quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sinfra detalha projeto da Via Expressa em São Luís




O projeto da principal obra do Governo do Estado para as comemorações de 400 anos de São Luís, a Via Expressa, foi discutido, nesta quinta-feira (30), em audiência pública na Assembleia Legislativa do Maranhão. Orçado em R$ 105 milhões, o projeto foi apresentado pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Max Barros, aos deputados que compõem as Comissões de Orçamento e Obras Públicas, além de representantes de órgãos governamentais, setores ligados a construção civil e sociedade civil organizada.

A avenida ligará a Avenida Carlos Cunha, próximo ao Sítio Santa Eulália, à Avenida Daniel de La Touche, na altura do Ipase. A avenida terá 7,3 km e passará por trás dos bairros do Cohafuma e Vinhais, paralela à Avenida Jerônimo de Albuquerque, até o Ipase por meio de alças de acesso. Todos os trechos terão três faixas de tráfego, além de pista de pedestres, canteiro central e ciclovia em toda a extensão da avenida.

O projeto prevê ainda a restauração das vias urbanas do entorno. Aproximadamente 2,4km serão pavimentados e asfaltados, beneficiando 20 bairros. Durante a fase de construção serão gerados 1200 empregos diretos e 4500 indiretos.

De acordo com o secretário Max Barros, a Via Expressa será a avenida mais moderna da capital e beneficiará aproximadamente 300 mil pessoas. "Sem dúvida, a obra vai desafogar o trânsito de São Luís. Cerca de 30% do tráfego das avenidas Jerônimo de Albuquerque e dos Franceses vai ser deslocado para a Via Expressa, contribuindo para melhor fluxo nestes corredores", disse. "O edital de licitação está aberto e, na próxima semana, serão anunciados os vencedores. As obras devem ser iniciadas até agosto deste ano", acrescentou.

Segundo Barros, o projeto atingirá poucas edificações. "A maioria das áreas atingidas é formada por terrenos e os imóveis já estão cadastrados. Portanto, estamos firmando convênio com a Caixa Econômica para fazer a avaliação dos imóveis e oferecer às pessoas os recursos justos que elas têm direito", completou o secretário.

Para o presidente da Comissão de Orçamento, Alexandre Almeida, a audiência serviu para que os deputados conhecessem o projeto com mais detalhes. "É a oportunidade para discutir e opinar sobre o assunto. Nós sabemos das dificuldades da população com o trânsito. Com este desafio, o Governo do Estado encara o problema de frente e aponta uma solução com esse investimento de grande envergadura", destacou Almeida.

O presidente do Sindicato das Indústrias Pesadas, Zeca Belo, destacou o esforço da governadora Roseana Sarney na construção da Via Expressa. "Graças à governadora em tomar iniciativa vamos fazer a Via Expressa. Essas providências serão benéficas para toda a cidade e para todo cidadão, por isso, é necessário que todos os órgãos estejam comprometidos".

Também participaram da audiência pública o secretário de Comunicação, Sergio Macedo, os deputados Tatá Milhomem, Eduardo Braide, Vianey Bringel, Magno Bacelar, Fábio Braga, Rogério Cafeteira, Roberto Costa, Valéria Macedo e Afonso Manoel; e o diretor do Sindicato da Construção Civil do Estado do Maranhão, Iran Vidal.


(Com informações Secom)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Edivaldo Holanda Júnior quer PEC 300 na pauta de votação da Câmara




Nos primeiros meses deste ano, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior participou de audiências públicas e entre os principais assuntos discutidos foi a votação da PEC 300, que trata da valorização do profissional de segurança pública.

Os Policiais militares são, quase sempre, a primeira barreira da sociedade contra o crime e a violência, pois cabem a eles, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. No desempenho dessa missão, os policiais freqüentam os lugares mais perigosos, enfrentam quadrilhas dispostas a tudo, colocam as próprias vidas em risco. Neste contexto Holanda Júnior ressaltou: “A nossa segurança pública carece de equipamento, treinamento, estrutura, e precisam, sem dúvida, de quadros motivados por uma remuneração que lhes dê a garantia de vida digna, sem necessidade de “bicos” para complemento da renda familiar”.



A PEC 300 determina a fixação por lei de um piso remuneratório para os policiais militares e ao Corpo de bombeiro Militar, através da formação de um fundo para que a União complemente o pagamento, já que nem todos os estados terão condições de arcar com essa despesa em curto prazo.

Para Edivaldo Holanda Júnior não há motivos para que o assunto continue parado na casa. “Precisamos resgatar o compromisso assumido pela Câmara dos Deputados na legislatura passada, de concluir a votação da PEC 300, assim fazendo justiça aos policiais militares e ao corpo de bombeiro militar”, finalizou o parlamentar.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

STF mantém suspensão do IPTU; “Mais uma vitória da OAB e da sociedade”, diz Roberto Costa





Do Blog de Gilberto Léda


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, acaba de negar liminar em recurso impetrado pela Prefeitura de São Luís tentando derrubar a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão que determinou a suspensão cautelar da cobrança do IPTU 2011.

