quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sinfra detalha projeto da Via Expressa em São Luís




O projeto da principal obra do Governo do Estado para as comemorações de 400 anos de São Luís, a Via Expressa, foi discutido, nesta quinta-feira (30), em audiência pública na Assembleia Legislativa do Maranhão. Orçado em R$ 105 milhões, o projeto foi apresentado pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Max Barros, aos deputados que compõem as Comissões de Orçamento e Obras Públicas, além de representantes de órgãos governamentais, setores ligados a construção civil e sociedade civil organizada.

A avenida ligará a Avenida Carlos Cunha, próximo ao Sítio Santa Eulália, à Avenida Daniel de La Touche, na altura do Ipase. A avenida terá 7,3 km e passará por trás dos bairros do Cohafuma e Vinhais, paralela à Avenida Jerônimo de Albuquerque, até o Ipase por meio de alças de acesso. Todos os trechos terão três faixas de tráfego, além de pista de pedestres, canteiro central e ciclovia em toda a extensão da avenida.

O projeto prevê ainda a restauração das vias urbanas do entorno. Aproximadamente 2,4km serão pavimentados e asfaltados, beneficiando 20 bairros. Durante a fase de construção serão gerados 1200 empregos diretos e 4500 indiretos.

De acordo com o secretário Max Barros, a Via Expressa será a avenida mais moderna da capital e beneficiará aproximadamente 300 mil pessoas. "Sem dúvida, a obra vai desafogar o trânsito de São Luís. Cerca de 30% do tráfego das avenidas Jerônimo de Albuquerque e dos Franceses vai ser deslocado para a Via Expressa, contribuindo para melhor fluxo nestes corredores", disse. "O edital de licitação está aberto e, na próxima semana, serão anunciados os vencedores. As obras devem ser iniciadas até agosto deste ano", acrescentou.

Segundo Barros, o projeto atingirá poucas edificações. "A maioria das áreas atingidas é formada por terrenos e os imóveis já estão cadastrados. Portanto, estamos firmando convênio com a Caixa Econômica para fazer a avaliação dos imóveis e oferecer às pessoas os recursos justos que elas têm direito", completou o secretário.

Para o presidente da Comissão de Orçamento, Alexandre Almeida, a audiência serviu para que os deputados conhecessem o projeto com mais detalhes. "É a oportunidade para discutir e opinar sobre o assunto. Nós sabemos das dificuldades da população com o trânsito. Com este desafio, o Governo do Estado encara o problema de frente e aponta uma solução com esse investimento de grande envergadura", destacou Almeida.

O presidente do Sindicato das Indústrias Pesadas, Zeca Belo, destacou o esforço da governadora Roseana Sarney na construção da Via Expressa. "Graças à governadora em tomar iniciativa vamos fazer a Via Expressa. Essas providências serão benéficas para toda a cidade e para todo cidadão, por isso, é necessário que todos os órgãos estejam comprometidos".

Também participaram da audiência pública o secretário de Comunicação, Sergio Macedo, os deputados Tatá Milhomem, Eduardo Braide, Vianey Bringel, Magno Bacelar, Fábio Braga, Rogério Cafeteira, Roberto Costa, Valéria Macedo e Afonso Manoel; e o diretor do Sindicato da Construção Civil do Estado do Maranhão, Iran Vidal.


(Com informações Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário