segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

JOÃO ALBERTO TOMA POSSE NO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA

O senador João Alberto, eleito em outubro último, toma posse nesta terça-feira, 1º de fevereiro, na 54ª legislatura do Senado Federal, em sessão solene marcada para iniciar-se às 10:00 horas da manhã no plenário da Casa.

Após a solenidade, o senador João Alberto e os 53 senadores empossados além dos demais 27 detentores de mandato, escolherão por meio de votação o novo presidente do Senado, que comandará os trabalhos nos próximos dois anos, e os membros da mesa Diretora.
A sessão da escolha da mesa está marcada para começar às 11:00 horas.
HISTÓRICO POLITICO
João Alberto de Souza (PMDB) retorna ao Senado, onde teve mandato de 1999 a 2007. Aliado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), João Alberto foi autor da lei que proíbe a publicidade de bens e serviços por telefone, quando a chamada for paga pelo consumidor (Lei 11.800/08).

João Alberto é economista nascido em Bacabal (MA) em 1935. Ele foi deputado estadual pela Arena (1971 a 1975), deputado federal (1979 a 1987 e 1995 a 1999) pelo PDS e PMDB – partido pelo qual se elegeu senador de 1999 a 2007.

Ele também já tinha sido eleito vice-governador do Maranhão, eleito na chapa de Epitácio Cafeteira, em 1986. Em 1990, assumiu o governo do Estado quando Cafeteira deixou o cargo para se candidatar ao Senado. Em 1991, João Alberto apoiou, para sucedê-lo, o nome de Edison Lobão, que agora também volta ao Senado.

Em abril de 2009, ele se tornou vice-governador de Roseana Sarney, que assumiu o cargo após a cassação de Jackson Lago, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Seus suplentes são o deputado federal Clóvis Fecury, do DEM, e o senador Mauro de Alencar Fecury(PMDB).
(Com informações da Agência Senado).

RICARDO MURAD VOLTA PARA A SAÚDE

A governadora Roseana Sarney declarou que o deputado Ricardo Murad, com a sua desistência de concorrer à Presidência da Assembléia Legislativa, assumirá de imediato a Secretaria da Saúde.

A vontade de Ricardo Murad era a de voltar para Secretaria de Saúde e dar continuidade ao seu projeto de melhorar a Saúde. Contudo, resolveu disputar a presidência do Legislativo depois de ser estimulado pela própria governadora Roseana Sarney e por todos os deputados da base governista.

Tamanho da fonte
Agora, ele volta a Secretaria de Saúde. Lugar que ele queria desde o início e foi estimulado por um consenso que nunca existiu.
(Com informações do Blog de Caio Hostilio)

Ricardo Murad retira candidatura na Assembleia



O deputado Ricardo Murad acaba de anunciar a retirada de sua candidatura à presidência da Assembleia. Disse que como surgiu um movimento contra seu nome, preferiu sair da disputa para evitar problemas para o governo Roseana.

O deputado Carlos Filho (PV) também retirou seu nome da disputa pela 1ª Secretaria. Agora, segundo Ricardo, todos devem sentar à mesa para discutir um nome de consenso.
O deputado Roberto Costa, também esteve presente na reunião que aconteceu no Palácio dos Leões na tarde desta segunda (31). Roberto Costa, apoiava a candidatura de Ricardo á presidencia da Assembleia.
Para o deputado Roberto Costa e os os demais que estava lá (Max Barros, Vitor Mendes e Carlos Filho.), a atitude de Ricardo Murad foi um gesto de grandeza para manter a governabilidade de Roseana e a união do blog governista na Assembléia Legislativa.

Ele citou os nomes de Arnaldo Melo (PTB) e Hélio Soares (PP), alinhados ao "bloquinho", e Max Barros (DEM) e Manoel Ribeiro (PTB) como os mais comentados e que desejam ser esse candidato à presidência da Assembleia.

Trairagem contra Roseana fecha tempo na Assembleia



Do Blog de Décio Sá

O tempo fechou na Assembleia por causa da “trairagem” contra o governo Roseana Sarney (PMDB) comandada pelo chamado “bloquinho”, grupo de deputados novatos ligados à própria governadora.