Com a decisão, o prefeito João Castelo (PSDB) – que vai acumulando derrotas nos embates judiciais – tem duas opções: ou suspende mesmo a cobrança e aguarda a decisão do mérito para saber como cobra; ou cobra pela tabela de 2010, como facultou o relator da matéria no TJ, desembargador Benedito Belo.

Logo após a decisão, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) – um dos mais ferrenhos opositores da cobrança do IPTU 2011 nos moldes propostos pelo Executivo Municipal – comemorou “mais uma vitória da OAB e da população de São Luís”.

“Vamos continuar lutando para que essa cobrança ilegal e fraudulenta seja impedida de uma vez por todas”, disse.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ROBERTO COSTA AFIRMA QUE PREFEITURA ENTRA EM CONTRADIÇÃO NO STF




O deputado Roberto Costa(PMDB) denunciou na sessão desta quarta-feira(22), que a prefeitura de São Luis se contradiz nas informações repassada ao Supremo Tribunal Federal, referente a arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Roberto Costa declarou que a secretária de Planejamento, Maria do Amparo, há três meses em nota afirmou que a arrecadação do ano passado no município de São Luís foi de 33 milhões e que este ano teria um acréscimo de 30%, o que segundo o deputado, não seria verdade.

“ Para surpresa nossa, o pedido de suspensão que o Prefeito João Castelo fez, lá no Supremo, vem demonstrando outra coisa vejam só o que diz a nota: o Município de São Luís pede que a Lei Municipal volte a vigorar até o julgamento final da ação do mérito, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Sustenta o município que a liminar está causando uma grave lesão a Ordem Pública, com uma perda de Receita estimada em cento e noventa e um milhões”, disse o deputado.

O parlamentar argumentou de que forma a Prefeitura arrecadaria o valor este ano, se foram isentas cento e vinte mil famílias, sendo que, apenas noventa mil pessoas pagariam o IPTU e continuou questionando a Prefeitura que recorreu ao STF, de acordo com o deputado, de forma contraditória.

“Segundo argumenta o município, ao suspender apenas o Artigo 1º da Lei Municipal, o TJ manteve a isenção de imposto previsto na Lei. O que ele tanto disse que seria prejudicado, ele agora na defesa dele do Supremo está dizendo que não, que a decisão do Tribunal de Justiça está garantindo a isenção para cento e vinte mil famílias de São Luís”, disse o deputado.


O deputado Neto Evangelista (PSDB) ainda tentou defender o prefeito João Castelo que é do mesmo partido do deputado. Mas, Roberto Costa foi muito enfático com Neto Evangelista.

“Não me decepciono deputado pela sua postura de ser a favor do aumento agora. Eu só acho que o nobre deputado veio fazer um aparte e escolheu a professora errada a deputada Gardênia. Ela quer fazer a defesa do pai dela, ela tem que ter a coragem de defender, ela não precisa sair da cadeira dela sentar ao lado do nobre deputado Neto Evangelista, e falar para você o que dizer é demais pra mim”, disparou Roberto Costa.


Costa continuo direcionando as criticas, para a deputada Gardênia Castelo(PSDB), lamentado a atitude de Gardêninha na sessão de terça-feira(21).


“Ontem, quando a deputada Gardênia saiu aqui da Assembleia, eu realmente fiquei preocupado com o prefeito João Castelo, por pior que o Prefeito esteja, e olha que ele está, por pior que ele massacre a população, como ele tem massacrado, mas quando a filha do prefeito saiu ontem para não defender o Prefeito realmente, eu disse; acabou a administração do Prefeito João Castelo, por que nem a filha está defendendo e agora foi usar o meu amigo o deputado Neto Evangelista, um deputado tão brilhante”, disse Roberto Costa.


E finalizou declarando que sua luta em defesa da população de São Luís continuará, principalmente no diz respeito ao aumento abusivo do IPTU.


“Tenho convicção que o STF vai mais uma vez garantir o direito de cidadão de São Luís contra o Prefeito João Castelo, e a cobrança que ele quer, de R$ 150 milhões a mais do ano passado, dessa vez, que ele procure arrumar outra forma para trabalhar, porque com o dinheiro da população suado isso ele não vai mexer”, finalizou Roberto Costa.


terça-feira, 21 de junho de 2011

POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS REPROVA A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO JOÃO CASTELO



O prefeito João Castelo (PSDB), mantém a sua via crucis na relação com a população de São Luís. Pesquisa do Instituto piauiense Amostragem (antigo Ipopi) aponta que 66,17% dos ludovicenses desaprovam a administração de Castelo. A pesquisa, realizada entre os dias 13 e 15 de maio, é a mesma que apontou a preferência do eleitorado a pouco mais de um ano das eleições de 2012.

O blog teve acesso a todos os relatórios do levantamento, mas apenas os dados sobre avaliação da administração e do prefeito podem ser divulgados.

Castelo tem nada menos que 53% de conceito ”Ruim” ou ”Péssimo”, na opinião da população.

Nenhum dos principais serviços básicos da prefeitura foi avaliado positivamente pelo cidadão consultado na pesquisa Amostragem. Apenas 1,67% da população vê aspectos positivos, por exemplo, em setores como o de Infra-estrutura e “Obras Concluídas”.

Menor ainda é a satisfação com a “Coleta de Lixo e Limpeza Pública”, que registra 1,17% de resposta positiva.

É preciso observar que a pesquisa Amostragem foi realizada entre os dias 13 e 15 de maio; antes, portanto, do anúncio da operação tapa-buracos, iniciada agora em junho pelo prefeito.

Embora esta operação tenha recebido, até agora, mais críticas que elogios.

Dado que se reflete em um outro aspecto do levantamento Amostragem:

Nada menos que 75,33% dos ludovicenses acham que o prefeito “não merece ser reeleito”…


(Com informações do Blog de Marco Deça)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Roberto Costa consolida-se na Assembléia





Do Blog de Marco D´eça


A governadora Roseana Sarney e o deputado estadual Roberto Costa (ambos do PMDB) já chegaram à conclusão de que o melhor mesmo será ele permanecer na Assembléia Legislativa.

Costa tem sido um dos membros mais destacados da bancada governista e o de maior repercussão na mídia.

Agora, falta decidir o que fazer com a Secretaria de Juventude, garantida ao deputado desde janeiro, mas que vem sendo conduzida pelo adjunto Ruy Pires.

O nome de Pires, inclusive, surge naturalmente como opção para a pasta, embora haja intensa movimentação de lideranças políticas pelo posto.

Roseana deve decidir esta semana o futuro da Sejuv.

Além de Pires, há o nome do ex-secretário de Esportes, Souza Neto, ligado ao secretário Ricardo Murad, e a possibilidade de transferência de José Antonio Heluy, do trabalho para a Juventude – o que abriria vaga em uma secretaria para articulação com partidos aliados.

O certo é que Roberto Costa continuará exercendo seu mandato na Assembléia Legislativa, cmo interlocutor privilegiado da governadora.

E um dos contapontos da oposição na Casa….

domingo, 19 de junho de 2011

GOVERNADORA ROSEANA ASSINA DECRETO CONVOCANDO A 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE

SÃO LUÍS (MA) – A Governadora Roseana Sarney (PMDB) assinou no último dia 16 de Junho de 2011, quinta – feira, o Decreto de Nº 27. 462 que convoca a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, a realizar-se em Outubro de 2011, na cidade de São Luis, capital do Estado. O decreto consta no Diário Oficial de Nº 116 do dia 16 de Junho de 2011 a ser circulado. Assinatura do decreto atende ao prazo estabelecido pela Regimento Interno Nacional.

A realização do evento será coordenada pelo Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Juventude do Estado e do Conselho Estadual de Juventude, e precedida de etapas municipais e regionais, que ocorrerão a partir do mês de junho de 2011.

A 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, com base na temária nacional e atentando para as questões regionais, tratará dos seguintes temas:

I - Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Estadual e Nacional;

II - Plano Estadual e Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e

III - Articulação e integração das políticas públicas de juventude.


Logo após a reunião do Conselho Estadual de Juventude marcada para essa próxima quarta - feira, 22 de Junho, que indicará os últimos três representantes para a Comissão Organizadora Estadual – COE, esta se reunirá para apreciar e aprovar o Regimento Interno da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude.

O regimento interno disporá sobre a organização e o funcionamento da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, inclusive das etapas, municipais e regionais e o processo de escolha dos delegados.

O Governo do Estado estudo realizar cinco grandes conferências regionais no Maranhão, que poderão ser precedidas ou não das conferências municipais, para discutir a temária da conferências e eleger os delegados para etapa estadual.

Trata - se de uma grande demonstração do Governo do Estado priorizando o debate das políticas de juventude no Maranhão.


(Com informações do Blog de Assis Filho)

Convênio do Governo com o BB abre linha de crédito ao servidor

Convênio celebrado entre o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), e o Banco do Brasil (BB), abre linhas de créditos aos servidores públicos estaduais da administração direta e indireta com o objetivo de assegurar a aquisição do seu imóvel e concretizar o sonho da casa própria.

O secretário de Estado do Planejamento, Fábio Gondim, enfatizou que a medida reconhece e valoriza o servidor público estadual, além de minimizar o déficit habitacional, assegurando o acesso à moradia digna ao funcionalismo. A expectativa é que, somente este ano, serão destinados cerca de R$ 50 milhões aos financiamentos.

O gerente de Negócios Mercado de Pessoa Física do Banco do Brasil, José Soares de Oliveira Neto, e a analista do BB, Tereza Saldanha, explicaram que, com o convênio, o servidor tem acesso a linhas de financiamentos em condições especiais: juros mais baixos do mercado, carência de até 180 dias para pagamento da primeira prestação e aquisição do imóvel em qualquer localidade do país. Os beneficiários poderão, também, fazer a opção em selecionar um mês do ano sem saldar os valores referentes à amortização de capital (prestação), pagando somente, nesse mês, a taxa de seguro e a tarifa de administração, durante todo o período do financiamento.

Para ter acesso ao financiamento, o servidor deverá ter uma renda familiar mínima de R$ 1.500,00 podendo ser incluído para na composição dessa renda parentes de até terceiro grau. O servidor pode comprometer até 30% do seu salário por mês para pagamento das prestações do financiamento.

São três linhas de financiamentos: o SFH (Sistema Financeiro da Habitação) com financiamentos de imóveis até o valor de R$ 500 mil; CH (Carteira Hipotecária), que financia imóveis com valor entre R$ 500 mil até R$ 5 milhões e o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) que engloba salas comerciais avaliadas em até R$ 10 milhões.

Os financiamentos podem ser feitos de duas maneiras: até 70% do valor imóvel em 360 meses (30 anos) e de 80% em até 300 meses (25 anos). A entrada pode ser paga com o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e, também, com o Fundo pode ser feita a amortização ou quitação do imóvel de acordo com as conveniências de cada um.

A direção do Banco do Brasil informou que as dúvidas podem ser resolvidas por meio de consultas em qualquer agência do Banco, disponibilizadas site do Banco do Brasil www.bb.com.br informações sobre as linhas de financiamentos, documentos necessários e formulário para a inscrição.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

FAMÍLIA MOREIRA

Veja depoimentos da familia do Dep. Luciano Moreira, feito durante a campanha eleitoral.


MORRE DEP. LUCIANO MOREIRA



O deputado federal Luciano Moreira (PMDB) morreu, na noite desta quinta-feira (16) em um acidente de carro nas proximidades de Morros. Ele retornava de Barreirinhas, do encontro do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça (CNPG), onde foi ministrar uma palestra sobre reforma tributária.

Luciano Moreira sacou do veículo porque estaria sem o cinto de segurança. Quebrou o pescoço e fraturou no crânio. Ele já chegou ao hospital de Morros sem vida.


VELÓRIO


O velório do deputado federal Luciano Moreira será na Assembleia Legislativa do Maranhão. A expectativa é que o corpo chegue ao parlamento maranhense por volta das 7h. As 11h será realizada uma missa de corpo presente na Assembleia Legislativa e o enterro será no final da tarde desta sexta-feira (17), no cemitério Jardim da Paz.

A governadora Roseana Sarney decretou luto oficial por 3 dias e emitiu nota oficial lamentando a morte do deputado federal.


NOTA DE PESAR DA GOVERNADORA


Bastante entristecida, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte do amigo, deputado federal e correligionário Luciano Moreira, ocorrida na noite desta quinta-feira (16), em acidente de carro na estrada de Morros. A governadora recebeu a notícia do falecimento em Brasília, onde cumpria agenda de audiências, e cancelou os compromissos de trabalho marcados para esta sexta-feira (17) e sábado (18), na Região Tocantina.

“Um amigo muito querido, Luciano Moreira sempre trabalhou voltado para melhorar a vida do cidadão. Estava realizando um belo trabalho na Câmara. O Maranhão perde um grande homem e um político que iniciava sua caminhada e ainda tinha muito a contribuir com o estado”, declarou a governadora.

Roseana Sarney ressaltou que Luciano Moreira deixa um legado de excelentes serviços prestados ao Maranhão, tendo sido secretário na área de Administração nas suas duas primeiras gestões e retornando ao cargo em 2009, quando ela reassumiu o governo. Ele deixa sua marca em projetos como o Viva Cidadão, a Universidade da Terceira Idade (Uniti), o Programa de Assistência Integral ao Aposentado (PAI) e a Escola de Governo (Egma).

Em seu currículo, estão os cargos de Secretário de Estado do Planejamento, Ciência e Tecnologia; de Administração, Recursos Humanos e Previdência; gerente de Estado de Administração e Modernização; gerente de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão; e secretário de Assuntos Estratégico. Até março de 2010, quando saiu para a campanha vitoriosa a deputado federal, foi Secretário de Administração e Previdência Social.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Deputados fazem visitas a hospitais de Bacabal



Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira (15), em Bacabal, vista a hospitais e audiência para debater problemas relacionados à rede de saúde pública no município. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da comissão, Dr. Pádua (PP), e a visita realizada por solicitação do deputado Carlinhos Florêncio (PHS). Também participaram dos trabalhos as duas relatoras da comissão, deputadas Valéria Macedo (PDT) e Vianey Bringel; e os deputados Raimundo Louro (PV) e Roberto Costa (PMDB).

A primeira visita feita pela comissão foi ao prefeito de Bacabal, Raimundo Lisboa (PMDB), que conversou com os parlamentares e disponibilizou o secretário de Saúde do município, Lílio Estrela, para acompanhá-los no périplo pelos hospitais. Em seguida, a comissão foi ao Hospital Regional Laura Vasconcelos, onde os deputados conversaram com médicos, enfermeiras e pacientes sobre eventual problema de superlotação e falta de médicos. Viram também no local uma fossa séptica transbordando e jorrando para a rua e calçada; e ficaram sabendo que o Socorrão está funcionando improvisado no Laura Vasconcelos, enquanto a prefeitura não finaliza a reforma e ampliação do novo prédio do hospital.

O deputado Carlinhos Florêncio disse que a obra do Socorrão estava paralisada há três anos e, só nos últimos dias, com a proximidade da visita da comissão, a prefeitura fez uma espécie de maquiagem. O prédio é amplo, mas falta ser totalmente equipado e o prédio antigo foi interditado pela Vigilância Sanitária, com o município sendo multado porque não cumpriu um Termo de Ajustamento de Condudata (TAC) com o Ministério Público para que finalizasse as obras em seis meses.

