favorecer os partidos de esquerda. Assim a representatividade só vai ter um lado”, declarou.

Liceu Maranhense retoma as aulas integralmente

Professores e alunos do Centro de Ensino Liceu Maranhense garantiram a retomada das aulas a partir desta segunda-feira (11). Mesmo com a paralisação dos docentes, a escola continuou funcionando parcialmente e, agora, retorna às atividades integralmente. Segundo o diretor do Liceu, Deurivan Rodrigues Sampaio, a iniciativa partiu dos próprios docentes.


“Fui procurado pelos professores da escola dos turnos que ainda não estavam funcionando totalmente e eles fecharam um acordo se comprometendo a retomarem as aulas a partir da segunda-feira (11)”, declarou o diretor. Deurivan Sampaio afirmou ainda, que devido ao prolongamento da greve, alunos e seus familiares se mostravam bastante preocupados com a volta as aulas tendo em vista o Enem, que acontece em outubro próximo.


“Esse é um grande prejuízo visto que a paralisação durou mais de um mês, no entanto, com a retomada dos professores, o Liceu Maranhense vai encontrar mecanismos para minimizar o problema que a greve causou”, afirmou. Ele lembrou que, pela primeira vez em mais de oito anos, o calendário letivo foi planejado para iniciar em 21 de fevereiro e terminar em 23 de dezembro, o que colocaria os alunos da rede pública estadual em pé de igualdade com alunos da rede privada nas provas do Enem, Provinha Brasil e outros.


Com o estado de greve, o conteúdo ministrado em sala de aula foi comprometido, principalmente para alunos do 3º ano. Para o presidente do grêmio da escola, João Ricardo Veiga Araújo, à volta as aulas representa o início de um trabalho que foi interrompido devido à greve dos professores. “Foram muitos dias de paralisação.


Não somos contra a greve, mas temos direto de estudar. Sabemos que muitos alunos estão prejudicados, mas acreditamos que a partir de segunda- feira nossos professores serão capazes de reverter esse quadro, dando o conteúdo que necessitamos durante o ano letivo”, ressaltou o estudante.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

ROBERTO COSTA TOMA POSSE NA QUARTA-FEIRA

O deputado Roberto Costa assumirá a Secretaria de Juventude na próxima quarta-feira(13), a posse acontecerá no auditório do Palácio Henrique de Lá Roque. Sua nomeação já foi publicada no Diário.

DEPUTADO ROBERTO COSTA PARTICIPA DE REUNIÃO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, recebeu na noite desta quinta-feira (7) uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). Embora o encontro não constasse da agenda da secretária, Olga Simão recebeu os representantes do Sindicato, liderados pelo presidente Júlio Pinheiro.


“A mesa de negociações do Governo do Estado sempre esteve aberta”, disse a secretária que estava acompanhada das secretárias adjuntas Graça Tajra, Virna Teixeira e Ivana Colvara.


O deputado Roberto Costa, também esteve presente, e tem sido um dos grandes articuladores para que a greve chegue ao fim. Na semana passada, recebeu em seu gabinete a direção do movimento volta ás aulas, organizado por estudantes que querem o fim da greve.


"Estamos nessa articulação, pois os grandes prejudicados são os mais de 500 mil jovens que ficaram sem aulas em virtude da greve dos professores", disse o deputado.


Para a secretária Olga Simão, a retomada das negociações é o melhor caminho para a solução do impasse gerado pela greve, mesmo com o movimento grevista dos professores da rede estadual de ensino foi considerado ilegal pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e ratificada na última terça-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


Depois de fazer uma retrospectiva sobre as negociações até o ato de deflagração da greve, a secretária frisou que a negociação só será ampliada após o fim da greve. Uma nova reunião será realizada, em data ainda a ser definida, com a participação dos integrantes do Comitê de Política Salarial do governo.


O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, disse que a categoria está interessada na retomada do diálogo e da renegociação, acrescentando que os professores manifestaram interesse em voltar às atividades, desde que o governo apresente uma nova proposta.


“A proposta que fizemos ao Sinproesemma é que os professores retornem para as salas de aulas e que o governo e o sindicato construam uma proposta dentro das possibilidades orçamentárias do Estado”, assinalou Olga Simão.

Edivaldo Holanda destaca perfil lutador de Jackson Lago


Em tom emocionado, o deputado Edivaldo Holanda (PTC) prestou ontem (quinta-feira, 7) sua homenagem ao ex-governador Jackson Lago (PDT), cujo falecimento ocorreu nesta segunda-feira (4). Holanda foi buscar nas palavras do pensador Bertold Brecht a melhor definição para o perfil lutador de Jackson:


“há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores e há os que lutam muitos anos e são muitos bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis”. Edivaldo Holanda descreveu Jackson Lago como homem humilde de uma cidade histórica e lutadora, Pedreiras, que marcou toda a sua história como um alguém imprescindível para a sociedade.


Lembrou que Jackson foi um dos fundadores do PDT, ao lado de um dos maiores políticos que o Brasil já teve, que foi Leonel Brizola. Segundo Edivaldo Holanda, Jackson foi reconhecido pelos seus adversários na política do Maranhão como homem de coerência e lutador, que encheu os corações do povo de esperança.


“Um povo sem esperança é um povo sem vida e Jackson levou a vida aos maranhenses como líder de oposição respeitado por todos”. Jackson Lago, nas palavras de Edivaldo Holanda, foi querido pela sociedade maranhense, pelos mais humildes, sobretudo pela sua dedicação sacerdotal de médico e de político. Para ele, Jackson foi um político vocacionado “e a vocação é divina”. Homem humilde, mesmo quando no exercício de governador do Maranhão, assim definiu Edivaldo Holanda.


“Ele era um homem que retornava ligações para pessoas mais simples que o acionavam pelo telefone e cuja atenção às vezes até chegava às raias do exagero, mas era de sua personalidade”. Edivaldo Holanda também lembrou das palavras do padre Alfredo Leal, membro da Academia Brasileira de Letras, que em certa ocasião, ao lado do caixão do imortal João Pessoa, que havia sido atingido por uma bala traiçoeira e assassina, disse: “senhores, a morte é a lei da vida. Não há planta viçosa que esta geada não creste, flor delicada que este sol não murche, rochedo duro que este raio não lasque”.


Para Edivaldo Holanda, assim é a morte. Disse que a medicina até hoje, em pleno século XXI, não conseguiu dar jeito à morte física. Lembrou do ex-deputado João Evangelista (PSDB), ceifado prematuramente, da sua primeira esposa, que morreu aos 24 anos, e do seu primeiro neto, que morreu ao nascer. “Todos temos a certeza de que a morte é este raio que não respeita ninguém. Só Cristo, o filho de Deus, pode providenciar para o ser humano a vida depois da morte. Foi ele o autor da morte, é ele o autor da vida, mas esta morte física, por ela todos nós temos que passar”, enfatizou Edivaldo Holanda.


O deputado Edivaldo Holanda fez questão de ressaltar que apesar da tristeza que a morte de Jackson causou, a esperança não morreu. Disse que a luta continuará, “a responsabilidade é muito grande e todos devem ficar atentos às armadilhas que possam, por acaso, tentar atravessar o caminho daqueles que vão continuar lutando por um novo momento neste estado”.

Festa do Moto não é pra família…

Do Blog de Marco Déça
Sem dúvida, a “mercadoria” é de ótima qualidade. Mas não combina com a proposta do futebol a escolha da principal atração da festa de hoje do Moto Clube de São Luís.


Capa da revista Playboy, Babi Rossi é uma daquelas sub-celebridades que atendem pelo epíteto de modelo-atriz-cantora-loura, título que, para os especialistas, pode ser chamado também por uma outra alcunha. Misturar futebol com atividades, digamos…mais noturnas, é tornar o futebol um mero sub-produto – o que afasta a família dos estádios.


É constrangedor para um motense estar com a mãe, mulher ou filhas, em meio a brucutus ensandecidos, gritando e babando diante das formas volumosas e roupas diminutas da belíssima panicat. O que, inevitávelmente ocorre diante de presenças como esta.