Alexandre Almeida e Rogério Cafeteira(foto): trairagem contra Roseana
Liderados por Eduardo Braide e Rogério Cafeteira (PMN), os integrantes do bloco se
reuniram na sexta-feira com o deputado Arnaldo Melo (PMDB). Disseram que o apoiavam e ainda trariam a oposição comandada por Marcelo Tavares (PSB), além de Edilázio Júnior (PV) e Afonso Manoel (PMDB), formando ao todo 25 deputados

Na linha de frente da conspiração estão também o ex-deputado Fufuca Dantas (PMDB), que levou o filho André Fufuca (PSDB), Alexandre Almeida (PTdoB) e Neto Evangeleista (PSDB). Todos tomaram posição sem ouvir as lideranças a que estão ligadas. Por conta disso, muitas amizades estão sendo desfeitas. Familiares dos parlamentares estão revoltados.

Ontem os 25 deputados se reuniram num sítio nos arredores de São Luís onde permanecem confinados feito gado e incomunicáveis. Eles reclamam de vagas na mesa-diretora na chapa de Ricardo Murad (PMDB), cargos, benesses de todo tipo e até emendas, apesar de só estarem assumindo o mandato agora.

Com PhD em traição, o deputado Carlos Braide teria atuado como espécie de espião no grupo do candidato Ricardo. Desde o final do ano passado, ele se reúne diariamente com Ricardo em sua residência conhecendo todas suas estratégias. Ontem Braide foi flagrado por volta das 15h entrando no apartamento da deputada Cleide Coutinho (PSB).

No entanto, a estratégia do “bloquinho” pode fracassar. Também integrante do grupo, o deputado Hélio Soares (PP) já corre por fora e pode surpreender Arnaldo Melo.
.

Governo faz investimentos estruturais em Segurança


A construção e reforma de delegacias, presídios, postos policiais e quarteis, além da adequada infraestrutura para o funcionamento desses espaços, visando oferecer ao cidadão um sistema de segurança estruturado e equipado, são algumas das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Como resultado desse trabalho, novas e modernas unidades integrarão a malha de combate ao crime em todo o estado.

“A governadora Roseana Sarney garantiu a continuidade dos investimentos na área de Segurança em 2011, o que vai assegurar a aquisição de mais equipamentos e aumento no efetivo”, destacou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

Levantamentos da SSP comprovam que foram muitos os incrementos no setor. O governo já construiu e inaugurou o Complexo de Polícias de Carutapera (com delegacia e Batalhão da Polícia Militar); e delegacias e postos da PM nos municípios de Cururupu, Pinheiro, São Vicente Férrer e São João Batista. Estão em andamento as obras nas unidades de Buriticupu, Amapá do Maranhão e São João do Sóter.

Também foram reformadas e/ou ampliadas outras unidades. Esse é o caso das delegacias de João Lisboa, São Pedro da Água Branca, Viana, Arari, Mirador, Santa Helena, Caxias, Matinha e Grajaú. Os DPs de Davinópolis, Açailândia, Cidelândia, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios estão com obras em andamento. Também ganharão serviços de recuperação os de Miranda do Norte, Bacabal, Santa Inês.

“Com essas obras, vamos ampliar o número de vagas e melhorar a qualidade de atendimento dentro dos presídios, um trabalho que agora ganha também o reforço de uma secretária própria, a de Justiça e Administração Penitenciária. Até o próximo ano não teremos mais nenhum preso em delegacias no interior do Estado”, declarou.

No momento, estão em construção o presídio de Imperatriz (com vagas para 210 detentos) e o prédio do Instituto Médico Legal (IML) de Timon (em parceria com a Companhia Energética do Maranhão - Cemar). Somente as obras do Presídio São Luís, Presídio Feminino e Presídio Regional de Imperatriz foram investidos recursos na ordem de R$ 23 milhões, oriundos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Governo do Estado.

Para este ano, já estão previstas a construções de mais cinco unidades prisionais, todas no interior - também em convênio com o Depen. Além disso, a secretaria está firmando parcerias com as prefeituras municipais para doação de terreno que abrigará Complexos de Polícias (com uma delegacia e um Batalhão da Polícia Militar), a exemplo do que foi feito em Carutapera.