Os deputados visitaram também os prédios onde funcionam o Samu e a maternidade municipal e dois postos de saúde na periferia. Outra visita feita foi ao Hemomar, do governo do Estado, e os parlamentares tomaram conhecimento que a direção do centro recebe apenas R$ 700 por mês, que não dão para custear as despesas de coleta e transporte do sangue doado para São Luís. Carlinhos Florêncio defendeu que é preciso resolver o problema com urgência, porque pessoas estão morrendo por falta de sangue, defesa enfática feita também pelo deputado Dr. Pádua.

Na parte da tarde, os deputados realizaram a audiência pública, no fórum de Bacabal. Além dos parlamentares, participaram dezenas de populares e lideranças, a promotora de Justiça Karina Freitas e representantes da OAB-MA, dos vereadores e do prefeito Raimundo Lisboa. Os parlamentares voltaram a explicar o papel da comissão e disseram que o relatório apontando eventuais problemas será encaminhado para os setores competentes, em busca de uma solução.

Carlinhos Florêncio contou que a comissão iniciou os trabalhos de vistoria de hospitais por São Luís e agora foi a Bacabal, querendo ajudar a saúde pública do município.

O presidente da Comissão de Saúde da AL, Dr. Pádua, também frisou a importância dos trabalhos comissão e explicou que o setor de saúde pública de Bacabal registra as mesmas necessidades que vem sendo exibidas em outros municípios do Estado. O parlamentar do PR deu garantias de que o trabalho da comissão será técnico e que o relatório das deputadas relatoras Valéria Macedo e Vianey Bringel sai em 15 dias.

As duas deputadas asseguraram também que o relatório será técnico e vai registrar as eventuais falhas detectadas para que venham a ser corrigidas. Os outros parlamentares acompanhantes da visita, Raimundo Louro e Roberto Costa, também destacaram a importância do papel da comissão e disseram que o relatório será levado para a prefeitura e para o governo do Estado. Costa destacou, por exemplo, a boa infraestrutura hospitalar do município, mas disse que “problemas existem em todos os lugares”.


(Agência Alema)

Governo antecipa pagamento do salário dos servidores




O pagamento de todos os funcionários do estado relativo ao mês de junho e mais a antecipação de 50% do décimo terceiro salário para àqueles que não optaram em receber o décimo de forma integral no mês de dezembro, vai estar disponível em conta na quinta-feira (23), Dia de Corpus Christi.

O secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, enfatizou que a medida além de premiar e valorizar o servidor público vai aquecer a economia maranhense com a injeção de recursos da ordem de aproximadamente R$ 320 mi.

“Esse é um período de grande efervescência da cultura popular maranhense e que atrai muitos turistas ao estado, com geração de divisas para o Maranhão. Somados aos recursos que estamos injetando, com certeza, teremos o aquecimento da economia no Maranhão”, ressaltou Gondim.

De acordo com a antecipação do pagamento, todos os aposentados, pensionista e funcionários da Casa Civil, Defensoria Pública, Controladoria, Procuradoria, Corregedoria, Secretarias de Estado, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ativos e reformados, autarquias, fundações e empresa pública podem efetuar saques em qualquer cash do Banco do Brasil na quinta-feira (23), véspera do Dia consagrado a São João (24), uma das datas mais significativas dos Festejos Juninos no Maranhão.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Centenário da Assembleia de Deus é homenageado

Momento de homenagens e exaltação ao nome do Criador. Desta forma, foi a Sessão Solene em homenagem ao Centenário da Assembleia de Deus no Brasil realizada na manhã desta quinta-feira (9) de junho, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A sessão foi proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS) que também é membro da igreja e presidida pelo deputado Neto Evangelista.



O evento contou com a participação dos deputados Raimundo Louro (PR), Gardênia Castelo (PSDB), Roberto Costa (PMDB), Dr. Pádua (PP), Magno Bacelar (PV), Jota Pinto (PR), além de várias autoridades como o desembargador Júlio Ayres, Abenaias Almeida, representando o vice-governador do Estado, o suplente de senador, pastor Heber Waldo Costa, além de pastores assembleianos de várias áreas e cidades do estado, e de líderes de outras denominações evangélicas.

Na abertura da solenidade, o pastor e escritor Rayfran Batista apresentou o histórico do movimento pentecostal e a história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Brasil que completa 100 anos no dia 18 de junho e ainda falou sobre a igreja no Maranhão que completará em janeiro 90 anos de fundação. O pastor destacou o nascedouro da igreja que hoje alcança pessoas de todas as idades e classes sociais. Ele lembrou o legado pastor Estevão Angelo de Sousan e continuidade deste trabalho pelo pastor José Guimarães Coutinho.

“Chama-nos a atenção de Deus ter levantado essa igreja no meio de pessoas pobres e em menos de 40 anos ter alcançado o território nacional. Esta igreja que não prega apenas o céu, mas também prega os valores da família”, ressaltou pastor Rayfran.