É claro que o estilo de uma festa tem muito a ver com o estilo de vida daqueles que a promovem, o que pode explicar a escolha da atração principal que vestirá a camisa do Moto Clube. Aliás, só como sugestão, mais adequado seria que a festa fosse marcada para outro lugar, que não o Castelinho. Quem sabe lá pras bandas do Turu…

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROFESSORES PODEM SER DEMITIDOS POR ABANDONO DE EMPREGO

A Secretaria de Educação emitiu nota à imprensa, onde solicita aos professores o retorno ás salas de aulas em virtude da decisão do Supremo Tibunal Federal, que decretou ilegal a greve. E informa ainda, que caso não retornem, os professores poderão ser demitidos por abandono de emprego. Veja a nota abaixo:




NOTA SEDUC






A Secretaria de Estado da Educação faz um apelo aos professores da rede pública de ensino, que ainda permanecem fora da sala de aula, a retornarem, imediatamente, as suas funções, em respeito à decisão do Supremo Tribunal Federal, que confirmou a ilegalidade da greve.




Por força da decisão da Justiça, todos os dias não trabalhados serão descontados - um prejuízo para os professores, que poderia ter sido evitado se tivesse havido a devida orientação.




O Governo do Maranhão lembra ainda que, de acordo com a legislação em vigor, a ausência, por 30 dias das atividades caracteriza abandono de emprego.




O Governo espera contar com a sensibilidade dos professores, cessando os enormes prejuízos já causados aos estudantes maranhenses.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

OS NOVOS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa trabalha a todo vapor, para concretizar a criação dos novos municípios no Maranhão.


Tramitam mais de 100 projetos de emancipação na Assembleia. Caso sejam aprovados, o número de municípios que hoje é de 217, poderá chegar aproximadamente á 350.


Veja a relação dos possíveis novos municípios e dos autores dos projetos.


Novo município….Desmembrado do município..Deputado


Alto Brasil…………….Grajaú……………………………….. -

Auzilândia……………Alto Alegre do Pindaré…………….Carlos Braide

Angical do MA………P. Dutra e S. Domingos……………..Rigo Teles

Bacuri da Linha…….Olho D’Água das Cunhas……………. -

Baixão Grande…….. São Domingos………………………….Rigo Teles

Bananal……………….Gov. Edson Lobão……………………Deoclídes Macedo Barro Duro…………..Tutóia……………………………………Hélio Soares Belém………………….Tuntum…………………………………Humberto Coutinho

Belém do Leges……..Poção de Pedras……………………..Stênio Rezende

Bom Lugar…………..João Lisboa…………………………….João Macedo

Bom Sucesso………..Mata Roma……………………………..José Eider

Bom Viver…………..Pedreiras………………………………… -

Brejinho………………Bacabal…………………………………..Elígio Almeida Campo Geral………..Balsas……………………………………. Stênio Rezende

Cajazeiras……………Codó………………………………………Camilo Figueiredo Calumbi……………..Presidente Dutra………………………Rigo Teles

Carema……………..Santa Rita………………………………..João Evangelista

Cariri………………..Igarapé Grande………………………..Maura Jorge

Carnaubeira………Araioses………………………………….Pavão Filho

Cajazeiras………….Barra do Corda…………………………Rigo Teles

Caxuxa…………….Alto Alegre, S. Luís Gonzaga, Bacabal e S. Mateus…Pedro Alves

Cidade Olímpica….São Luís………………………………….Pavão Filho

Cordeiro da Linha..Pio XII…………………………………. Stênio Rezende Coquelândia……….Imperatriz………………………………João Macêdo

Creoli……………….Presidente Dutra………………………..Graça Paz

Ebenézia……………Zé Doca……………………………………João Evangelista Faísa………………..Buriticupu e Santa Luzia do Tide……Carlos Braide e Janice Braide Guajajaras…………Bom Jardim……………………………….César Pires Ibipira……………..Mirador…………………………………….Tatá Milhomem

Itaqui do MA…….São Luís……………………………………..Telma Pinheiro

Ituiru………………Tuntum……………………………………….Rigo Teles

Ipiranga do MA…Barra do Corda……………………………..Rigo Teles e Tatá Milhomem Itapera…………….Icatu…………………………………………..Lourival Mendes