Na capital

Em São Luís, a estrutura física das unidades prisionais também passa por obras. Foi construído o Presídio Feminino (210 detentas), ampliado o Presídio São Luís (construção de prédio anexo, com capacidade para 216 detentos) e realizadas reformas gerais na Delegacia Especial da Mulher, na enfermaria do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Heliponto do Grupo Tático Aéreo, na Corregedoria e na sede da Delegacia Fazendária (Defaz).

Na área de pessoal, Aluísio Mendes destacou que está previsto um concurso público para a Polícia Militar e Civil, com vagas para mil policiais militares, 200 policiais civis e 200 agentes penitenciários, e quantitativo regionalizado para atender à realidade de cada localidade, a fim de aumentar o efetivo em todo o Maranhão. O edital deve ser publicado até o mês de março.

Outra ação destacada por Mendes foi a aquisição do helicóptero modelo EC145, dotado de moderna tecnologia. A aeronave está sendo usada em operações diversas e até passou um período dando auxílio aos atingidos pelas enchentes na região serrana do Rio de Janeiro.

“A governadora Roseana Sarney tem dado prioridade à Segurança Pública. Prova disso, é que foram adquiridas 680 novas viaturas, comprados armamentos, materiais operacionais e reequipado todo o aparato policial. O estado foi o primeiro do Brasil a receber uma moderna aeronave com tecnologia para qualquer operação aérea”, ressaltou.

Como conseqüência dos investimentos, o secretário Aluísio Mendes declarou que houve redução da criminalidade e citou como exemplo a queda no número de assalto a banco. “No ano passado, registramos o menor índice em relação aos últimos 12 anos. A média era de 25 assaltos a banco por ano e em 2010 foram quatro, uma redução de 93%”, apontou.

sábado, 29 de janeiro de 2011

FINALMENTE NOVO CD DE ALINE BARROS



Finalmente saiu o novo CD de Aline Barros, "Extraordinário Amor de Deus". E concerteza será mais um grande sucesso da maior cantora gospel do Brasil. Confira com exlusividade a música carro chefe do novo CD.

RESSUSCITA-ME
(Anderson Freire)

Mestre eu preciso de um milagre

Transforma minha vida, o meu estado

Faz tempo que não vejo a luz do dia

Estão tentando sepultar minha alegria

Tentando ver meus sonhos cancelados

Lázaro ouviu a Sua voz, quando aquela pedra removeu

Depois de quatro dias ele reviveu

Mestre, não há outro que possa fazer

Aquilo que só o Teu nome tem todo poder

Eu preciso tanto de um milagre

Remove minha pedra
Me chama pelo nome

Muda minha história

Ressuscita os meu sonhos


Transforma minha vida

Me faz um milagre

Me toca nessa hora

Me chama para fora

Ressuscita-me
Tu és a própria vida
A força que há em mim

Tu és o filho de Deus

Que me ergue pra vencer

Senhor de tudo em mim

Já ouço a Tua voz

Me chamando pra viver

Uma história de poder!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SECRETARIA DE ESPORTE PROMOVE AÇÃO ESPORTIVA

Atividades de esporte e lazer movimentarão o bairro Liberdade, em São Luís neste sábado (29). É a ação “Liberdade Feliz”, realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), dentro do “Programa Maranhão Feliz”.
A ação será iniciada às 8h30, no Viva Liberdade, e é destinada à toda a comunidade.A programação inclui torneios de futebol de travinha, basquete, vôlei, peteca, futsal, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira e atividades de recreação.
Além da programação esportiva, o “Liberdade Feliz” vai abrir espaço para as atividades artísticas e culturais existentes no bairro. “Com ações como essa, além de oferecer lazer e cidadania aos moradores, buscamos aproximar a Sedel da população”, declarou Joaquim Haickel.
A Liberdade é o primeiro bairro beneficiado pelo “Programa Maranhão Feliz”, mas a Sedel vai realizar o evento em outras áreas da capital. A intenção é levar a iniciativa também ao interior do estado.

