domingo, 6 de novembro de 2011

WEVERTON ROCHA: TAVA DEMORANDO ELE VOLTAR À APRONTAR...








Pode se dizer que Weverton Rocha é um menino para Política. Mas com currículo de gente grande. Sua rápida ascessão na área não deixa dúvidas: Nasceu pra isso. Forjou seus primeiros passos no movimento estudantil. Onde presidiu a União Municipal dos estudantes.



Garoto esperto, dois anos de praia e já demonstrava suas aptidões para o ramo:Saiu de lá acusado pela promotoria publica de estelionato, formação de quadrilha e de não explicar o sumiço de R$ 1 milhão da entidade.Feito que lhe rendeu promoções a cofres mais abastados.



Como as secretárias de juventude e esporte do Estado. Quando este foi Governado pelo finado companheiro de partido e padrinho político, Jackson Lago.Gestões que lhe permitiram estreitar ainda mais sua relação com o Ministério Público. Que dessa vez o denunciou a justiça por improbidade administrativa.Tinha pago R$ 5 milhões a empreiteira Maresias Construções mesmo antes de iniciarem os serviços de reestruturação do ginásio costa Rodrigues. Obra que a empresa havia levado em licitação tão suspeita quanto o repasse em questão.


Com a queda de seu padrinho Jackson lago do Governo do Estado, Rocha, ascendeu ao Governo federal pelas mãos do Ministro Carlos Lupi.Montou sua banca na assessoria especial do novo padrinho. E de lá, segundo a revista Veja, determinava a valor da propina a ser paga para “agilizar” o processo de ONGs em dificuldades burocráticas criadas propositalmente por membros do órgão.Rocha, no entanto, quando a denuncia estourou, já tinha limpado suas gavetas do Ministério do TrabalhoDesde outubro, dá expediente na Câmara como Deputado Federal. Graças a uma licença até hoje não muito explicada do titular da vaga, Carlos Brandão (PSDB). Atendo solicitação de Lupi.


Talvez para coroar os préstimos de seu afilhado em sua até aqui curta, porém proeminente carreira no serviço Publico. Que tal qual um espécie de nômade na área, nunca fica muito tempo na mesma funçãoPassou dois anos respondendo pela UMES.E mais ou menos ou mesmo tempo como Secretário de Estado e depois Assessor de Ministério.Funções exercidas com o exímio caminhar comum da Política, dos muitos que não conseguem passar pelo cargo publico sem obviamente deixarem suas marcas. Algo como as Vacas:Que (com o perdão do vocabulário chulo) por onde passam deixam seu rastro de bosta.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Governador Arnaldo Melo assina decreto criando Grupo de Trabalho para inclusão social


O Governo do Estado vai trabalhar ações que visam proporcionar a inclusão social dos moradores das regiões mais carentes do Maranhão. O decreto que cria Grupo de Trabalho (GT) para esse fim, sob coordenação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), foi assinado pelo governador em exercício, Arnaldo Melo, na manhã desta terça-feira (1º), no Palácio dos Leões.

“Será uma ação nos moldes do programa desenvolvido na gestão da presidente Dilma Rousseff. O objetivo do Governo do Maranhão é realizar, em parceria com o Governo Federal, ações voltadas para a população mais carente de acordo com as vocações produtivas de cada região”, declarou Arnaldo Melo.

O Grupo de Trabalho vai selecionar ações em todo o estado de acordo com essa vocação regional. Os projetos, prioritariamente, deverão explorar atividades produtivas de pequeno porte. De acordo com o documento, 120 dias após a sua instalação, o grupo deverá apresentar relatório sobre a seleção, acompanhado de proposta de ações do governo em cada uma das áreas identificadas.

Farão parte do GT, as secretarias da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro); Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc); Desenvolvimento Social (Sedes); Trabalho e Economia Solidária (Setres); e do Turismo (Setur). O documento tem por base os incisos III e V do artigo 64, da Constituição Federal.

De acordo com o governador em exercício, a intenção é aproveitar o momento econômico vivido pelo estado para capitalizar ações de inclusão para a população de renda mais baixa. “O governo tem trabalhado para atrair empresas e recursos, trazendo credibilidade ao estado, por isso é preciso pensar ações que levem informação, tecnologia e que capacitem os jovens ao mercado de trabalho, visando gerar renda para essas famílias”, frisou Arnaldo Melo.

(Com informações Secom)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

São José de Ribamar, Buriti Bravo e outros municípios ganharão complexo industrial




O secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo e o prefeito Gil Cutrim, assinaram hoje (18), no Palácio dos Leões, Acordo de Cooperação Técnica para implantação do Distrito Industrial do município de São José de Ribamar.

A previsão é que o distrito comece a operar em dois anos. "Assinamos esse acordo para que o município receba um complexo industrial que vai gerar emprego e renda não apenas para os ribamarenses, mas para a Ilha de São Luís. Além disso, o distrito vai disseminar progresso, crescimento econômico, desenvolvimento e inclusão social também para a região do Munim", disse Luis Fernando.

A meta é direcionar a área para a implantação de indústrias limpas e de pequeno e médio porte, aproveitando as potencialidades regionais e incrementando as atividades industriais e comerciais do Estado. "Já existem várias empresas interessadas em se instalar na região. Lá, nós vamos trabalhar com indústrias mais limpas, de baixo impacto ambiental, respeitando a característica da cidade de ser um balneário e um santuário religioso para mantermos, também, a qualidade de vida dos ribamarenses", afirmou o secretário Maurício Macedo.

De acordo com o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, o primeiro passo é demarcar as áreas e avaliar as propriedades. "A partir de agora, vamos fazer a topografia da área para que iniciemos o processo de urbanização, levando a infraestrutura necessária para a implantação do distrito industrial. Nós agradecemos a parceria com o Governo do Estado para a concretização deste projeto, que, tenho certeza, beneficiará o cidadão da nossa cidade", frisou.

Distritos industriais

Ao todo, existem quatro distritos industriais em implantação (Grajaú, Balsas, Buriti Bravo e Aldeias Altas), sete em fase de estudos (Timon, Santa Inês, Codó, Caxias, Rosário, Pinheiro e Zé Doca) e quatro já concluídos (São Luís, Imperatriz, Porto Franco e Bacabal).




Com informações da Secom

sábado, 27 de agosto de 2011

SECRETARIA DE JUVENTUDE PROMOVE CONFERÊNCIAS REGIONAIS

A Secretaria de Estado de Juventude iniciará neste domingo (28), em Bacabal, as Conferências Regionais de Juventude. O objetivo é discutir as políticas públicas de juventude para o Maranhão. O evento acontecerá no clube Vanguarda, das 8h às 17h.


Lideranças de 20 municípios já confirmaram presença na Conferência, que terá edições também em Viana, Pio XII, Balsas e São Luís. De acordo com o secretário André Campos, o processo de discussão já foi iniciado nos municípios e, agora, estão tendo continuidade nas regionais. O debate culminará com a realização da 2º Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude do Maranhão, nos dias 30 e 31 de outubro.


“A juventude é prioridade no Governo Roseana e as conferências garantem os meios para o debate que nos levarão a novas conquistas e desafios. Por essa razão, estamos nos esforçando para potencializar as discussões a serem inseridas no Plano Estadual de Juventude”, declarou o secretário André Campos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Definidos os classificados da Regional de Buriti Bravo




SÃO LUÍS - Mais nove escolas garantiram presença na Etapa Interregional, terceira fase dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Após uma semana de disputas na cidade de Buriti Bravo, foram conhecidos os representantes daquela região na maior competição esportiva estudantil do Estado.

O município que mais se destacou nesta etapa foi exatamente Buriti Bravo. Ao todo, as equipes da cidade conseguiram quatro, das nove vagas que estavam em disputa, distribuídas entre as modalidades de futebol de campo, futsal, handebol e beach-scocer.

No futebol de campo, duas equipes conseguiram classificação para a Etapa Interregional. No infantil masculino, a equipe da escola Dr. Tema, da cidade de Tuntum, conquistou a vaga. Já no infanto masculino, a escola Leda Tajra, de Buriti Bravo.

Nas disputas do futsal, muitos gols e jogos muito acirrados. As escolas de São Domingos do Maranhão foram as que mais se destacaram na categoria feminino. No infantil, o Colégio Pio XII se classificou. Já no infanto, a vaga ficou com o colégio Presidente Médice. A escola Joana Lima, de Presidente Dutra, foi a vencedora no infantil masculino, enquanto que o colégio Elicéu Alves, também de Presidente Dutra, se classificou no infanto masculino.


No handebol, duas equipes se classificaram para a próxima fase. No infantil feminino, o colégio Paulo Renato, assegurou um lugar na Etapa Interregional, assim como o colégio Senador Carvalho, no infanto feminino. As duas equipes são de Buriti Bravo.


A última equipe classificada para próxima etapa dos JEMs é da modalidade beach-soccer. No infanto masculino, o Colégio José Raposo, de Buriti Bravo, representará a região na Etapa Interregional.


Etapa Regional


As duas últimas etapas regionais dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) tiveram início nesta segunda-feira (25) nas cidades de Coroatá e de Pinheiro. As competições prosseguem até o dia 30 deste mês. As equipes vencedoras de cada modalidade avançam para a Etapa Interregional dos JEMs, em São Luís, e disputam três vagas para a fase final dos jogos escolares.


Com Coroatá e Pinheiro, a Etapa Regional dos JEMs completa suas seis fases. Anteriormente, a competição havia sido disputada nos municípios de Chapadinha, Pastos Bons, Buriticupu e Buriti-Bravo.


Equipes classificadas na Regional de Buriti Bravo

Futebol:

Infantil masculino: Escola Dr. Tema (Tuntum)

Infanto feminino: Escola Leda Tajra (Buriti Bravo)

Futsal:

Infantil feminino: Colégio Pio XII (São Domingos do Maranhão)

Infanto feminino: Colégio Presidente Médice (São Domingos do Maranhão)

Infantil masculino: Escola Joana Lima (Presidente Dutra)

Infanto masculino: Colégio Elicéu Alves (Presidente Dutra)

Handebol:

Infantil feminino: Colégio Paulo Renato (Buriti Bravo)

Infanto feminino: Colégio Senador Carvalho (Buriti Bravo)

Beach-soccer:

Infanto masculino: Colégio José Raposo (Buriti Bravo)

terça-feira, 19 de julho de 2011

JUVENTUDE MARCA PRESENÇA NO LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA DE SARNEY



Durante o lançamento da biografia de Sarney, o deputado Roberto Costa esteve presente com um grupo de jovens estudantes.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Governo lança edital do Programa Aula do Futuro 2011




Para fortalecer a aprendizagem de mais de 12 mil alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública estadual, o Governo do Estado, por intermédio das secretarias de Ciência e Tecnologia (Sectec) e Educação (Seduc), lança, nesta segunda-feira (18), o edital para seleção de mil tutores que irão atuar no Programa Aula do Futuro 2011. A ação visa melhorar o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contribuindo para sua inserção nas Instituições de Ensino Superior.