Josias………………Zé Doca………………………………………..Tatá Milhomem

Juçaral dos Saraivas..Vitorino Freire………………………..Stênio Rezende

Lagoa Comprida…Arame…………………………………………Janice Braide

Lagoa do Cocal…..Arame………………………………………….Janice Braide

Leite…………………Itapecuru……………………………………..Mauro Bezerra

Maiobão…………….Paço do Lumiar……………………………..Domingos Dutra

Mapari………………Humberto de Campos………………………Lourival Mendes

Militão Maciel…….Vitorino Freire………………………………..Stênio Rezende

Monte Alegre……..Nova Olinda do MA…………………………..Manoel Ribeiro

Mundo Novo………Amarante do Maranhão……………………..João Macedo e Hélio Soares Mucambinho………Buriti de Inácia Vaz…………………………… -

Nagib Haickel………Pindaré………………………………………….. -

Nazaré do Costa…..Passagem Franca……………………………..Joaquim Nagib Haickel

Nova Conquista……Zé Doca………………………………………….João Evangelista

Nova Morada………Pindaré………………………………………….. -

Novo Paraíso………Pinheiro………………………………………….Chico Gomes Palestina…………….Brejo………………………………………………Paulo Neto

Paraíba do Norte…São Francisco do MA…………………………Sarney Neto Paraíso……………..Pinheiro…………………………………………..Tatá Milhomem Paruá……………….Santa Luzia do Paruá…………………………..Manoel Ribeiro Palmares…………..Itapecuru…………………………………………. - Porto Santo……….Turiaçu…………………………………………….Hélio Soares

Portinho…………..Serrano do Maranhão…………………………..Wilson Carvalho

Povoado de Palmeiral..Esperantinópolis…………………………..Rubens Pereira

Quadro do MA……Zé Doca……………………………………………..João Evangelista

Raimundo Sul…….Alcântara……………………………………………Tatá Milhomem Santana dos Carvalhos..Tutóia………………………………………..Hélio Soares Santana do Maranhão..

São Bernardo………………………………..Julião Amim Santa Vitória do Mearim..Barra do Corda…………………………..Rigo Teles e Tatá Milhomem

São José das Varas…Barreirinhas……………………………………..Telma Pinheiro

São Simão……………Rosário……………………………………………..Camilo Figueiredo

São Pedro do MA….Maranhãozinho…………………………………..Telma Pinheiro

Três Lagos…………..Lago da Pedra……………………………………..Maura Jorge

Três Lagos do MA… S. Raimundo Doca Bezerra……………………..Rigo Teles Trizidela do Mearim..Bacabal……………………………………………..Carlos Braide

Vale do Pindaré…….Buriticupu…………………………………………… -

Vila Pindaré…………Buriticupu……………………………………………

O ÚLTIMO ADEUS A JACKSON LAGO


O ex-governador Jackson Lago foi sepultado, no fim da manhã desta quarta-feira (6), no cemitério Parque da Saudade, no bairro do Vinhais, em São Luís. A família e centenas de admiradores do médico e político acompanharam a cerimônia, que ocorreu debaixo de chuva.


Em homenagem ao ex-governador, uma salva de tiros e muitas palmas. O corpo ao Cemitério Parque da Saudade por volta das 11h15. Logo depois foi levado para a Capela do Cemitério para que amigos, eleitores e familiares dessem o último adeus ao político.


Às 11h50 Jackson Lago foi enterrado diante de centenas de pessoas, que choravam sua perda. O cortejo saiu da sede do partido PDT por volta das 10h. O caixão foi coberto com a bandeira do Maranhão e do partido que ele ajudou a fundar.


Sobre o corpo o boné verde que Jackson usava como marca. Foi feita uma pequena para parada na Praça Maria Aragão. Milhares de pessoas seguiram o cortejo até o cemitério no último adeus ao ex-governador. Nas ruas as pessoas acenavam e choraram com a passagem do caixão em cima do carro do Corpo de Bombeiros.


Já no velório e cemitério presença de muitos políticos, autoridades e militantes sociais com o líder do MST, João Pedro Stédile, o ex-deputado federal Brizola Neto, o deputado federal Fernando Coimbra (PDT-PA) e o ministro e presidente do partido, Carlos Lupi.