ARGENTINA CRITICA PROPAGANDA BRASILEIRA



A prefeitura de Barretos, no interior de São Paulo, decidiu retirar o outdoor da campanha contra a dengue no qual aparece o mosquito transmissor da doença vestindo uma camiseta da seleção argentina.

Os outdoors, que estavam localizados em quatro diferentes pontos da cidade, ilustravam um jogador com a camiseta da seleção brasileira chutando uma bola contra o mosquito Aedes aegypti com a camiseta argentina.

A medida ocorre dois dias após o ministro da Saúde argentino ter criticado publicamente a campanha barretense. Para Juan Manzur, a publicidade refletia "uma situação que não condiz com a realidade".

A prefeitura de Barretos informou, por meio de seu setor de comunicação, que a intenção da propaganda era chamar atenção para o problema, mas sem ofender ninguém. Apesar disso, a prefeitura negou que a retirada dos outdoors tenha ocorrido após as queixas das autoridades argentinas, já que a ideia era encerrar a campanha nesta sexta-feira (28).

De janeiro a outubro de 2010, o Brasil notificou 936 mil casos de dengue e 598 mortes suspeitas. Embora os números ainda não estejam fechados, eles indicam um ano recorde de casos e mortes.
(Com informações Agência Efe)

A FORÇA DO DEPUTADO ROBERTO COSTA NA ASSEMBLEIA

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB), é um dos homens mais procurados do Maranhão nos últimos dias – principalmente por alguns colegas de partido.

Fora de São Luís há dias, ele é peça importante nos rumos que o PMDB pode tomar na composição da Mesa Diretora da Assembléia.

Hoje, o partido encontra-se dividido em relação à segunda indicação para a composição, que seria a 2º Vice-Presidência ou a 2ª Secretaria. Arnaldo Melo, já declarou que vota em Afonso Manoel. Stênio Rezende, por outro lado, tem o voto de Vianey Bringel.

Ricardo Murad, não vota nessa questão.

Sobra Roberto Costa, que é quem vai acabar desempatando a briga com o seu voto de minerva.

Tirando uns dias de férias fora do Maranhão, Roberto ao viajar avisou que ficaria incomunicável. Ontem, Roberto retornou á São Luis e hoje participa de varias reuniões políticas.
A posse e a eleição da mesa diretora será nessa terça - feira (1º de fevereiro).
Roberto assumirá o mandato e decidirá a vaga que cabe ao PMDB, só depois de alguns dias como deputado ele tomará posse na Secretaria de Juventude.
(Com informações do Blog de Assis Filho)

Sarney aceita indicação do PMDB para disputar Presidência do Senado


Ao gravar depoimento para documentário celebrando os 90 anos do jornal Folha de S. Paulo, onde tem coluna semanal há 23 anos, o senador José Sarney (PMDB-AP) disse que aceita a indicação do PMDB para disputar a presidência da casa no biênio 2011/12.
(Com informações da Agência Senado)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Em busca de privacidade, governo muda protocolo da bandeira presidencial

A presidente da República, Dilma Rousseff, abandonou, por força de um decreto, uma tradição que vigora no Brasil há quase 40 anos. Símbolo da presença do chefe de Estado, a bandeira verde com o brasão da República – o Pavilhão Presidencial - não será mais hasteada no Palácio do Planalto toda vez que o presidente ali estiver.

O decreto 7.419 / 2010 foi publicado no último dia do governo Lula e altera o decreto do presidente Emílio Garrastazu Medici, de 1972, que determina: “Na sede do Governo, deverão estar hasteados a Bandeira Nacional e o Pavilhão Presidencial, quando o Chefe de Estado estiver presente”.

O Pavilhão, a partir do novo decreto, deverá ser arriado nos palácios do Planalto e da Alvorada apenas nos momentos em que o presidente estiver fora do Distrito Federal. Nesta terça-feira (25), Dilma deixou Brasília às 10h com destino a São Paulo. Cerca de duas horas depois de sua partida, a bandeira foi retirada, tarefa realizado pelos Dragões da Independência.

Apesar de ter sido assinada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mudança beneficiou a presidente Dilma, que ganhou privacidade. A bandeira era frequentemente objeto de curiosidade de passantes e servia de alerta para os jornalistas que trabalham no local, uma vez que simboliza a presença do presidente.