As inscrições poderão ser feitas até dia 31, no endereço eletrônico www.fapema.br/patronage. Poderão participar da seleção, conforme edital, professores que desempenham atividades no ensino médio, nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Um ponto a destacar é que o programa Aula do Futuro não servirá como reposição das aulas não ministradas pelos professores da rede estadual durante o período de greve. Este programa desenvolverá atividades complementares ao conteúdo ministrado em sala de aula, visando Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos pré-selecionados deverão participar de uma capacitação, com duração de uma semana, com carga horária de 18h. Aqueles que apresentarem melhor desempenho serão escolhidos para atuação como tutores do programa. Os tutores receberão bolsas no valor de R$ 580,00 para dedicação de, no mínimo, 8 horas semanais. As bolsas terão duração de até seis meses, de acordo com a disciplina ministrada.

Segundo o secretário adjunto da Sectec, Almir Coelho, além dos tutores, deverão ser selecionados, posteriormente, cerca de 120 supervisores e monitores. “O programa possui características inovadoras, utilizando metodologia com suporte de recursos tecnológicos avançados na modalidade de educação à distância, adaptado à realidade da região, permitindo atender um grande contingente de alunos, professores e técnicos”, destacou.

A secretária adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra, ressaltou que todo o desenvolvimento do programa será acompanhado por uma equipe técnico-pedagógica das duas secretarias envolvidas, para que a ação seja exitosa. “Todo o processo será avaliado periodicamente com intuito de garantir ao aluno o sucesso ao programa, bem como o fortalecimento da aprendizagem”, declarou.

O chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas, Hênio Aragão, explicou que o programa tem carga horária total de 500 horas/aula, estruturada em áreas temáticas e abordando um total de nove disciplinas. “As aulas serão ministradas através da metodologia de ensino presencial mediado por tecnologia com carga-horária e processo de ensino aprendizagem, dividido em três momentos distintos: videoconferências, apoio tutorial presencial e estudos complementares a distância”, explicou.

O programa Aula do Futuro é uma ação continuada que teve início em 2009, com atividades pedagógicas distintas e complementares, com foco nos alunos, professores e profissionais da 3ª série do ensino médio da rede pública estadual. Nesta edição, as aulas acontecerão em 97 escolas da rede estadual, em 46 municípios, nos quais estão instalados pontos de interatividade.

sábado, 16 de julho de 2011

GOVERNADORA ROSEANA RECEBE MINISTRO DO TRABALHO




A governadora Roseana Sarney cumpriu extensa agenda nesta sexta-feira (15), incluindo encontros com comitiva do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e reunião com o ministro do Trabalho e Emprego e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Os encontros aconteceram em seu gabinete no Palácio dos Leões.

Os membros do PRB fizeram uma visita de cortesia à governadora. Estiveram presentes o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, e o deputado federal Cleber Verde, deputados estadual Marcos caldas, entre outros integrantes do partido.

O ministro Carlos Lupi, que está no Maranhão cumprindo agenda política e oficial, tratou com Roseana Sarney sobre ações exitosas do Governo do Estado no setor, a exemplo do Programa Maranhão Profissional, cuja proposta é capacitar 400 mil maranhenses para ocupar os postos de trabalho que surgirão com os empreendimentos que estão se instalando no estado.

“Os cursos já foram iniciados e a nossa meta é treinar jovens estudantes e trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho para que tenham condições de atenderem as demandas dos grandes empreendimentos que estão se instalando no estado”, ressaltou a governadora.

Participaram do encontro, o secretário de Estado e Economia Solidária, José Antônio Heluy; o secretário interino de Estado de Juventude, André Campos; o deputado estadual Roberto Costa; o assessor do MTE, como Weverton Rocha, e o vereador Ivaldo Rodrigues.

Durante a reunião, a governadora apresentou ao ministro os detalhes do Maranhão Profissional e falou sobre os empreendimentos que estão em instalação no Maranhão, resultado do esforço do governo em atrair investimentos para o estado. Roseana Sarney também reafirmou ao ministro a necessidade da liberação de recursos federais para os projetos de capacitação de jovens maranhenses.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Telefonia móvel: Procon, MP e AL garantirão direitos do consumidor




As estratégias de atuação em relação ao serviço de operadoras de telefonia móvel no Maranhão foram discutidas em reunião, na tarde desta segunda-feira (11), no auditório da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), com participação da Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MA), Ministério Público Estadual e da Assembleia Legislativa. De acordo com o gerente do Procon, Felipe Camarão, a reunião serviu para demonstrar a união dos poderes públicos em prol dos consumidores do estado.

“O Procon não está trabalhando só, estamos unindo forças com os poderes Legislativo e Judiciário para que, com essa ação conjunta, possamos ter maior eficiência na defesa dos direitos dos consumidores”, declarou Felipe Camarão.

Também participaram do debate, a secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira; a promotora do Consumidor, Lítia Cavalcanti; e o deputado estadual José Carlos Nunes. Para Luiza Oliveira, essa reunião serviu também para definir estratégias para melhorar o atendimento no interior do estado.

“O nosso objetivo neste momento é melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras e, para isso, vamos traçar um mapa de quais são os locais em que os consumidores estão mais insatisfeitos, também no interior. O Governo do Maranhão está empenhado em restabelecer no interior órgãos de atendimento e reclamação dos consumidores, além de aprimorar os Conselhos Administrativos e de Fiscalização do Procon”, disse Luiza Oliveira.

Um dos temas tratados na reunião foi a Ação Judicial, em forma de medida cautelar, movida contra a operadora Tim, que no dia 28 de abril sofreu um “apagão” nas linhas telefônicas e desde então, de acordo com denúncias feitas ao Procon, não vem prestando serviço a contento. Por causa do problema, ainda nesta semana, haverá uma reunião do Conselho com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão regulador técnico que, na ocasião, apresentará dados para serem acrescentados ao processo sobre as condições da operadora de absorver ou não a demanda de linhas telefônicas.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ESCOLAS ESTADUAIS RECEBERÃO QUADRAS POLIESPORTIVAS




O Ministério da Educação realizou uma pré-seleção para construir milhares de quadras em todo o estado. O critério adotado para a pré-seleção foi a quantidade de alunos matriculados, a partir de 500 alunos por escola.

A partir do dia 10 de julho, o Governo do Maranhão poderá acessar o site: www.simec.mec.gov.br e fazer o cadastro das escolas do estado para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II. O Governo Federal ainda vai anunciar a data para que as prefeituras façam o mesmo com as escolas municipais.

Confira a lista dos municípios e escolas em todo o Maranhão:

AÇAILÂNDIA

CE MARIA IZABEL RODRIGUES CAFETEIRA

CE PROF ANTONIO CARLOS BECKMAN

EM GASTAO VIEIRA

EM ANTONIO OLIVEIRA CAMPOS

EM AULIDIA GONCALVES DOS SANTOS

EM EDUARDO PEREIRA DUARTE

EM PROF JOVIANA S FARIAS

EM SIMONE MACIEIRA

EM TANIA LEITE SANTOS

EM ROSEANA SARNEY

EM RAFAEL DE ALMEIDA RIBEIRO

EM AULIDIA GONCALVES EXTENSAO

EM JESUS DE NAZARE

ALCÂNTARA

EM INACIO DE VIVEIROS RAPOSO

ALDEIAS ALTAS

CE TEOFILO DIAS

ESCOLINHA PE ANTONIO FERRARIS

UE ANTONIETA CASTELO

CRECHE TIA ANALIA ARAUJO

ALTAMIRA DO MARANHÃO

GE RUI BARBOSA

ALTO ALEGRE DO MARANHÃO

CE JOSE RIBAMAR MARAO

UE STA MONICA

UI JOAO MAMEDE PIRES

UI AUGUSTO CURY

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ

CE PROFª MARCELINA NOIA ALVES

COLEGIO PROFESSOR JERONIMO PINHEIRO

UI DR FRANCISCO BATISTA

UI PROFESSORA ANNA MARIA PATELLO SALDANHA

ALTO PARNAÍBA

CE VITORINO FREIRE

EM PROF CONCEICAO NERIS

AMAPÁ DO MARANHÃO

CE PROF MARIA DO SOCORRO MENDONCA DA SILVA

ANEXO I – CE PROF MARIA DO SOCORRO MENDONCA DA SILVA

AMARANTE DO MARANHÃO

CE PADRE JOAO BATISTA TEIXEIRA

EM COSTA E SILVA

EM DILSON FUNARO

EM CASTELO BRANCO

EM GENERAL EURICO GASPAR DUTRA

ANAJATUBA

CE NINA RODRIGUES

UI COMECINHO DE VIDA

ANAPURUS

CE DR JOSE MARIA CABRAL MARQUES

GE DEP JOAO CASTELO

UE TALLES RIBEIRO GONCALVES

APICUM-AÇÚ

CE AMADO JOAQUIM

CEEFM JOAQUIM AMADO

UI CANDIDO REIS COSTA

ARAGUANÃ

UI ANTONIO DA SILVA FURTADO

EM ANTONIO DA SILVA FURTADO SUPLET

ARAIÓSES

CE LUIS VIANA

EM TUDES JOSE CARDOSO

EM JOSE VALENTINO BRAGA

C E RAIMUNDO NONATO SILVA CARDOSO

ARAME

CE FELIPE DE BARROS LIMA

CE BEM ONY GOMES

GE DEP CID CARVALHO

COL MUN MARIA MARTINS MATIAS

CE GOV JOSE REINALDO

AXIXÁ

CE ESTADO DO ACRE

BACABAL

CE PROFA LEDA MARIA CHAVES TAJRA

CE ARIMATHEA CYSNE

CE URBANO SANTOS

UI NADIR ABREU

CE PRES JOSE SARNEY

IE PLIM PLIM

UE FRANCISCO VIEIRA LINS

UE SAO JOAO BATISTA

BACABEIRA

CE MONS LUIS ALVES MADUREIRA

UI RAIMUNDO AQUINO MACEDO

BALSAS

UI DIDACIO SANTOS

CE MARIA DO SOCORRO COELHO CABRAL

EM MARIA JUSTINA SERRAO

EM AGOSTINHO NEVES

EM DR JOSE BERNADINO PEREIRA DA SILVA

EM MONSENHOR CLOVIS VIDIGAL

EM SEN ALEXANDRE COSTA

BARRA DO CORDA

CE DOM MARCELINO DE MILAO

UI MANOEL MARTINS

UI MARIA SAFIRA DA SILVA

UI ENOC VIEIRA

UI PROFº GALENO EDGAR BRANDES

BARREIRINHAS

CE JOAQUIM SOEIRO DE CARVALHO ANEXO II

CE JOAQUIM SOEIRO DE CARVALHO ANEXO III

CE JOAQUIM SOEIRO DE CARVALHO ANEXO I

CEFM GOVERNADOR MATOS CARVALHO

UI JOAO BERNARDO FRANCISCO DOS SANTOS

BELA VISTA DO MARANHÃO

EM DR JOSE RIBAMAR DE MATOS

EM NEUSA PINTO XAVIER

BEQUIMÃO

UE ANICETO CANTANHEDE

BOM JARDIM

CE GOV JOSE SARNEY

EMEB NEY BRAGA

EMEB FREI ANTONIO SINIBALDI

EMEB ADROALDO ALVES MATOS

BOM JESUS DAS SELVAS

UI MANOEL CAMPOS SOUSA

UI DR FRANCISCO XIMENES ARAGAO FILHO

UI DE 1º GRAU PRFº HUMBERTO DE CAMPOS

EM PADRE LUIS MONTOVANNE

BOM LUGAR

UE CARLOS DIAS SARDINHA

BREJO DE AREIA

UE RITA DE CASSIA

BURITI

UI MAJOR JOAO COSTA

UI INACIA VAZ

BURITI BRAVO

CE SENADOR CARVALHO GUIMARAES

BURITICUPU

CE DR FERNANDO CASTRO

UI RUI BARBOSA

UI FREI CANECA

UI DR IRIS PEDRO DE OLIVEIRA

UNIDADE INTEGRADA BURITICUPU

UI PE EDMILSON DE SOUSA FREIRE

UI JUSCELINO KUBITSCHEK

JARDIM DE INFANCIA PAULO FREIRE

BURITIRANA

UE JOSE RIOS

CACHOEIRA GRANDE

CE SOTERO DOS REIS

EM STO ANTONIO

CAJARI

EM RAIMUNDO LOBAO

CAMPESTRE DO MARANHÃO

CE VALENTIN DA SILVA AGUIAR

CÂNDIDO MENDES

UE PROFA LEDA TAJRA
CANTANHEDE

CE GETULIO VARGAS

EM PROF JOSE DE MELO E SILVA

EM DESEMBARGADOR SARNEY COSTA

EM HILDO OLIVEIRA ROCHA

CAROLINA

CE LUZIA AIRES MARANHAO

UE AMERICO AYRES

CARUTAPERA

CE PROF OLIMPIA OLIVEIRA CNEC

UE SONHO DOURADO

UI MOACIR HERACLITO DOS REMEDIOS

UE RURAL DE 1 GRAU DORALICE DOURADO

UI VEREADOR LAERCIO FERNANDES DE OLIVEIRA

CAXIAS

CE CONEGO ADERSON GUIMARAES JUNIOR

CE THALES RIBEIRO GONÇALVES – SEDE

UE JOAO LISBOA

CE EUGENIO BARROS

CE GONCALVES DIAS

CE MONS CLOVIS VIDIGAL

CE SANTOS DUMONT

COL STO ANTONIO

UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL ANTONIO EDSON

UI MUL FILOMENA MACHADO TEIXEIRA

UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL GOVERNADOR PEDRO NEIVA DE SANTANA

UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL GUIOMAR CRUZ ASSUNCAO

UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL COELHO NETO

UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL RAIMUNDO NUNES DA SILVA

UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL LEONCIO ALVES DE ARAUJO

CEDRAL

CE PEDRO NEIVA DE SANTANA

CENTRO DO GUILHERME

ESC MUNICIPAL JOSE TORRES EVANGELISTA

CENTRO NOVO DO MARANHÃO

CE VITORINO FREIRE

CHAPADINHA

CE DR OTAVIO VIEIRA PASSOS

UI SEBASTIAO RODRIGUES LOBO

UI MANOEL JOSE SANTANA

UI ALEXANDRE COSTA

UI DR ALMADA LIMA FILHO

UI PRESIDENTE JOSE SARNEY
CODÓ

CE COLARES MOREIRA

CE JOAO RIBEIRO

CE CLODOMIR MILLET

CE ALMERINDA BAYMA

CE RENE BAYMA

UE MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS

EM SEN ALEXANDRE COSTA

EM RENE BAYMA

UEM DEP JOSE SARNEY FILHO

UE MARIA ALICE MACHADO

UE MUL ROSALINA ZAIDAN

UI MUNICIPAL RENATO ARCHER

EM DEPUTADO CAMILO FIGUEIREDO

COELHO NETO

CE JOSE SARNEY

EM JOSE SARNEY

EM LEOZINHO SABIDO ORLANDO ALBUQUERQUE

EM SAO FRANCISCO

EM DR BENEDITO DUARTE - 1.332

COLINAS

UI DUQUE DE CAXIAS
CE MARIA JOSE MACEDO COSTA

UI HAYDE CHAVES

EDUCANDARIO ELISABETTA RENZI

CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU

EM SADOK BASTOS DE MATOS

EM MANOEL DE NAZARETH DOS SANTOS

EM RAIMUNDO NONATO MENESES

EM GOVERNADORA ROSEANA SARNEY

COROATÁ

CE FRANCISCO GONCALVES MAGALHAES

CE CLODOMIR MILET

EM AREAL I

EM MACAUBA I

EM TRESIDELA III

COMPLEXO EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

COMPLEXO EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL ANEXO I

COMPLEXO EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANEXO II

CURURUPU

CE GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS

UNIDADE INTEGRADA MUNICIPAL HERCULANA VIEIRA II

UI NELSON ELESBAO MACHADO

UI MUNICIPAL HERCULANA VIEIRA

DAVINÓPOLIS

EM SAO FRANCISCO DE ASSIS

DUQUE BACELAR

COL EUZAMAR MACHADO VILAR

DOM PEDRO

CE GOV LUIS ROCHA

ESPERANTINÓPOLIS

CE JOAO ALMEIDA

COL MUL FRANCISCO JOVITA

EM JEFFERSON MOREIRA

ESTREITO

UE PRIMEIRO PASSO

UI LUIS DE OLIVEIRA

UI VIRGILIO FRANCO

FEIRA NOVA DO MARANHAO

EM PEDRO ALVES DE OLIVEIRA

FORMOSA DA SERRA NEGRA

UI ELIZA MOREIRA FERRAZ

FORTALEZA DOS NOGUEIRAS

CE MARCELINO MACHADO

CE HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO

ESCOLA MUNICIPAL SAO RAIMUNDO NONATO

ESCOLA MUNICIPAL TIA ANALIA

FORTUNA

CE ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UE DEP EDSON LOBAO

GODOFREDO VIANA

CE BENEDITA JORGE

CEEF E EJA IOLANDA COSTA E SILVA

GONÇALVES DIAS

UI PREFEITO LEONIDAS LIMA DA SILVA

GOVERNADOR ARCHER

UE JOSE LOURENCO

CE GOV ROSEANA SARNEY

GOVERNADOR EDISON LOBAO

EM JOSE ABDALA

EM STA RITA

EM PAULO RENATO SOUZA

GOVERNADOR EUGÊNIO BARROS

UE AGNELO VIEIRA CHAVES

GOVERNADOR NUNES FREIRE

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL CHAPEUZINHO VERMELHO

UNIDADE ESCOLAR ALCINO GOMES

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL VILA UNIAO

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FUTURO FELIZ

COMPLEXO EDUCACIONAL PROFESSOR HAMILTON WERNECK

GRAJAÚ

CE NICOLAU DINO
CE ANTONIO FRANCISCO DOS REIS

EM PASTORAL EZON MOREIRA FERRAZ

EM PROF MARLY ARAUJO

EM FREI BENJAMIM DE BORNO

EM SAO FRANCISCO DE ASSIS

EM FERREIRA LIMA

HUMBERTO DE CAMPOS

CE HUMBERTO DE CAMPOS

EM ADALBERTO MENDES FILHO

EM MARCELINO FREITAS

EM SANTA RITA

EM ZILDA MARIA SANTOS MESQUITA

ICATÚ

CE ANA FLAVIA PEREIRA DA SILVA
EM SEVERIANO DE AZEVEDO

IGARAPÉ DO MEIO

JORGE MOISES DA SILVA

ITAIPAVA DO GRAJAÚ

EM NELLY LA ROCQUE

ITINGA DO MARANHAO

ESCOLA MUNICIPAL DEY ALVES PESSOA

EM OSVALDO RODRIGUES DA COSTA

EM VIRIATO CORREIA

ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO PEDRO NOVAIS

EM ROSEANA SARNEY

ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO ALMEIDA PIMENTEL

ITAPECURU MIRIM

EM INTEGRADA MARIANA LUZ

EM GONCALVES DIAS

UNIDADE INTEGRADA JOSE RODRIGUES SOBRINHO

EM PAROQUIAL SAO VICENTE DE PAULO

CEF PROF MARIA DO SOCORRO LAUANDE FONSECA

IMPERATRIZ

CE DELAHE FIQUENE

CE EDISON LOBAO

CE PEDRO FERREIRA DE ALENCAR

CE URBANO ROCHA

CE VESPASIANORAMOS

CE GOVERNADOR ARCHER

CE ESTADO DE GOIAS

EM JOSE DE ALENCAR

EM WADY FIQUENE

EM NUCLEO SANTA CRUZ

COL MUNICIPALIZADO SINOPSE

EM LEONCIO PIRES DOURADO

ESC MARLY SARNEY

EM STA TEREZA D AVILA

EM SANTOS DUMONT

EM SUCESSO CRIANCA

EM SAO VICENTE DE PAULA

EM PEDRO ABREU

EM PROF JOSE QUEIROZ

EM BRASIL NOVO

JENIPAPO DOS VIEIRAS

UI IOLANDA NEPUCENO SILVA

JOÃO LISBOA

U I LAURENTINA PEREIRA MOTA

CE HENRIQUE DE LA ROQUE

JUNCO DO MARANHÃO

UI ANTONIO JOAQUIM DOS REMEDIOS

UI EULALIA ROSA DE MELO

JOSELÂNDIA

CE DR NEWTON BELLO
LAGO DA PEDRA

CE SAO JOSE

UI PROFESSORA JOSEFA AGOSTINHO PEREIRA

UI RAIMUNDO NERES BANDEIRA

UI LAUDICELIA ARRUDA MELO

LAGO DO JUNCO

COLEGIO ZECA LEDA

UE DR OSMAR RODRIGUES DE CARVALHO

LAGO VERDE

CE JOHN KENNEDY

UI BALAO MAGICO

LAJEADO NOVO

UE PRESIDENTE SARNEY

LIMA CAMPOS

UI ARTUR AZEVEDO

MAGALHÃES DE ALMEIDA

EM HIGINO NUNES

EM ROSA COSTA

EM ANTONIO LOPES DE CARVALHO

MARACACUMÉ

C EDUC JOAO MIRANDA

UE DR NORBERTO M DE ARAUJO

UI JAIRON REGES DE ARAUJO

CE MARIA DA CONCEICAO DE SOUSA

EM ADRIELLY SIMONE BEZERRA DOS SANTOS

CE MARIA DO SOCORRO ALMEIDA RIBEIRO – ANEXO I -SEDE

MARAJÁ DO SENA

UE TEIXEIRA SANTOS

MARANHÃOZINHO

EM DE 1ª E 2º GRAU DEPUTADO JOAO SILVA

ESC RURAL DE MARANHAOZINHO

MATA ROMA

COL BENEDITO CORREIA

COL ODILOM MARCHAO DE CARVALHO

COL MARIA MORENO LIMA

MATINHA

EM INST EDUCACIONAL ALBERTO S COSTA

MATÕES

UE PE DELFINO

UE PRES COSTA E SILVA

UE DEP ALEXANDRE COSTA

UI JOAO ALVES DE MORAES

CRECHE TIA SUELY

EM MAE ROMANA

MIRANDA DO NORTE

UE EDIVALDA BONFIM

UE BENEDITA OLIVEIRA SARAIVA

UI GUMERCINDO PAIXAO FERNANDES

UE JORGE SALOMAO

MONÇÃO

CENTRO DE ENS MUL PRES DUTRA

COL ALBERICO FRANCA FERREIRA

JI MORANGUINHO

CE DR GETULIO VARGAS

MORROS

CE MUNICIPAL MONSENHOR BACELLAR

CE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

LORETO

CE PRESIDENTE MEDICE

LUIS DOMINGUES

CE ALMEIDA BRAGA

MONTES ALTOS

CE PARSONDAS DE CARVALHO

NOVA OLINDA DO MARANHÃO

CE TEREZINHA ALVES ROCHA

CE JOAO PAULO

COMPLEXO EDUCACIONAL SAO FRANCISCO DE ASSIS

NOVA COLINAS

EM IRAMITA CANAA BRASILEIR0

OLHO D’AGUA DAS CUNHÃS

EM RDA JACOME ERICEIRA-TIA MUNDIQUINHA

CE MARCO MACIEL

OLINDA NOVA DO MARANHÃO

UE FILOMENO PENHA DE CASTRO
PAÇO DO LUMIAR

CE DR LUIZ SERGIO CABRAL BARRETO

UEB CONJUNTO PARANA

UEB VEREADOR JOSE CARLOS COSTA PEREIRA

UEB LIBERALINO DE JESUS PEREIRA

UEB VILA SAO JOSE

UEB PAO DA VIDA

PARNARAMA

CE MESTRE TIBERIO
UE CLODOMIR MILLET

UE JOSE TORRES DE ASSUNCAO

PASSAGEM FRANCA

CE ESTADO DO PARANA

EM AFONSO COSTA

PASTOS BONS

CE GOV JOAO CASTELO

EM ANGELA BENICIO DE OLIVEIRA

PAULINO NEVES

CE ALFREDO DUALIBE

UE JOAO CRISOSTOMO

PAULO RAMOS

COL NS DA CONCEICAO

UE EDUCANDARIO DA PAZ

PEDREIRAS

UE PALMEIRINHA

CE OSCAR GALVAO

UE CARLOS MARTINS

PEDRO DO ROSARIO

UI JOSE MOUSINHO SILVA

CE PEDRO CUNHA MENDES

PENALVA

UE CALDAS MARQUES

UE OLIVEIROS MENDES

EDUC INF CRIANCA FELIZ

PERITORÓ

UE MUL MAE DONA

UE MUL TIRADENTES

EM EURENICE MACHADO DOS SANTOS

PINDARE MIRIM

CE JOSE SARNEY COSTA

CE FRANCISCO DAS CHAGAS VASCONCELOS

EM DE 1 E 2 G RAIMUNDA DE NAZARE JANSEN

EM MARIA AMELIA SILVA

EM NOVA BAMBU

EM PRINCESA ISABEL

ESC DE ENSINO FUND E MEDIO DEP JOAO SILVA

PINHEIRO

CE JOSE DE ANCHIETA

UE ODORICO MENDES

UNIDADE ESCOLAR PROFª DILU FREITAS

EM INAH REGO

COLEGIO DR PEDRO LOBATO

EM VEREADOR JOSE DE ARIMATEA NUNES

EM CATARINA VELOSO

UI PROFA ALNIR LIMA SOARES

PIO XII

CE NEWTON BELLO

UE GONCALVES DIAS

UE DEPUTADO MIGUEL BAHURY

UE DR EMILIO FARAY

PIRAPEMAS

CE RIBAMAR PINHEIRO

EM HILDENORA DE GUSMAO CASTELLO BRANCO

PRESIDENTE MEDICI

UI MUL SANTA TERESA

POÇÃO DE PEDRAS

CE NEWTON BELLO

PRESIDENTE DUTRA

UI GOV JOSE RIBAMAR FIQUENE

EM DE PRES DUTRA

PRESIDENTE SARNEY

CE DOM UNGARELLI ANEXO I PRESIDENTE SARNEY

EM INAH REGO

EM PE THOMAZ BECKMAN

EM RICARDO PEDRO PAGLIA

PRESIDENTE VARGAS

CE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

PRIMEIRA CRUZ

CE RURAL DOS LOPES

RAPOSA

UI CRIANCA ESPERANCA

UI JARBAS PASSARINHO

UI SARNEY FILHO

UE JOSE LISBOA

UE VILA NOVA

ROSÁRIO

CE LUIZA SOUSA GOMES

CE BENEDITO LEITE

CE PROF JOAQUIM SANTOS

RIACHAO

UI ORSINA LOBAO

SANTA FILOMENA DO MARANHAO

CENTRO EDUCACIONAL SANTA FILOMENA

SANTA HELENA

CE LEDA TAJRA

EF ANTONIA SILVA RIBEIRO

CEF GOVERNADOR JOAO CASTELO

CEF MARILENE DUAILIBE FERREIRA - 631

SANTA INÊS

CE ESTADO DE PERNAMBUCO
CE JOSUE MONTELLO

EM BANDEIRA TRIBUZZI

EM CORACAO DE JESUS

EM FERDNAN GUTMAN

EM VITORINO FREIRE

EM PROF JOAO ALIPIO

EM PEDRO LIMA

EM PE ANTONIO BOEING

EM DARCY RIBEIRO

PRE ESCOLA MAE PRETA

PRE ESCOLA ANTONIO JOSE

PRE ESCOLA MARCELINA NOIA

PRE ESCOLA MARIA CRISTINA VIEIRA DOS SANTOS

SANTA LUZIA DO PARUÁ

CE PROF LEDA TAJRA

CE PROFESSORA LEDA TAJRA – ANEXO I

UNIDADE INTEGRADA LAURA ESTRELA

UNIDADE INTEGRADA CARLINDO ALVES DA SILVA

UI CARLOS DRUMOND DE ANDRADE

UI SENADOR DARCY RIBEIRO

SANTA LUZIA

CE JOSE MARIANO MUNIZ

COL DEHON 1º E 2º GRAU

UE FERNANDO GABEIRA

UE GONCALVES DIAS

UI BENEDITO LEITE

UI ALUIZIO DE AZEVEDO

UE ASSIS MARRECA

UI DRA OLGA BENTO

SANTA QUITERIA DO MARANHÃO

CE CONEGO NESTOR CUNHA

UE ANTONIO MONTEIRO

SANTA RITA

EM ORLANDO GASILEU DE CARVALHO

JI SOSSEGO DA MAMAE

SANTO AMARO DO MARANHÃO

EM SEN VITORINO FREIRE

SANTO ANTÔNIO DOS LOPES

EM CORACAO DE JESUS

SÃO BENEDITO DO RIO PRETO

CE PROF LUIZ PINHO RODRIGUES

EM DO ENSINO MEDIO DOMINGOS MESQUITA

U I CAROLINA MESQUITA DE ARAUJO

UE DIAMANTINA SOUSA MESQUITA

SÃO BENTO

CE DOM LUIS BRITO

EM ANTONIO DIAS

ESC TECNICA DE SAO BENTO

CEM PROF NEWTON BELLO FILHO

SÃO BERNARDO

INST EDUC CONEGO NESTOR CARVALHO CUNHA

SÃO DOMINGOS DO AZEITÃO

EM LUCAS COELHO

SAO DOMINGOS DO MARANHÃO

CENTRO EDUCACIONAL JOFRAN TORRES

UE GARDENIA RIBEIRO

UE JOSE ALVES DE ANDRADE

SÃO JOÃO DO PARAÍSO

CE DELFINO AGUIAR DE AZEVEDO

SÃO JOÃO DOS PATOS

CE EDISON LOBAO

EM FRANCISCO MENDES VIEIRA

UE PE SANTIAGO S PRIETO

SÃO JOÃO DO CARU

CM ARTUR COSTA E SILVA

EM PAULO FREIRE

CE ALDENOR LEONIDAS SIQUEIRA

SÃO JOÃO DO SÓTER

UIM MARIANO CAMPOS

UIM LOURDES ITAPARY MOREIRA

UIM GOVERNADORA ROSEANA SARNEY

SÃO JOÃO DO PARAÍSO

UE ALEXANDRE COSTA - 598

SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

EM TOBIAS BARRETO

SÃO JOÃO BATISTA

GE MARLY SARNEY

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