A deputada Eliziane Gama cumprimentou os presentes e destacou a importância e o papel social da igreja no Brasil, em especial no Maranhão. Na tribuna ela parabenizou a juventude, as mulheres e as lideranças pelos 100 anos da igreja.

“A igreja tem prestado a este estado um verdadeiro serviço, inclusive no campo social e cultural. A igreja Assembleia de Deus hoje é respeitada e honrada pelas autoridades constituídas”, destacou a parlamentar.

Todos os deputados presentes parabenizaram a igreja e destacaram a importância do papel no campo da justiça social. Eles também cumprimentaram a iniciativa da deputada Eliziane em homenagear a igreja e os pastores.

“A igreja tem uma missão nobre que é fazer a justiça social e tem difundido o amor a Deus e ao próximo”, disse Gardênia Castelo.

Já o deputado Magno Bacelar frisou a defesa dos excluídos. “A igreja é muito importante para o equilíbrio social”, disse.

O deputado Roberto Costa lembrou que já freqüentou a igreja quando criança e parabenizou a iniciativa. ”O prazer é todo meu de parabenizar esta igreja”, falou.

Jota Pinto também fez registro. ”Com certeza esta homenagem ficará nos anais desta Casa”.


O deputado Raimundo Louro destacou a benção dos pastores. “É de grande importância recebemos os pastores para abençoar esta Casa”.

Para finalizar, o pastor José Guimarães Coutinho, presidente da Assembleia de Deus em São Luís (IADESL) e também representado no evento o pastor Pedro Aldir Damasceno, presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão (Ceadema) agradeceu e glorificou a Deus. “Quero cumprimentar a todos e dizer que toda honra, toda glória seja dada a Deus e ao nosso Senhor Jesus Cristo”, disse.

HOMENAGENS

Na solenidade foram homenageados os pastores e representantes de campos da igreja no Maranhão, pastores Pedro Aldir Damasceno, José Guimarães Coutinho, Moacir Luís dos Santos, Misael Mendes da Rocha, Joacy Almeida Costa, Joás Albuquerque Santos, João Trindade Ramos Coutinho, Luís Rabelo da Conceição, Francisco Assis Vieira dos Santos e Domingos Eduardo da Silva.

A maior igreja pentecostal brasileira que tem mais de 8 milhões de fiéis, a igreja Evangélica Assembleia de Deus surgiu em Belém (PA), sob a influência de dois missionários batistas vindos dos Estados Unidos, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Os missionários procedentes de Chicago (EUA) desembarcaram na capital paraense em 19 de novembro de 1910. Ambos batizados com o Espírito Santo no grande avivamento derramado no início do século XX, eles iniciaram a pregação da fé pentecostal em Belém e fundaram a Igreja Assembleia de Deus no dia 18 de junho de 1911.

terça-feira, 7 de junho de 2011

ROBERTO COSTA DENUNCIA PREPOTÊNCIA DA PREFEITURA AO CENSURAR LIBERDADE DE EXPRESSÃO




O deputado Roberto Costa disse na sessão desta terça-feira (7) que o prefeito João Castelo agiu com arbitrariedade durante o lançamento do plano de trabalho de recuperação dos bairros de São Luís, chamando de “cretinos” aqueles que criticam a sua gestão.

Roberto Costa classificou de “espetáculo o circo armado pelo prefeito, para fazer o anúncio dos 56 km de ruas na Zona Rural” e criticou a declaração de João Castelo, ao afirmar que o asfalto seria de boa qualidade com durabilidade de 5 anos.

“Quer dizer que o asfalto utilizado na avenida Santos Dumont, que depois de um mês de conclusão já passou por uma operação tapa buraco, é de péssima qualidade? Sem falar na avenida do Parque vitória. O prefeito Castelo poderia ser chamado de “Prefeito Verão”, pois a nossa população sofre há seis meses com a buraqueira que se forma na cidade, em virtude da péssima qualidade do asfalto colocado pela prefeitura”, disse Roberto.

O parlamentar ficou indignado com as afirmações de João Castelo, ao afirmar que o Mistério Público terá que provar que a Prefeitura cometeu fraude na elaboração da Planta Genérica do IPTU.

“O MP já provou e constatou a fraude do IPTU, e há dois meses o prefeito foi intimado para apresentar as atas e até agora nada. O mais engraçado é que, para o prefeito João Castelo, o criminoso agora, é o Ministério Público e não a Prefeitura”, indagou Costa.

Sobre a declaração feita por João Castelo, quando chamou de cretinos aqueles que criticam sua gestão, o deputado Roberto Costa destacou:

“Será que os cretinos são os deputados desta Casa, ou melhor, será que os cretinos são os membros da OAB, o Ministério Público, os desembargadores do Tribunal de Justiça, o médico Yglésio, que denunciou as péssimas condições de trabalho no hospital Socorrão, ou será que são os 83% da população de são Luís que reprovam o governo do prefeito João Castelo? Os cretinos, senhor prefeito, não são estes. Os cretinos são aqueles que vendem uma imagem de ilusão desta prefeitura para a população de são Luís”, disparou Roberto Costa.