Com a alteração, o Palácio evita o trabalho de hastear e retirar a bandeira várias vezes ao dia. A assessoria do governo, no entanto, nega que a mudança tenha sido um pedido de Dilma.

O decreto, contudo, mantém a determinação de hastear o Pavilhão Presidencial nos órgãos, autarquias e fundações federais, estaduais e municipais “sempre que o presidente da República a eles comparecer”.
(Com informações do R7)

Governo reajusta vencimento-base de servidores estaduais

Mais de 30 mil servidores públicos estaduais receberão o pagamento referente a janeiro, nesta sexta-feira (28), com reajuste no vencimento-base. A medida do Governo do Estado assegura, portanto, que nenhum funcionário perceba remuneração menor que o salário mínimo, hoje estipulado pela União em R$ 540,00.
Serão beneficiados com a medida, os servidores do Grupo Ocupacional Atividades de Apoio Administrativo e Operacional (ADO), cargos da categoria funcional suporte às atividades artísticas e culturais do Grupo Ocupacional Atividades Artísticas e Culturais (AAC), professor portador de formação de nível médio e professor indígena com formação de nível médio.
No caso dos grupos ADO e AAC, formados por agentes administrativos, motoristas, serventes, vigias, entre outros servidores, o valor do vencimento-base, a partir de 1º de janeiro deste ano, varia de acordo com o nível – vai de R$ 540,00 (nível 1) a R$ 608,66 (nível 25).
Segundo o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, o governo procurou manter um reajuste entre uma referência e outra para evitar o achatamento salarial do servidor. “A medida recompõe de forma linear o vencimento base desses grupos”, declarou.Fábio Gondim garantiu ainda que o custo decorrente com a implantação da medida atende à Lei de Responsabilidade Fiscal.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PESIDENTE BARACK OBAMA VISITARÁ O BRASIL EM MARÇO

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira, durante seu discurso do Estado da União, que fará uma visita ao Brasil em março.

A viagem inclui ainda Chile e El Salvador e será a primeira de Obama à América do Sul desde que assumiu o governo americano.

Obama disse que a viagem servirá para “forjar novas alianças para o progresso nas Américas”.

“O presidente espera se encontrar com a nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para discutir áreas de interesse mútuo que ajudarão a fazer avançar a excelente relação que nós já temos com o governo brasileiro”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Mike Hammer.

“Eessas áreas incluem energia limpa, crescimento global, reconstrução, assistência ao Haiti, esforços de desenvolvimento colaborativo e outras questões de importância global”, afirmou o porta-voz.


(Com informações da BBC Brasil)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gastão Vieira pode disputar vice-presidência da Câmara Federal

O deputado federal maranhnse Gastão Vieira (PMDB) concorre com outros sete colegas da bancada peemedebista à indicação para a vice-presidência da Câmara. A eleição na bancada será no dia 31 de janeiro, um dia antes da eleição da Casa.

Se for escolhido entre os colegas de partido – O Maranhão só perde para Minas Gerais em número de deputados do PMDB – Vieira será incluído na chapa oficial, ao lado do presidente Marco Maia (PT-SP), que concorre a novo mandato.

Mas, mesmo não sendo escolhido pelos correligionários, Gastão Vieira pode também disputar a vaga em plenário. Entre os 513 parlamentares, ele tem até mais chances.

- Se a eleição na bancada for democrática e eu não for escolhido, aceitarei a decisão. Mas, se perceber estar havendo favorecimentos de alguns nomes, submeterei meu nome ao plenário, como candidato avulso.

Com 16 anos de Câmara, duas vezes presidente da Comissão de Educação e respeitado entre os colegas, Gastão Vieira tem amplas chances de chegar à vice-presidência da Câmara .
(Com informações do Blog de Marco D´eça)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

MOMENTO DE MÃE



Ser mãe, realmente é uma dádiva de Deus. Os filhos são maravilhosos e nos surpreendem a todo instante.

Este lindo, fofo e maravilho é meu filho, Isac de 4 anos de idade. Tenho o hábito de chamá-lo de "profetinha", porque mesmo sendo tão pequeno, sua inteligência é algo sobrenatural.