UI HUMBERTO DE CAMPOS

UI PROF MARIA ELISA ALMEIDA SILVA

CE SETE DE SETEMBRO

CE ESTADO DA GUANABARA

CE SAO JOSE DE RIBAMAR

EM SANTO ANTONIO

EM GERMANO BATISTA

EM JOSE GREGORIO BOTAO

EM JOSE FERNANDES MACHADO

SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS

CE PRES JOAO FIGUEIREDO

SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO

CE JOAO SALES

CE NAZARE RAMOS

UE DEP LUIZ ROCHA

SÃO LUÍS

CE HUMBERTO DE CAMPOS

UI JOSE GIORCELI COSTA

UI MARECHAL CASTELO BRANCO

UI ALUIZIO DE AZEVEDO

UI BARBOSA DE GODOIS

UI ESTADO DO PARA

CE ROSEANA SARNEY MURAD

CE SAO CRISTOVAO

CE PAULO FREIRE SEDE

CE DR FRANCISCO DE ASSIS XIMENES ARAGAO FILHO

UI MARIA JOSE ARAGAO

UI GOV ARCHER

UE MARIA FIRMINA DOS REIS

UE CRUZEIRO DO SUL

UI ESTADO DO MATO GROSSO

UE JOSUE MONTELLO

CE JUVENCIO MATOS

CE VILA MARANHAO

UI EMESIO DARIO DE ARAUJO

UI VILA EMBRATEL

CE SALIM BRAID

UI SEVERIANO DE SOUSA LIMA

CENTRO DE EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS

UI VINICIUS DE MORAES

CE FERNANDO PERDIGAO

CE SAO CRISTOVAO – ANEXO JD SAO CRISTOVAO

CE PROF MARIO MARTINS MEIRELES

CE SAO CRISTOVAO ANEXO CRUZ STA BARBARA

CE PAULO FREIRE ANEXO

UEB ENS FUND EVANDRO BESSA – STA BARBARA

UEB ENS FUND PROF LUZENIR MATA ROMA

UEB ENS FUND PROF ROSILDA CORDEIRO

UEB ENS FUND SAO RAIMUNDO

UEB ENS FUND CAMELIA COSTA VIVEIROS

UEB ENS FUND JUSTO JANSEN

UEB ENS FUND ROSARIO NINA

UEB ENS FUND MINISTRO MARIO ANDREAZZA

UEB ENS FUND MIGUEL LINS

UEB OLIVIO CASTELO BRANCO

UEB ENS FUND HENRIQUE DE LA ROQUE ALMEIDA

UEB ENS FUND MINISTRO CARLOS MADEIRA

UEB ENS FUND LINDALVA TEOTONIA NUNES

UEB ENS FUND MARIA JOSE VAZ DOS SANTOS

UEB ENS FUND SAO JOSE ITAPERA

UEB ENS FUND OLINDA DESTERRO

UEB ENS FUND ANA LUCIA CHAVES FECURY

UEB ENS FUND HAYDEE CHAVES

UEB ENS FUND HORTENCIA PINHO

UEB ENS FUND JOSUE MONTELLO

UEB ENS FUND SALOMAO FIQUENE

UEB ENS FUND ODILO COSTA FILHO

UEB ENS FUND URUATI

UEB ENS FUND THOMAZ DE AQUINO ANDRADE

UEB ENS FUND MENINO JESUS DE PRAGA

UEB ENS FUND PROF CARLOS SAADS

UEB ENS FUND JOAO DO VALE

UEB ENS FUND PROF JOSE DA SILVA ROSA

UEB ENS FUND PROF ROSALIA FREIRE

CRECHE MARIA DE JESUS CARVALHO

SÃO MATEUS DO MARANHÃO

CE LUIS AUGUSTO BARROS

UE MUL NEY BRAGA

UI MUNICIPAL EPITACIO PESSOA

UI MUNICIPAL GONCALVES DIAS

UI MUNICIPAL JOSE DE SENA ROSA

UE MUL AYRTON SENNA

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

UI MONSENHOR BARROS

CE SAO RAIMUNDO NONATO

U I DOM RINO CARLESI

SÃO VICENTE FERRER

CE DR JOSE AROUCHE

SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

EMEF CASTRO ALVES

EM HENRIQUE DE LA ROCQUE II

SATUBINHA

CE ESTADO DE SERGIPE

UE ALUIZIO MONTEIRO

SENADOR ALEXANDRE COSTA

COLEGIO D PEDRO I

SENADOR LA ROCQUE

UE PROFESSOR PEDRO NEIVA DE SANTANA

SÍTIO NOVO

CE PARSONDAS DE CARVALHO

EM AMIGUINHOS DO SABER

UI HUMBERTO DE CAMPOS

TASSO FRAGOSO

CE ENEAS MAIA FILHO

EM VITORINO FREIRE

TIMBIRAS

CE NEWTON NEVES

ESCOLA ALBERTO ABDALLA

TIMON

UI PE DELFINO

UE ENOQUE MOURA

UI DR JOAO LULA

CE SEN CLODOMIR MILLET

EDUCANDARIO IRMA DULCE

UE ANTONIO BISPO DOS SANTOS

UE DOMADORA LIZETE DE OLIVEIRA FARIAS

UE BENEDITO SILVESTRE

UE NEY RODRIGUES DE VASCONCELOS

UE PEDRO FALCAO LOPES

UE JOSE WAQUIM

UE LUIS MIGUEL BUDARUICHE

UE NAZARE RODRIGUES

UE PROFESSOR DARCY RIBEIRO

ESC MISSIONARIA PADRE FABIO

UE ANTONIO MARIA ZACARIAS RIBEIRO

TRIZIDELA DO VALE

CE NEWTON BELLO

COL FREI GERMANO DE CEDRATE

TUFILÂNDIA

EM NOVA TUFILANDIA
TUNTUM

CE ESTADO DO MARANHAO

EM JOSE TEIXEIRA

COMPLEXO EDUCACIONAL DR TEMA

UI PROFESSORA GILZA LEDA

EM VEREADOR CARLOS AUGUSTO DA CUNHA

TURIAÇÚ

CE PROFA OLGA DAMOUS

COMPLEXO EDUCACIONAL IEDA VIANA RIBEIRO

TURILÂNDIA

EM PROF EDMUNDO SILVA

UE LEOPOLDO ROXO

TUTÓIA

CE ZILMAR MELO ARAUJO

UI DARCY VARGAS

UI DR CUNHA MACHADO

UI ANTONIO JOSE NEVES RODRIGUES

COL SAO JUDAS TADEU

UI NOSSA S DE FATIMA

EC ISABEL ARAUJO

URBANO SANTOS

CE CHAGAS ARAUJO

COL DR MAGNO BACELAR 1 E 2 GRAUS

UE LAURA ARAUJO COSTA

VARGEM GRANDE

UE ASSOCIACAO DE CLUBE DAS MAES

UE IRACI SILVA PEREIRA

UI JOSE SALIM TRABULSI

UI PAULO FREIRE

VIANA

CE NS DA CONCEICAO

CE RAIMUNDO MARCELLINO CAMPELLO

UE LUIS CARLOS GUIMARAES

VILA NOVA DOS MARTÍRIOS

EM PROF JOSE DE RIBAMAR FIQUENE

EM ENS FUND PAULO LOPES DA ROCHA

VITÓRIA DO MEARIM

CE DR RAIMUNDO MAGNO ALVES DA SILVA

VITORINO FREIRE

CE APARICIO BANDEIRA

CE RUI BARBOSA

UNIDADE INTEGRADA PROFESSOR CARLOS OLIVEIRA SANTOS

ZÉ DOCA

CE BANDEIRANTES

EM DIOLINDA GUSMAO

EM ROSEANA SARNEY

EM NAGIB HAICKEL

EM PRINCESA ISABEL

EM SAO FRANCISCO DE CANINDE

EM JOSE ARCANJO DE DEUS E SILVA

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ministro dos Transportes entrega carta de demissão a Dilma



O ministro dos Transportes Alfredo Nascimento entregou na tarde desta quarta-feira, 6, carta de demissão à presidente Dilma Rousseff. A saída do ministro se dá após novas denúncias de irregularidades em sua pasta. A presidente avaliou que Nascimento não tinha mais condições para continuar no cargo. Senadores do PR foram ao Planalto para se reunir com Dilma ainda nesta quarta. A presidente informaria a eles que o PR continuará, dentro da divisão de cargos pela coalizão, como titular do ministério - ela vai pedir que o partido indique outro nome para o comando da pasta.

Na base, lideranças do PR e de outros partidos estão acusando o PT e o Planalto de criar um fato politico, a partir das denúncias envolvendo a cúpula do ministério e do Dnit, para esconder a ressurreição do escândalo dos aloprados.

A bancada do PR na Câmara teve um almoço com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) na casa do lider do partido, o deputado Lincoln Portela (MG). Ideli sugeriu nesse almoço que o ministro Alfredo Nascimento antecipasse a ida ao Senado para a quinta-feira, 7, para explicar as denúncias. Pelos requerimentos aprovados e o acerto com o próprio ministro, isso só aconteceria na semana que vem.

Um emissário foi falar com o nascimento, levando a proposta de Ideli. O emissário voltou da conversa certo de que o minstro dos Transportes 'vai jogar a toalha'. Um dos nomes cotados para substituir Nascimento é o de Paulo Sérgio Passos, hoje secretário-executivo dos Transportes, de quem Dilma gosta muito.

Em nota, o Ministério dos Transportes informa ainda que Nascimento também decidiu encaminhar requerimento à Procuradoria-Geral da República pedindo abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal. Nascimento reassumirá sua cadeira no Senado.

Veja abaixo íntegra da nota:

'ESCLARECIMENTO

Brasília, 6 de julho de 2011.

O Ministro de Estado dos Transportes, senador Alfredo Nascimento, decidiu deixar o governo. Há pouco, ele encaminhou à presidenta Dilma Rousseff seu pedido de demissão em caráter irrevogável.

Com a determinação de colaborar espontaneamente para o esclarecimento cabal das suspeitas levantadas em torno da atuação do Ministério dos Transportes, Alfredo Nascimento também decidiu encaminhar requerimento à Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal. O senador está à disposição da PGR para prestar a colaboração que for necessária à elucidação dos fatos.

Alfredo Nascimento reassumirá sua cadeira no Senado Federal e a presidência nacional do Partido da República (PR) coloca-se à disposição de seus pares para participar ativa e pessoalmente de quaisquer procedimentos investigativos que venham a ser deflagrados naquela Casa para elucidar os fatos em tela.

domingo, 3 de julho de 2011

DEPUTADO ROBERTO COSTA ESTRÉIA NO JORNAL PEQUENO

O deputado Roberto Costa estreou neste sábado como colunista do Jornal Pequeno. Roberto Costa, iniciou criticando a Admistração do prefeito João Castelo. Veja o artigo abaixo:

São Luís, IPTU e o Corredor Fantasma




Tenho usado o meu mandato parlamentar para defender a população de São Luís, denunciando, na Assembleia Legislativa e nos meios de comunicação, as irregularidades e fraudes na Planilha de Valores Genéricos do IPTU 2011. Por isso, fui acusado por alguns de agir apenas pensando na eleição municipal de 2012, aqui na capital, como pretenso candidato a prefeito.


Roberto Costa agora é colunista do JP
Este artigo tem por objetivo provar que não. Ao contrário, essa fraude descoberta pelo Ministério Público, bem como a intenção de lesar boa parte dos contribuintes de São Luís, já que muitos tiveram seu IPTU aumentado em até 8 mil por cento em relação ao ano passado, é que estão embutidas num pacote eleitoreiro.

Da minha parte, penso, sinceramente, em concluir o meu mandato de deputado estadual. Até porque, mesmo que fosse só minha a intenção de ser candidato a prefeito no ano que vem, isso não dependeria exclusivamente de mim. Pertenço a um partido, o PMDB, e a um grupo político, e são eles que vão apontar o melhor nome para disputar pelo voto a cadeira em que hoje está sentado o alcaide João Castelo.

Poderá até ser o meu nome. Por que não? Sou jovem, tenho um histórico de militância partidária e fui bem votado em São Luís, onde me criei. Mas as não pauto a minha atuação parlamentar por esse prisma. Já o prefeito, este só pensa na reeleição…

O que João Castelo quis fazer mesmo, nesse tumultuado processo de cobrança do IPTU, repito, foi uma jogada meramente eleitoreira. Desejou ser muito esperto e foi pego de calça curta. Sua estratégia: isentar o maior percentual possível de pessoas do pagamento do imposto, passando-se por benfeitor dos pobres e, ao mesmo tempo, transferir a conta, de maneira açodada, para os mais abastados. Ele usou uma tática neo “robin-hudiana”, do lendário “herói” que “tirava” dos ricos para dar aos pobres. Porém, mesmo assim, meteu os pés pelas mãos. Em alguns casos, terminou invertendo sua própria lógica, tornando-se bonzinho para quem não merece o benefício, isentando moradores de bairros de classe média.

Mas o Tribunal de Justiça do Estado e o Supremo Tribunal Federal, depois da investigação do Ministério Público e da pronta ação da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Maranhão – deram um basta na abusiva cobrança do IPTU, a fim de que a Prefeitura de São Luís possa corrigir as distorções. Agora, quem se sentiu lesado está amparado pela lei. Nada mais de imposições, ainda mais partindo de uma administração que, pelo menos até agora, deixa a desejar em se tratando de serviçospara o bem da cidade e dos seus habitantes. O que o prefeito fez foi tentar marcar um gol de placa estando em completo impedimento.

