
Prefeito Nonato Pereira juntamente com a governadora e os veredores do município.
_______________________________________________________
Quando estive no município de Buriti Bravo no festejo de Santo Antonio, anunciei aqui no blog, que faria um comentário sobre o cenário político do município. Pois bem, aqui vamos nós.
Critiquei por muitas vezes o prefeito Nonato Pereira(PDT), em algumas situações, produzindo matérias que repercutiram na imprensa maranhense. As mais comentadas foram: “Prefeito demite funcionário por fazer elogio a governadora Roseana Sarney” e “Prefeito de Buriti Bravo embarga obra do governo”. Ao meu pedido, meu amigo jornalista e blogueiro, Décio Sá, publicou em seu blog. As matérias foram tão comentadas, que fizeram com que o prefeito Nonato Pereira, enviasse resposta ao blogueiro.
Inclusive, o deputado Gastão Vieira, sabendo que tinha sido eu a redatora da matéria, ao me encontrar em Bacabeira na visita do presidente Lula á Refinaria, solicitou que fosse mais branda com o prefeito, que naquele momento estava decidido o seu apoio á governadora Roseana Sarney.
O prefeito de Buriti Bravo na última eleição (2006), apoiou o ex- governador cassado, Jackson Lago, o que gerou uma onda fanática no município em apoio a Jackson Lago.
Com a volta de Roseana Sarney, ao governo do Estado. A situação começou a ficar diferente. Roseana iniciou um trabalho de articulação política, junto aos prefeitos que votaram contra ela nas eleições, incluindo Nonato Pereira. A pessoa responsável por essa articulação foi o deputado federal, Gastão Vieira, que obteve cerca de 5 mil votos no município.
No dia 03 de maio, a governadora Roseana, visitou o município para fazer a entrega da MA-132 (que liga Colinas a Buriti Bravo), e finalmente o prefeito decidiu declarar apoio á governadora. Nonato Pereira surpreendeu a todos quando afirmou durante seu discurso que Jackson Lago, tinha sido irresponsável por não concluir as obras prometidas no município.
De lá pra cá, o prefeito tem se mostrado fiel ao grupo de Roseana, deixando alguns secretários municipais e vereadores, contrariados com a sua decisão.
A principal delas, é Luciana Leocadio(PDT), que é secretária de Educação , vereadora e presidente do PDT no município.
Ou melhor, ex-secretária de Educação. Na segunda-feira (12), Luciana, pediu demissão por não aceitar apoiar a governadora. Ela preferiu acompanhar o ex-governador cassado, Jackson Lago. Assumiu em seu lugar a professor Francilete Pereira da Silva.
CENÁRIO MUNICIPAL
Com isso, o cenário político municipal sofre algumas alterações. Estamos em plena campanha para escolher os novos representes para (presidente, governador, senador e deputado).
Mas em Buriti Bravo, a sensação que temos é que a eleição para prefeito e vereadores do município anda a todo vapor.
Luciana Leocadio, foi a única a sair á frente. Insatisfeita com a perda de poderes dentro da Secretaria de Educação, iniciou um complô dentro do mesmo grupo contra o prefeito. O vereador Sebastião Leite é o seu principal aliado. Outras pessoas também resolveram segui-la. Inclusive os editores do jornal Folha do Bacuri, que sempre em seus artigos criticam o tempo todo o prefeito.
Diante disso, Luciana segue como pré-candidata a prefeita de Buriti Bravo. Sem o apoio de Nonato Pereira.
Comenta-se na cidade que o prefeito teria dois nomes para lançar. O do presidente da Câmara Municipal, Professor Pelé e o secretário de Finanças, Brás.
Outra pessoa corre para mostrar serviços e conquistar a confiança do prefeito para ser o seu sucesso. Américo Costa. Mas pesa sobre ele, a falta de credibilidade e o alto índice de rejeição por parte da população.
Cid Costa(PTB), que perdeu as eleições em 2008 para prefeito, também já é pré-candidato.
Cid, assumiu a Gerencia Regional da Aged em São João dos Patos, e tem se movimentado no governo de Roseana para garantir o apoio nas eleições de 2012.
Mas, todas as decisões para as eleições de 2012, passa pela eleição ao Governo do Estado em 2010. E com isso, mudar todo o cenário político do município. Afinal, em política tudo pode acontecer.
Agora é esperar para vê.