As vezes parece meu professor , me ensinando e explicando o mundo ao seu redor.

Ainda na minha barriga, sempre que eu ouvia música, ele sempre me chutava como se estivesse dançando. Aos primeiros meses, os DVD´s infantis já chamava sua atenção.

Aos 2 anos e 6 meses, o levei a uma escola de música, o professor não quis aceita-lo. Insistimos e o professor decidiu fazer o teste de ritmo. Pasme!! Não é que ele acompanhou as notas musicais do teclado direitinho.

Compramos inúmeros brinquedos de instrumentos musicais. Mas, somente neste natal Gesiel e Eu, decidimos presenteá-lo com uma bateria de verdade (infantil).

No começo da batucado (ou melhor do barulho)me arrependi, meus vizinho que o diga.

Mas nada melhor que incentivar os filhos no caminho certo. E a música... Há prefiro nem comentar.

Os primeiros resultados estão ai pra vocês verem.





Pesquisadores lançam aplicativo de celular que "detecta" pedófilos



Pesquisadores britânicos criaram um aplicativo para telefone celular que, segundo eles, pode identificar adultos que fingem ser crianças em salas de bate-papo online.

O aplicativo, chamado Child Defense, ou Defesa da Criança em português, analisa a linguagem usada pelos usuários de sala de bate-papo ou sites de relacionamento em celulares e gera um perfil da idade da pessoa, o que ajuda a identificar pedófilos em potencial.

O aplicativo ainda está passando por testes, mas os primeiros usuários já aprovaram. O software detecta os adultos que usam abreviações exageradas, para tentar se misturar às crianças.

Para que o programa funcione, as crianças precisam copiar e colar suas conversas na janela do aplicativo, que analisa os padrões de linguagem: cada vírgula, cada ponto final do texto em inglês é examinado para identificar os possíveis pedófilos.

Entidades de proteção de crianças alertam que os pedófilos usam meios cada vez mais sofisticados para enganar crianças na internet. O aplicativo será disponibilizado na próxima semana.

(Com informações BBC Brasil)

HELICÓPTERO DA GLOBO É ATINGIDO POR TIROS

O helicóptero conhecido como Globocop foi atingido por três tiros na manhã desta segunda-feira (24) enquanto se preparava para fazer imagens de uma operação policial no Morro da Mineira, no Estácio, na Zona Norte do Rio. Um dos projéteis atingiu o assoalho; o segundo, a região central; e o terceiro, a cauda da aeronave, modelo Eurocopter AS350 B2.

Este terceiro projétil afetou a dirigibilidade do Globocop e obrigou o piloto Antonio Ramos a realizar um pouso forçado no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Além do piloto, estavam a bordo o operador de sistemas Roberto Mello Reis e a repórter Karina Borges. Ninguém se feriu. A TV Globo está informando o incidente às autoridades policiais e aeronáuticas.

(Com informações do G1)

Governo prepara celebração grandiosa pelos 400 anos de São Luís



As comemorações pelos 400 anos de São Luís, sob a regência do Governo do Estado, serão grandiosas e marcantes em 2012 – a cidade foi fundada pelos franceses em 1612. O desenho preliminar da festa já está sendo traçado, dentro de um trabalho integrado que reunirá todas as secretarias, sob coordenação de um Comitê Gestor Estadual e em parceria com órgãos, instituições, empresariado e sociedade civil.

“Vamos comemorar a data com muitas festividades, dando ênfase à história, cultura, turismo e à valorização da cidadania. Não só o ludovicense, mas todo o povo do Maranhão tem o que festejar, pois vivemos um momento único: celebraremos 400 anos de um passado glorioso com a certeza de um futuro promissor”, ressaltou a governadora Roseana Sarney, que está acompanhando de perto o andamento dos trabalhos.

O planejamento estadual transcende as festividades e promete deixar um legado que proporcionará mais beleza e qualidade de vida ao cidadão de São Luís. “O projeto é realizar uma série de obras públicas e ações voltadas para o resgate histórico da cultura secular, a valorização de hábitos e costumes. Estamos todos empenhados nesse trabalho, visto que essa é uma comemoração que se estende a todo o Maranhão, pois o estado nasceu aqui”, observou o secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva.