Da mesma forma, Castelo tenta iludir a população ludovicense ‘vendendo’ a ela um “corredor de transporte urbano”, que acredito, juntar-se-á a uma série de promessas jamais cumpridas.

Quanto a mim, continuarei vigilante e denunciando, na Assembléia Legislativa e na mídia, o descaso, a inépcia e o caos administrativo imperantes.

sábado, 2 de julho de 2011

MORRE EX-PRESIDENTE ITAMAR FRANCO



O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo.

Segundo nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein, o presidente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e morreu às 10h15 da manhã.

O corpo será transferido às 7h30 do domingo (3) para a cidade de Juiz de Fora, onde será velado na Câmara Municipal. Na segunda (4), segue para Belo Horizonte onde, por desejo do ex-presidente, o corpo será cremado, após receber homenagens no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sinfra detalha projeto da Via Expressa em São Luís




O projeto da principal obra do Governo do Estado para as comemorações de 400 anos de São Luís, a Via Expressa, foi discutido, nesta quinta-feira (30), em audiência pública na Assembleia Legislativa do Maranhão. Orçado em R$ 105 milhões, o projeto foi apresentado pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Max Barros, aos deputados que compõem as Comissões de Orçamento e Obras Públicas, além de representantes de órgãos governamentais, setores ligados a construção civil e sociedade civil organizada.

A avenida ligará a Avenida Carlos Cunha, próximo ao Sítio Santa Eulália, à Avenida Daniel de La Touche, na altura do Ipase. A avenida terá 7,3 km e passará por trás dos bairros do Cohafuma e Vinhais, paralela à Avenida Jerônimo de Albuquerque, até o Ipase por meio de alças de acesso. Todos os trechos terão três faixas de tráfego, além de pista de pedestres, canteiro central e ciclovia em toda a extensão da avenida.

O projeto prevê ainda a restauração das vias urbanas do entorno. Aproximadamente 2,4km serão pavimentados e asfaltados, beneficiando 20 bairros. Durante a fase de construção serão gerados 1200 empregos diretos e 4500 indiretos.

De acordo com o secretário Max Barros, a Via Expressa será a avenida mais moderna da capital e beneficiará aproximadamente 300 mil pessoas. "Sem dúvida, a obra vai desafogar o trânsito de São Luís. Cerca de 30% do tráfego das avenidas Jerônimo de Albuquerque e dos Franceses vai ser deslocado para a Via Expressa, contribuindo para melhor fluxo nestes corredores", disse. "O edital de licitação está aberto e, na próxima semana, serão anunciados os vencedores. As obras devem ser iniciadas até agosto deste ano", acrescentou.

Segundo Barros, o projeto atingirá poucas edificações. "A maioria das áreas atingidas é formada por terrenos e os imóveis já estão cadastrados. Portanto, estamos firmando convênio com a Caixa Econômica para fazer a avaliação dos imóveis e oferecer às pessoas os recursos justos que elas têm direito", completou o secretário.

Para o presidente da Comissão de Orçamento, Alexandre Almeida, a audiência serviu para que os deputados conhecessem o projeto com mais detalhes. "É a oportunidade para discutir e opinar sobre o assunto. Nós sabemos das dificuldades da população com o trânsito. Com este desafio, o Governo do Estado encara o problema de frente e aponta uma solução com esse investimento de grande envergadura", destacou Almeida.

O presidente do Sindicato das Indústrias Pesadas, Zeca Belo, destacou o esforço da governadora Roseana Sarney na construção da Via Expressa. "Graças à governadora em tomar iniciativa vamos fazer a Via Expressa. Essas providências serão benéficas para toda a cidade e para todo cidadão, por isso, é necessário que todos os órgãos estejam comprometidos".

Também participaram da audiência pública o secretário de Comunicação, Sergio Macedo, os deputados Tatá Milhomem, Eduardo Braide, Vianey Bringel, Magno Bacelar, Fábio Braga, Rogério Cafeteira, Roberto Costa, Valéria Macedo e Afonso Manoel; e o diretor do Sindicato da Construção Civil do Estado do Maranhão, Iran Vidal.


(Com informações Secom)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Edivaldo Holanda Júnior quer PEC 300 na pauta de votação da Câmara




Nos primeiros meses deste ano, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior participou de audiências públicas e entre os principais assuntos discutidos foi a votação da PEC 300, que trata da valorização do profissional de segurança pública.

Os Policiais militares são, quase sempre, a primeira barreira da sociedade contra o crime e a violência, pois cabem a eles, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. No desempenho dessa missão, os policiais freqüentam os lugares mais perigosos, enfrentam quadrilhas dispostas a tudo, colocam as próprias vidas em risco. Neste contexto Holanda Júnior ressaltou: “A nossa segurança pública carece de equipamento, treinamento, estrutura, e precisam, sem dúvida, de quadros motivados por uma remuneração que lhes dê a garantia de vida digna, sem necessidade de “bicos” para complemento da renda familiar”.



A PEC 300 determina a fixação por lei de um piso remuneratório para os policiais militares e ao Corpo de bombeiro Militar, através da formação de um fundo para que a União complemente o pagamento, já que nem todos os estados terão condições de arcar com essa despesa em curto prazo.

Para Edivaldo Holanda Júnior não há motivos para que o assunto continue parado na casa. “Precisamos resgatar o compromisso assumido pela Câmara dos Deputados na legislatura passada, de concluir a votação da PEC 300, assim fazendo justiça aos policiais militares e ao corpo de bombeiro militar”, finalizou o parlamentar.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

STF mantém suspensão do IPTU; “Mais uma vitória da OAB e da sociedade”, diz Roberto Costa





Do Blog de Gilberto Léda


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, acaba de negar liminar em recurso impetrado pela Prefeitura de São Luís tentando derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão que determinou a suspensão cautelar da cobrança do IPTU 2011.

Com a decisão, o prefeito João Castelo (PSDB) – que vai acumulando derrotas nos embates judiciais – tem duas opções: ou suspende mesmo a cobrança e aguarda a decisão do mérito para saber como cobra; ou cobra pela tabela de 2010, como facultou o relator da matéria no TJ, desembargador Benedito Belo.

Logo após a decisão, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) – um dos mais ferrenhos opositores da cobrança do IPTU 2011 nos moldes propostos pelo Executivo Municipal – comemorou “mais uma vitória da OAB e da população de São Luís”.

“Vamos continuar lutando para que essa cobrança ilegal e fraudulenta seja impedida de uma vez por todas”, disse.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ROBERTO COSTA AFIRMA QUE PREFEITURA ENTRA EM CONTRADIÇÃO NO STF




O deputado Roberto Costa(PMDB) denunciou na sessão desta quarta-feira(22), que a prefeitura de São Luis se contradiz nas informações repassada ao Supremo Tribunal Federal, referente a arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Roberto Costa declarou que a secretária de Planejamento, Maria do Amparo, há três meses em nota afirmou que a arrecadação do ano passado no município de São Luís foi de 33 milhões e que este ano teria um acréscimo de 30%, o que segundo o deputado, não seria verdade.

“ Para surpresa nossa, o pedido de suspensão que o Prefeito João Castelo fez, lá no Supremo, vem demonstrando outra coisa vejam só o que diz a nota: o Município de São Luís pede que a Lei Municipal volte a vigorar até o julgamento final da ação do mérito, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Sustenta o município que a liminar está causando uma grave lesão a Ordem Pública, com uma perda de Receita estimada em cento e noventa e um milhões”, disse o deputado.

O parlamentar argumentou de que forma a Prefeitura arrecadaria o valor este ano, se foram isentas cento e vinte mil famílias, sendo que, apenas noventa mil pessoas pagariam o IPTU e continuou questionando a Prefeitura que recorreu ao STF, de acordo com o deputado, de forma contraditória.

“Segundo argumenta o município, ao suspender apenas o Artigo 1º da Lei Municipal, o TJ manteve a isenção de imposto previsto na Lei. O que ele tanto disse que seria prejudicado, ele agora na defesa dele do Supremo está dizendo que não, que a decisão do Tribunal de Justiça está garantindo a isenção para cento e vinte mil famílias de São Luís”, disse o deputado.


O deputado Neto Evangelista (PSDB) ainda tentou defender o prefeito João Castelo que é do mesmo partido do deputado. Mas, Roberto Costa foi muito enfático com Neto Evangelista.

“Não me decepciono deputado pela sua postura de ser a favor do aumento agora. Eu só acho que o nobre deputado veio fazer um aparte e escolheu a professora errada a deputada Gardênia. Ela quer fazer a defesa do pai dela, ela tem que ter a coragem de defender, ela não precisa sair da cadeira dela sentar ao lado do nobre deputado Neto Evangelista, e falar para você o que dizer é demais pra mim”, disparou Roberto Costa.


Costa continuo direcionando as criticas, para a deputada Gardênia Castelo(PSDB), lamentado a atitude de Gardêninha na sessão de terça-feira(21).


“Ontem, quando a deputada Gardênia saiu aqui da Assembleia, eu realmente fiquei preocupado com o prefeito João Castelo, por pior que o Prefeito esteja, e olha que ele está, por pior que ele massacre a população, como ele tem massacrado, mas quando a filha do prefeito saiu ontem para não defender o Prefeito realmente, eu disse; acabou a administração do Prefeito João Castelo, por que nem a filha está defendendo e agora foi usar o meu amigo o deputado Neto Evangelista, um deputado tão brilhante”, disse Roberto Costa.


E finalizou declarando que sua luta em defesa da população de São Luís continuará, principalmente no diz respeito ao aumento abusivo do IPTU.


“Tenho convicção que o STF vai mais uma vez garantir o direito de cidadão de São Luís contra o Prefeito João Castelo, e a cobrança que ele quer, de R$ 150 milhões a mais do ano passado, dessa vez, que ele procure arrumar outra forma para trabalhar, porque com o dinheiro da população suado isso ele não vai mexer”, finalizou Roberto Costa.


terça-feira, 21 de junho de 2011

POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS REPROVA A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO JOÃO CASTELO



O prefeito João Castelo (PSDB), mantém a sua via crucis na relação com a população de São Luís. Pesquisa do Instituto piauiense Amostragem (antigo Ipopi) aponta que 66,17% dos ludovicenses desaprovam a administração de Castelo. A pesquisa, realizada entre os dias 13 e 15 de maio, é a mesma que apontou a preferência do eleitorado a pouco mais de um ano das eleições de 2012.

O blog teve acesso a todos os relatórios do levantamento, mas apenas os dados sobre avaliação da administração e do prefeito podem ser divulgados.

Castelo tem nada menos que 53% de conceito ”Ruim” ou ”Péssimo”, na opinião da população.

Nenhum dos principais serviços básicos da prefeitura foi avaliado positivamente pelo cidadão consultado na pesquisa Amostragem. Apenas 1,67% da população vê aspectos positivos, por exemplo, em setores como o de Infra-estrutura e “Obras Concluídas”.

Menor ainda é a satisfação com a “Coleta de Lixo e Limpeza Pública”, que registra 1,17% de resposta positiva.