CORREDOR URBANO

O deputado Roberto Costa não poupou criticas ao projeto Corredor Urbano, que está sendo viabilizado pela Prefeitura de São Luís, através do Programa PAC Mobilidade do Governo Federal.

“A prefeitura está vendendo uma imagem de um projeto que só existe no papel, por que até o presente momento, não tem nenhum real em caixa para a execução desse corredor urbano. O prefeito só deu entrada no programa e está esperando o Governo Federal aprovar”, disse o deputado.

Roberto Costa fez comparações do projeto da Prefeitura e do projeto do Governo do Estado. O projeto da Via Expressa do Governo do Estado, já tem o dinheiro em caixa e não precisa de recurso federal para ser executado, pois a governadora Roseana já garantiu que com ou sem parceria, a Via Expressa, a Ponte Quarto Centenário e a avenida Metropolitana serão executadas”, afirmou ele.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

O deputado Roberto Costa denunciou a censura na liberdade de expressão sofrida por ele, ao tentar realizar uma campanha publicitária, com panfletos e outdoor com o tema “IPTU injusto ninguém aceita”.

Roberto explicou que assinou contrato com uma empresa para veicular 15 outdoor, no período de 6 á 19 de junho, em São Luís. Ao iniciar a colagem nas placas pela cidade, ontem (6) a empresa foi ameaçada para que retirasse imediatamente a campanha das ruas.

De acordo com Roberto Costa, a ordem para a retirada dos outdoor partiu do secretário municipal de Comunicação, Edwin Jingles, e do superintendente de Obras da prefeitura, Osmar Gerude.

“Fiquei surpreso quando fui informado que apenas quatro outdoors foram colados e que os secretários municipais ameaçaram as empresas de suspenderem o alvará de funcionamento, caso as placas fossem veiculadas. Agora, nenhuma empresa quer colocar a campanha nas ruas com medo da Prefeitura”, ressaltou.

O parlamentar declarou que censuras como estas só foram vistas na época da ditadura. “Esse tipo de atitude já é bem conhecida por parte do prefeito. Ele esqueceu que não estamos mais na ditadura. Mas esse comportamento de perseguidor é típico do prefeito. Mas, não iremos nos intimidar, a nossa luta continua”, finalizou.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CPF DE PLÁSTICO DEIXA DE SER EMITIDO NO PAÍS



A partir desta segunda-feira (6), a Receita Federal do Brasil não vai mais emitir o cartão plástico para comprovar a inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Quem solicitar o documento terá o número no comprovante de inscrição, entregue no dia do atendimento, ou poderá imprimi-lo pela internet.

Órgãos públicos e empresas não devem pedir para o cidadão apresentar o cartão plástico do CPF. O estabelecimento pode comprovar a inscrição no CPF pela Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira de identidade profissional ou qualquer outro documento que tenha o número de inscrição no Cadastro.

Para solicitar o CPF, é preciso ir a uma agência do Banco do Brasil, dos Correios ou da Caixa Econômica Federal portando título de eleitor e carteira de identidade.


(com informações do G1)

AL homenageará o centenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará no próximo dia 9 de junho às 11h, uma sessão solene referente ao Centenário das Igrejas Assembleias de Deus no Brasil. Por iniciativa da deputada estadual Eliziane Gama (PPS) serão homenageados os pastores que representam a denominação evangélica no Estado.

“A Igreja Assembleia de Deus tem uma história emocionante, de muito fervor, oração, ação social e recuperação de vidas. É um grande prazer fazer esta justa homenagem”, destacou Eliziane Gama.

Na oportunidade o pastor e escritor Rayfran Batista apresentará a história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Brasil que completa 100 anos no dia 18 de junho. Só no Maranhão a igreja completará em janeiro do próximo ano 90 anos de fundação.

Serão homenageados os pastores e representantes de campos da igreja no Maranhão, pastores Pedro Aldir Damasceno, José Guimarães Coutinho, Moacir Luís dos Santos, Misael Mendes da Rocha, Joacy Almeida Costa, Joás Albuquerque Santos, João Trindade Ramos Coutinho, Luís Rabelo da Conceição, Francisco Assis Vieira dos Santos e Domingos Eduardo da Silva.

HISTÓRIA

A maior igreja pentecostal brasileira que tem mais de oito milhões de fiéis, a igreja Evangélica Assembleia de Deus surgiu em Belém (PA), sob a influência de dois missionários batistas vindos dos Estados Unidos, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren.

Os missionários procedentes de Chicago (EUA) desembarcaram na capital paraense em 19 de novembro de 1910. Ambos batizados com o Espírito Santo no grande avivamento derramado no início do século XX, eles iniciaram a pregação da fé pentecostal em Belém e fundaram a Igreja Assembleia de Deus no dia 18 de junho de 1911.