“Jackson é uma bandeira de luta para todos nós pedetistas”, disse o neto do ex-governador Leonel Brizola.


(Com informações de Décio Sá)

Deputados prestam última homenagem a Jackson Lago


O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), e vários outros deputados estaduais fizeram uma última homenagem à memória do ex-governador Jackson Lago (PDT), que faleceu na segunda-feira em decorrência de um câncer que enfrentava há anos. Os deputados foram à sede do PDT, na rua dos Afogados, acompanhar o velório de Jackson e manifestaram solidariedade e pesar à viúva Clay e aos filhos Igor, Ludmila, Luciana e demais parentes e amigos.


Arnaldo Melo destacou a figura pessoal e política de Jackson, que foi também deputado estadual na década de 70, depois prefeito de São Luís por três vezes e governador do Estado. “O Maranhão está consternado por haver perdido um grande cidadão, um grande cirurgião, um dos melhores que o Estado já teve, ex-deputado estadual que muito honrou a Assembleia e um prefeito de São Luís e governador do Estado realizador”, declarou o presidente da Assembleia, em nome dos demais colegas.


Para Arnaldo Melo, toda classe política sentirá “a perda desse cidadão, um grande homem com várias realizações no campo pessoal e político”. O presidente da Assembleia também enalteceu a seriedade do ex-governador. A ex-líder do PDT na Assembleia, Graça Paz, que está licenciada do mandato, também destacou a figura do ex-governador “O Dr. Jackson lutou muito pelo PDT, pelo Maranhão e pela vida”, garantiu.


O corpo de Jackson será velado até às 10h desta quarta-feira (6), na sede do PDT, e o enterro está marcado para às 10h30, no Cemitério Parque da Saudade, com a previsão da presença do ministro Carlos Lupi [do Trabalho e Emprego], que é presidente nacional do PDT, assim como vários deputados maranhenses.


Uma multidão esteve no velório e longas filas formaram-se por aqueles que foram dar o último adeus ao ex-governador. Ainda na noite desta terça-feira houve uma missa de corpo presente celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom Belizário.


Participaram dela, além da população e militantes, figuras históricas do partido, como Maria Lúcia Teles, Reginaldo Teles e outros. Jackson era médico cirurgião formado pela Universidade Federal do Maranhão, ex-deputado estadual (1975-1979), ex-prefeito de São Luís por três mandatos (1989-1992; 1997-2000; 2001-2002) e ex-governador do Estado (2007-2009).


(Com informações Agência Assembleia)

ESTUDANTES VÃO Á ASSEMBLEIA PEDIR VOLTA ÀS AULAS


Centenas de estudantes compareceram na tarde da última segunda-feira (04/04) na Assembléia Legislativa do Maranhão, para reivindicarem dos Deputados Estaduais que se posicionem e “sensibilizem” o SINPROESEMMA para o imediato retorno às aulas.


A ida dos estudantes à Assembléia Legislativa foi mais uma ação do “Movimento volta às aulas”, onde participam diversas lideranças de grêmios e estudantes de escolas como Liceu Maranhense, Margarida Pires Leal, Antônio Ribeiro, Escola Modelo, etc.


Da galeria do plenário os estudantes assistiram a toda sessão e a todos os instantes estendiam faixas com frases de efeito, como “Os estudantes pedem socorro!” e “Queremos estudar”. Os mais de duzentos estudantes conseguiram atrair a atenção dos Deputados presentes à sessão. Em todos os pronunciamentos da tarde, os parlamentares faziam menção ao movimento e explicitavam apoio pela volta às aulas.


Os estudantes enviaram um oficio ao deputado Roberto Costa que é o parlamentar representante da juventude maranhense, solicitando o apoio para marcar uma audiência com o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo. A reunião estava marcada para acontecer após a sessão de segunda-feira, mas, em virtude do anuncio da morte do ex-governador Jackson Lago, a sessão foi suspensa e o presidente decretou luto oficial de três dias. Os estudantes lamentaram a morte do ex-governador e afirmaram que voltarão, assim que as atividades da assembléia reiniciarem novamente.