É preciso observar que a pesquisa Amostragem foi realizada entre os dias 13 e 15 de maio; antes, portanto, do anúncio da operação tapa-buracos, iniciada agora em junho pelo prefeito.

Embora esta operação tenha recebido, até agora, mais críticas que elogios.

Dado que se reflete em um outro aspecto do levantamento Amostragem:

Nada menos que 75,33% dos ludovicenses acham que o prefeito “não merece ser reeleito”…


(Com informações do Blog de Marco Deça)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Roberto Costa consolida-se na Assembléia





Do Blog de Marco D´eça


A governadora Roseana Sarney e o deputado estadual Roberto Costa (ambos do PMDB) já chegaram à conclusão de que o melhor mesmo será ele permanecer na Assembléia Legislativa.

Costa tem sido um dos membros mais destacados da bancada governista e o de maior repercussão na mídia.

Agora, falta decidir o que fazer com a Secretaria de Juventude, garantida ao deputado desde janeiro, mas que vem sendo conduzida pelo adjunto Ruy Pires.

O nome de Pires, inclusive, surge naturalmente como opção para a pasta, embora haja intensa movimentação de lideranças políticas pelo posto.

Roseana deve decidir esta semana o futuro da Sejuv.

Além de Pires, há o nome do ex-secretário de Esportes, Souza Neto, ligado ao secretário Ricardo Murad, e a possibilidade de transferência de José Antonio Heluy, do trabalho para a Juventude – o que abriria vaga em uma secretaria para articulação com partidos aliados.

O certo é que Roberto Costa continuará exercendo seu mandato na Assembléia Legislativa, cmo interlocutor privilegiado da governadora.

E um dos contapontos da oposição na Casa….

domingo, 19 de junho de 2011

GOVERNADORA ROSEANA ASSINA DECRETO CONVOCANDO A 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE

SÃO LUÍS (MA) – A Governadora Roseana Sarney (PMDB) assinou no último dia 16 de Junho de 2011, quinta – feira, o Decreto de Nº 27. 462 que convoca a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, a realizar-se em Outubro de 2011, na cidade de São Luis, capital do Estado. O decreto consta no Diário Oficial de Nº 116 do dia 16 de Junho de 2011 a ser circulado. Assinatura do decreto atende ao prazo estabelecido pela Regimento Interno Nacional.

A realização do evento será coordenada pelo Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Juventude do Estado e do Conselho Estadual de Juventude, e precedida de etapas municipais e regionais, que ocorrerão a partir do mês de junho de 2011.

A 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, com base na temária nacional e atentando para as questões regionais, tratará dos seguintes temas:

I - Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Estadual e Nacional;

II - Plano Estadual e Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e

III - Articulação e integração das políticas públicas de juventude.


Logo após a reunião do Conselho Estadual de Juventude marcada para essa próxima quarta - feira, 22 de Junho, que indicará os últimos três representantes para a Comissão Organizadora Estadual – COE, esta se reunirá para apreciar e aprovar o Regimento Interno da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude.

O regimento interno disporá sobre a organização e o funcionamento da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, inclusive das etapas, municipais e regionais e o processo de escolha dos delegados.

O Governo do Estado estudo realizar cinco grandes conferências regionais no Maranhão, que poderão ser precedidas ou não das conferências municipais, para discutir a temária da conferências e eleger os delegados para etapa estadual.

Trata - se de uma grande demonstração do Governo do Estado priorizando o debate das políticas de juventude no Maranhão.


(Com informações do Blog de Assis Filho)

Convênio do Governo com o BB abre linha de crédito ao servidor

Convênio celebrado entre o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), e o Banco do Brasil (BB), abre linhas de créditos aos servidores públicos estaduais da administração direta e indireta com o objetivo de assegurar a aquisição do seu imóvel e concretizar o sonho da casa própria.

O secretário de Estado do Planejamento, Fábio Gondim, enfatizou que a medida reconhece e valoriza o servidor público estadual, além de minimizar o déficit habitacional, assegurando o acesso à moradia digna ao funcionalismo. A expectativa é que, somente este ano, serão destinados cerca de R$ 50 milhões aos financiamentos.

O gerente de Negócios Mercado de Pessoa Física do Banco do Brasil, José Soares de Oliveira Neto, e a analista do BB, Tereza Saldanha, explicaram que, com o convênio, o servidor tem acesso a linhas de financiamentos em condições especiais: juros mais baixos do mercado, carência de até 180 dias para pagamento da primeira prestação e aquisição do imóvel em qualquer localidade do país. Os beneficiários poderão, também, fazer a opção em selecionar um mês do ano sem saldar os valores referentes à amortização de capital (prestação), pagando somente, nesse mês, a taxa de seguro e a tarifa de administração, durante todo o período do financiamento.

Para ter acesso ao financiamento, o servidor deverá ter uma renda familiar mínima de R$ 1.500,00 podendo ser incluído para na composição dessa renda parentes de até terceiro grau. O servidor pode comprometer até 30% do seu salário por mês para pagamento das prestações do financiamento.

São três linhas de financiamentos: o SFH (Sistema Financeiro da Habitação) com financiamentos de imóveis até o valor de R$ 500 mil; CH (Carteira Hipotecária), que financia imóveis com valor entre R$ 500 mil até R$ 5 milhões e o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) que engloba salas comerciais avaliadas em até R$ 10 milhões.

Os financiamentos podem ser feitos de duas maneiras: até 70% do valor imóvel em 360 meses (30 anos) e de 80% em até 300 meses (25 anos). A entrada pode ser paga com o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e, também, com o Fundo pode ser feita a amortização ou quitação do imóvel de acordo com as conveniências de cada um.

A direção do Banco do Brasil informou que as dúvidas podem ser resolvidas por meio de consultas em qualquer agência do Banco, disponibilizadas site do Banco do Brasil www.bb.com.br informações sobre as linhas de financiamentos, documentos necessários e formulário para a inscrição.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

FAMÍLIA MOREIRA

Veja depoimentos da familia do Dep. Luciano Moreira, feito durante a campanha eleitoral.


MORRE DEP. LUCIANO MOREIRA



O deputado federal Luciano Moreira (PMDB) morreu, na noite desta quinta-feira (16) em um acidente de carro nas proximidades de Morros. Ele retornava de Barreirinhas, do encontro do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça (CNPG), onde foi ministrar uma palestra sobre reforma tributária.

Luciano Moreira sacou do veículo porque estaria sem o cinto de segurança. Quebrou o pescoço e fraturou no crânio. Ele já chegou ao hospital de Morros sem vida.


VELÓRIO


O velório do deputado federal Luciano Moreira será na Assembleia Legislativa do Maranhão. A expectativa é que o corpo chegue ao parlamento maranhense por volta das 7h. As 11h será realizada uma missa de corpo presente na Assembleia Legislativa e o enterro será no final da tarde desta sexta-feira (17), no cemitério Jardim da Paz.

A governadora Roseana Sarney decretou luto oficial por 3 dias e emitiu nota oficial lamentando a morte do deputado federal.


NOTA DE PESAR DA GOVERNADORA


Bastante entristecida, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte do amigo, deputado federal e correligionário Luciano Moreira, ocorrida na noite desta quinta-feira (16), em acidente de carro na estrada de Morros. A governadora recebeu a notícia do falecimento em Brasília, onde cumpria agenda de audiências, e cancelou os compromissos de trabalho marcados para esta sexta-feira (17) e sábado (18), na Região Tocantina.

“Um amigo muito querido, Luciano Moreira sempre trabalhou voltado para melhorar a vida do cidadão. Estava realizando um belo trabalho na Câmara. O Maranhão perde um grande homem e um político que iniciava sua caminhada e ainda tinha muito a contribuir com o estado”, declarou a governadora.

Roseana Sarney ressaltou que Luciano Moreira deixa um legado de excelentes serviços prestados ao Maranhão, tendo sido secretário na área de Administração nas suas duas primeiras gestões e retornando ao cargo em 2009, quando ela reassumiu o governo. Ele deixa sua marca em projetos como o Viva Cidadão, a Universidade da Terceira Idade (Uniti), o Programa de Assistência Integral ao Aposentado (PAI) e a Escola de Governo (Egma).

Em seu currículo, estão os cargos de Secretário de Estado do Planejamento, Ciência e Tecnologia; de Administração, Recursos Humanos e Previdência; gerente de Estado de Administração e Modernização; gerente de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão; e secretário de Assuntos Estratégico. Até março de 2010, quando saiu para a campanha vitoriosa a deputado federal, foi Secretário de Administração e Previdência Social.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Deputados fazem visitas a hospitais de Bacabal



Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (15), em Bacabal, vista a hospitais e audiência para debater problemas relacionados à rede de saúde pública no município. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da comissão, Dr. Pádua (PP), e a visita realizada por solicitação do deputado Carlinhos Florêncio (PHS). Também participaram dos trabalhos as duas relatoras da comissão, deputadas Valéria Macedo (PDT) e Vianey Bringel; e os deputados Raimundo Louro (PV) e Roberto Costa (PMDB).

A primeira visita feita pela comissão foi ao prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa (PMDB), que conversou com os parlamentares e disponibilizou o secretário de Saúde do município, Lílio Estrela, para acompanhá-los no périplo pelos hospitais. Em seguida, a comissão foi ao Hospital Regional Laura Vasconcelos, onde os deputados conversaram com médicos, enfermeiras e pacientes sobre eventual problema de superlotação e falta de médicos. Viram também no local uma fossa séptica transbordando e jorrando para a rua e calçada; e ficaram sabendo que o Socorrão está funcionando improvisado no Laura Vasconcelos, enquanto a prefeitura não finaliza a reforma e ampliação do novo prédio do hospital.

O deputado Carlinhos Florêncio disse que a obra do Socorrão estava paralisada há três anos e, só nos últimos dias, com a proximidade da visita da comissão, a prefeitura fez uma espécie de maquiagem. O prédio é amplo, mas falta ser totalmente equipado e o prédio antigo foi interditado pela Vigilância Sanitária, com o município sendo multado porque não cumpriu um Termo de Ajustamento de Condudata (TAC) com o Ministério Público para que finalizasse as obras em seis meses.

Os deputados visitaram também os prédios onde funcionam o Samu e a maternidade municipal e dois postos de saúde na periferia. Outra visita feita foi ao Hemomar, do governo do Estado, e os parlamentares tomaram conhecimento que a direção do centro recebe apenas R$ 700 por mês, que não dão para custear as despesas de coleta e transporte do sangue doado para São Luís. Carlinhos Florêncio defendeu que é preciso resolver o problema com urgência, porque pessoas estão morrendo por falta de sangue, defesa enfática feita também pelo deputado Dr. Pádua.

Na parte da tarde, os deputados realizaram a audiência pública, no fórum de Bacabal. Além dos parlamentares, participaram dezenas de populares e lideranças, a promotora de Justiça Karina Freitas e representantes da OAB-MA, dos vereadores e do prefeito Raimundo Lisboa. Os parlamentares voltaram a explicar o papel da comissão e disseram que o relatório apontando eventuais problemas será encaminhado para os setores competentes, em busca de uma solução.