HOMENAGEADOS

Pastor Pedro Aldir Damasceno – presidente Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão (Ceadema);

Pastor Domingos Eduardo da Silva - presidente da Convenção Assembleia de Deus Madureira;pastor José Guimarães Coutinho – presidente da Assembleia de Deus em São Luís (Iadesl);

Moacir Luís dos Santos - presidente da Assembleia de Deus em São José de Ribamar;

Pastor Misael Mendes da Rocha- presidente da Assembleia de Deus Campo Calhau

Pastor Joás Albuquerque Santos – presidente da Assembleia de Deus Campo Cohatrac;

Pastor Joacy Almeida Costa - presidente da Assembleia de Deus Campo Tirirical

Pastor João Trindade Ramos Coutinho – presidente da Assembleia de Deus Campo Paço do Lumiar;

Pastor Luís Rabelo da Conceição- presidente da Assembleia de Deus Campo Jardim Tropical;

Pastor Francisco Assis Vieira dos Santos - presidente da Assembleia de Deus Campo Raposa.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Plebiscito sobre criação do Estado do Tapajós será em seis meses

O Diário Oficial da União publicou, nesta sexta-feira (3), o decreto que autoriza a realização de um plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós, no prazo de seis meses.

Caso aprovada, a nova unidade será desmembrada da área do Pará onde se situam as cidades de Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Faro, Juruti, Belterra, Santarém, Porto de Moz, Vitória do Xingu, Altamira, Medicilândia, Uruará, Placas, Aveiro, Itaituba, Trairão, Jacareacanga, Novo Progresso, Brasil Novo, Curuá, Rurópolis, Senador José Porfírio, Terra Santa e Mojuí dos Campos.

O Tribunal Superior Eleitoral dará instruções ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará para organização, realização, apuração, fiscalização e proclamação do resultado do plebiscito.

Segundo o texto do Diário Oficial, no prazo de dois meses, contado da proclamação do resultado do plebiscito, se este for favorável à criação do Estado do Tapajós, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará questionará seus membros sobre a medida, comunicando em três dias o resultado ao Congresso Nacional.

(Com informações do R7)

Escolas públicas começam disputas dos JEMs nesta sexta-feira



Duas partidas de basquete masculino abrem as disputas da Etapa Metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) para as escolas públicas nesta sexta-feira (3). A rodada dupla começa às 19h, no Ginásio do Comando Militar, no bairro do Calhau.

Na primeira partida da noite, o C.E.Y. Bacanga encara o Colégio Militar pela categoria infanto. Na sequência, às 20h, é a vez dos meninos do Cintra enfrentarem o Liceu Maranhense, também pela categoria infanto. A rodada do basquete será finalizada no fim de semana, com jogos no Ginásio do Uniceuma I.

No fim de semana (4 e 5), será a vez das estreias das outras modalidades coletivas (beach-soccer, vôlei, futebol, futsal e handebol) da chave das escolas públicas. Toda a tabela de jogos deste fim de semana pode ser obtida no da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (www.esporteelazer.ma.gov.br). Em seu site, a Sedel disponibiliza, ainda, a classificação atualizada de cada modalidade, os resultados, notícias e galerias de fotos dos JEMs 2011.

Próximos jogos do basquete

Sexta-feira, 3 (Comando Militar - Calhau)

19h - C.E.Y. Bacanga x Colégio Militar (infanto masculino)

20h - Cintra x Liceu Maranhense (infanto masculino)

Sábado, 4 (Uniceuma I)

8h - Reino Infantil x Crescimento (infantil masculino)

9h30 - Dom Bosco x Literato (infantil masculino)

11h - Batista x Educator (infanto masculino)

12h - Upaon-Açu x Reino Infantil (infanto masculino)

13h - C.E.Y. Bacanga x Liceu Maranhense (infanto masculino)

14h - Colégio Militar x Cintra (infanto masculino)


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Evangélicos e Católicos entregam 1 milhão de assinaturas contra PL 122




Líderes religiosos entregaram ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), um abaixo-assinado com mais de 1 milhão de assinaturas contra o Projeto de Lei 122/2006, que aumenta a pena para quem discrimina homossexuais. Evangélicos e católicos alegam que o projeto cria uma casta privilegiada e fere a liberdade religiosa.

O pastor Silas Malafaia atuou como porta-voz do grupo. Ele disse que não há acordo e que a proposta precisa ser arquivada: “O projeto de lei é inconstitucional. Lei contra a homofobia já existe, isso é conversa para dar privilégio a uma minoria”, argumentou. Deputados e senadores da Bancada Cristã participaram do ato. Silas Malafaia chegou a rasgar uma cópia do Projeto de Lei.

Os manifestantes da chamada Marcha da Família também protestaram contra o casamento gay, a legalização do aborto e a descriminalização das drogas.

Polêmica – O projeto de lei que criminaliza a homofobia foi aprovado no plenário da Câmara no ano passado. O texto prevê pena de prisão de até 5 anos para quem criticar os homossexuais publicamente, seja qual for a razão. E também estabelece punição a quem preterir homossexuais em uma seleção de emprego, por exemplo.

A relatora do texto no Senado, Marta Suplicy (PT-SP), chegou a influir uma emenda dando imunidade a pregadores que atuem dentro de templos religiosos. Mas isso não mudou a postura dos cristãos: “A senadora Marta Suplicy pensa que crente é otário”, disse Silas Malafaia, do alto de um carro de som, nesta quarta-feira. Os manifestantes vaiaram quando o nome da parlamentar foi citado.


(Com informações Veja.com)