Carlinhos Florêncio contou que a comissão iniciou os trabalhos de vistoria de hospitais por São Luís e agora foi a Bacabal, querendo ajudar a saúde pública do município.

O presidente da Comissão de Saúde da AL, Dr. Pádua, também frisou a importância dos trabalhos comissão e explicou que o setor de saúde pública de Bacabal registra as mesmas necessidades que vem sendo exibidas em outros municípios do Estado. O parlamentar do PR deu garantias de que o trabalho da comissão será técnico e que o relatório das deputadas relatoras Valéria Macedo e Vianey Bringel sai em 15 dias.

As duas deputadas asseguraram também que o relatório será técnico e vai registrar as eventuais falhas detectadas para que venham a ser corrigidas. Os outros parlamentares acompanhantes da visita, Raimundo Louro e Roberto Costa, também destacaram a importância do papel da comissão e disseram que o relatório será levado para a prefeitura e para o governo do Estado. Costa destacou, por exemplo, a boa infraestrutura hospitalar do município, mas disse que “problemas existem em todos os lugares”.


(Agência Alema)

Governo antecipa pagamento do salário dos servidores




O pagamento de todos os funcionários do estado relativo ao mês de junho e mais a antecipação de 50% do décimo terceiro salário para àqueles que não optaram em receber o décimo de forma integral no mês de dezembro, vai estar disponível em conta na quinta-feira (23), Dia de Corpus Christi.

O secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, enfatizou que a medida além de premiar e valorizar o servidor público vai aquecer a economia maranhense com a injeção de recursos da ordem de aproximadamente R$ 320 mi.

“Esse é um período de grande efervescência da cultura popular maranhense e que atrai muitos turistas ao estado, com geração de divisas para o Maranhão. Somados aos recursos que estamos injetando, com certeza, teremos o aquecimento da economia no Maranhão”, ressaltou Gondim.

De acordo com a antecipação do pagamento, todos os aposentados, pensionista e funcionários da Casa Civil, Defensoria Pública, Controladoria, Procuradoria, Corregedoria, Secretarias de Estado, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ativos e reformados, autarquias, fundações e empresa pública podem efetuar saques em qualquer cash do Banco do Brasil na quinta-feira (23), véspera do Dia consagrado a São João (24), uma das datas mais significativas dos Festejos Juninos no Maranhão.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Centenário da Assembleia de Deus é homenageado

Momento de homenagens e exaltação ao nome do Criador. Desta forma, foi a Sessão Solene em homenagem ao Centenário da Assembleia de Deus no Brasil realizada na manhã desta quinta-feira (9) de junho, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A sessão foi proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS) que também é membro da igreja e presidida pelo deputado Neto Evangelista.



O evento contou com a participação dos deputados Raimundo Louro (PR), Gardênia Castelo (PSDB), Roberto Costa (PMDB), Dr. Pádua (PP), Magno Bacelar (PV), Jota Pinto (PR), além de várias autoridades como o desembargador Júlio Ayres, Abenaias Almeida, representando o vice-governador do Estado, o suplente de senador, pastor Heber Waldo Costa, além de pastores assembleianos de várias áreas e cidades do estado, e de líderes de outras denominações evangélicas.

Na abertura da solenidade, o pastor e escritor Rayfran Batista apresentou o histórico do movimento pentecostal e a história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Brasil que completa 100 anos no dia 18 de junho e ainda falou sobre a igreja no Maranhão que completará em janeiro 90 anos de fundação. O pastor destacou o nascedouro da igreja que hoje alcança pessoas de todas as idades e classes sociais. Ele lembrou o legado pastor Estevão Angelo de Sousan e continuidade deste trabalho pelo pastor José Guimarães Coutinho.

“Chama-nos a atenção de Deus ter levantado essa igreja no meio de pessoas pobres e em menos de 40 anos ter alcançado o território nacional. Esta igreja que não prega apenas o céu, mas também prega os valores da família”, ressaltou pastor Rayfran.

A deputada Eliziane Gama cumprimentou os presentes e destacou a importância e o papel social da igreja no Brasil, em especial no Maranhão. Na tribuna ela parabenizou a juventude, as mulheres e as lideranças pelos 100 anos da igreja.

“A igreja tem prestado a este estado um verdadeiro serviço, inclusive no campo social e cultural. A igreja Assembleia de Deus hoje é respeitada e honrada pelas autoridades constituídas”, destacou a parlamentar.

Todos os deputados presentes parabenizaram a igreja e destacaram a importância do papel no campo da justiça social. Eles também cumprimentaram a iniciativa da deputada Eliziane em homenagear a igreja e os pastores.

“A igreja tem uma missão nobre que é fazer a justiça social e tem difundido o amor a Deus e ao próximo”, disse Gardênia Castelo.

Já o deputado Magno Bacelar frisou a defesa dos excluídos. “A igreja é muito importante para o equilíbrio social”, disse.

O deputado Roberto Costa lembrou que já freqüentou a igreja quando criança e parabenizou a iniciativa. ”O prazer é todo meu de parabenizar esta igreja”, falou.

Jota Pinto também fez registro. ”Com certeza esta homenagem ficará nos anais desta Casa”.


O deputado Raimundo Louro destacou a benção dos pastores. “É de grande importância recebemos os pastores para abençoar esta Casa”.

Para finalizar, o pastor José Guimarães Coutinho, presidente da Assembleia de Deus em São Luís (IADESL) e também representado no evento o pastor Pedro Aldir Damasceno, presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão (Ceadema) agradeceu e glorificou a Deus. “Quero cumprimentar a todos e dizer que toda honra, toda glória seja dada a Deus e ao nosso Senhor Jesus Cristo”, disse.

HOMENAGENS

Na solenidade foram homenageados os pastores e representantes de campos da igreja no Maranhão, pastores Pedro Aldir Damasceno, José Guimarães Coutinho, Moacir Luís dos Santos, Misael Mendes da Rocha, Joacy Almeida Costa, Joás Albuquerque Santos, João Trindade Ramos Coutinho, Luís Rabelo da Conceição, Francisco Assis Vieira dos Santos e Domingos Eduardo da Silva.

A maior igreja pentecostal brasileira que tem mais de 8 milhões de fiéis, a igreja Evangélica Assembleia de Deus surgiu em Belém (PA), sob a influência de dois missionários batistas vindos dos Estados Unidos, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Os missionários procedentes de Chicago (EUA) desembarcaram na capital paraense em 19 de novembro de 1910. Ambos batizados com o Espírito Santo no grande avivamento derramado no início do século XX, eles iniciaram a pregação da fé pentecostal em Belém e fundaram a Igreja Assembleia de Deus no dia 18 de junho de 1911.

terça-feira, 7 de junho de 2011

ROBERTO COSTA DENUNCIA PREPOTÊNCIA DA PREFEITURA AO CENSURAR LIBERDADE DE EXPRESSÃO




O deputado Roberto Costa disse na sessão desta terça-feira (7) que o prefeito João Castelo agiu com arbitrariedade durante o lançamento do plano de trabalho de recuperação dos bairros de São Luís, chamando de “cretinos” aqueles que criticam a sua gestão.

Roberto Costa classificou de “espetáculo o circo armado pelo prefeito, para fazer o anúncio dos 56 km de ruas na Zona Rural” e criticou a declaração de João Castelo, ao afirmar que o asfalto seria de boa qualidade com durabilidade de 5 anos.

“Quer dizer que o asfalto utilizado na avenida Santos Dumont, que depois de um mês de conclusão já passou por uma operação tapa buraco, é de péssima qualidade? Sem falar na avenida do Parque vitória. O prefeito Castelo poderia ser chamado de “Prefeito Verão”, pois a nossa população sofre há seis meses com a buraqueira que se forma na cidade, em virtude da péssima qualidade do asfalto colocado pela prefeitura”, disse Roberto.

O parlamentar ficou indignado com as afirmações de João Castelo, ao afirmar que o Mistério Público terá que provar que a Prefeitura cometeu fraude na elaboração da Planta Genérica do IPTU.

“O MP já provou e constatou a fraude do IPTU, e há dois meses o prefeito foi intimado para apresentar as atas e até agora nada. O mais engraçado é que, para o prefeito João Castelo, o criminoso agora, é o Ministério Público e não a Prefeitura”, indagou Costa.

Sobre a declaração feita por João Castelo, quando chamou de cretinos aqueles que criticam sua gestão, o deputado Roberto Costa destacou:

“Será que os cretinos são os deputados desta Casa, ou melhor, será que os cretinos são os membros da OAB, o Ministério Público, os desembargadores do Tribunal de Justiça, o médico Yglésio, que denunciou as péssimas condições de trabalho no hospital Socorrão, ou será que são os 83% da população de são Luís que reprovam o governo do prefeito João Castelo? Os cretinos, senhor prefeito, não são estes. Os cretinos são aqueles que vendem uma imagem de ilusão desta prefeitura para a população de são Luís”, disparou Roberto Costa.

CORREDOR URBANO

O deputado Roberto Costa não poupou criticas ao projeto Corredor Urbano, que está sendo viabilizado pela Prefeitura de São Luís, através do Programa PAC Mobilidade do Governo Federal.

“A prefeitura está vendendo uma imagem de um projeto que só existe no papel, por que até o presente momento, não tem nenhum real em caixa para a execução desse corredor urbano. O prefeito só deu entrada no programa e está esperando o Governo Federal aprovar”, disse o deputado.

Roberto Costa fez comparações do projeto da Prefeitura e do projeto do Governo do Estado. O projeto da Via Expressa do Governo do Estado, já tem o dinheiro em caixa e não precisa de recurso federal para ser executado, pois a governadora Roseana já garantiu que com ou sem parceria, a Via Expressa, a Ponte Quarto Centenário e a avenida Metropolitana serão executadas”, afirmou ele.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

O deputado Roberto Costa denunciou a censura na liberdade de expressão sofrida por ele, ao tentar realizar uma campanha publicitária, com panfletos e outdoor com o tema “IPTU injusto ninguém aceita”.

Roberto explicou que assinou contrato com uma empresa para veicular 15 outdoor, no período de 6 á 19 de junho, em São Luís. Ao iniciar a colagem nas placas pela cidade, ontem (6) a empresa foi ameaçada para que retirasse imediatamente a campanha das ruas.

De acordo com Roberto Costa, a ordem para a retirada dos outdoor partiu do secretário municipal de Comunicação, Edwin Jingles, e do superintendente de Obras da prefeitura, Osmar Gerude.

“Fiquei surpreso quando fui informado que apenas quatro outdoors foram colados e que os secretários municipais ameaçaram as empresas de suspenderem o alvará de funcionamento, caso as placas fossem veiculadas. Agora, nenhuma empresa quer colocar a campanha nas ruas com medo da Prefeitura”, ressaltou.

O parlamentar declarou que censuras como estas só foram vistas na época da ditadura. “Esse tipo de atitude já é bem conhecida por parte do prefeito. Ele esqueceu que não estamos mais na ditadura. Mas esse comportamento de perseguidor é típico do prefeito. Mas, não iremos nos intimidar, a nossa luta continua”, finalizou.