Todas as pastas terão ações alusivas à data comemorativa, sendo que, nesse primeiro momento, o envolvimento maior está sendo das Secretarias de Cultura, Turismo, Infraestrutura, Educação, Casa Civil e Comunicação Social. “O projeto é de uma comemoração memorável, pois a cidade e seu povo merecem, com direito a divulgação em veículos locais, nacionais e de repercussão internacional. A imprensa será nossa grande parceira, pois as ações serão de interesse mundial, considerando que temos uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade”, declarou o secretário de Comunicação, Sérgio Macedo.

Incremento

Com ações de incremento, a expectativa é alavancar o turismo a partir da programação festiva. “A governadora Roseana há muito tempo enxergou essa vocação em São Luís, tanto que lutou pela obtenção do título de Patrimônio Cultural da Humanidade que completará 15 anos em 2012. O projeto dos 400 anos inclui atividades para movimentar o setor e atrair mais visitantes”, assinalou o secretário de Turismo, Tadeu Palácio.

Para alcançar a grandiosidade pretendida, o Governo do Estado está firmando parcerias com instituições, empresariado e sociedade civil. Um dos destaques é o suporte de um grupo de personalidades de notório saber e o acompanhamento de equipe de consultores de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“O consultor contribuirá com estratégias de ação e orientações técnicas, dentro de um planejamento participativo e em consonância com a proposta do governo”, declarou Renato Manzano, coordenador da equipe de consultoria, que já esteve em São Luís e apresentou idéias ao Governo para a realização do projeto.

Os membros da Academia Maranhense de Letras (AML), uma das parceiras do projeto, comemoram a iniciativa. “Nosso interesse é participar, poder dar nossa contribuição com projetos literários pontuados por personalidades e estudiosos”, declarou o presidente em exercício da instituição Benedito Buzar.

De acordo com Benedito Buzar, a determinação da governadora dará um diferencial às comemorações. “Reconhecemos o empenho da governadora Roseana e sabemos que o incentivo do Estado é fundamental para eventos como esse”, destacou Buzar.

O empresariado maranhense vê na data uma oportunidade para bons negócios e também aguarda com expectativa as celebrações. O presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Haroldo Cavalcanti Júnior, afirmou estar ansioso.

“Serão quatro séculos, o que merece uma grande comemoração. Os investimentos advindos da festa refletem em todos os segmentos, principalmente no campo do turismo, um dos mais promissores da atualidade. A ACM tem interesse em ser parceira. Vamos sugerir ações promocionais, se possível, com descontos em hotéis e restaurantes”, declarou Cavalcanti.
(Com informações Secom)

sábado, 22 de janeiro de 2011

São Luis -Ma e Nova Friburgo - RJ lideram ranking de chuva em um dia

A capital maranhense, São Luís, foi a cidade brasileira que registrou o maior acumulado de chuva em um único dia, nos últimos dois meses, com índice de 187,8 milímetros, em 8 de janeiro. O maior acumulado em um dia já registrado na cidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ocorreu em fevereiro de 1987, com 210 milímetros.

Em segundo lugar no ranking dos maiores acumulados de chuva em um dia aparece a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O município foi o mais afetado pelos temporais e deslizamentos que atingiram a região neste início de ano, e registrou mais de 300 mortos. Em toda a região, mais de 760 pessoas morreram vítimas das chuvas. Em Nova Friburgo, no dia 12 de janeiro, o acumulado foi de 182,8 milímetros, o maior índice da história da cidade, segundo o Inmet.

As medições do Inmet consideraram o acumulado de chuva da 0h à meia-noite do dia 12 de janeiro. Já o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), totalizou, em 24 horas, 249 milímetros em Nova Friburgo. O Inea esclarece que a medição foi feita das 20h do dia 11 até o mesmo horário do dia 12 de janeiro, já que o pico de chuva na cidade foi registrado após meia-noite do dia 11.

O recorde anterior de acumulado de chuva em Friburgo, em um dia, segundo o Inmet, era de janeiro de 1964, quando choveu um total de 113 milímetros.

Os dados levantados pelo Inmet são referentes ao período de 1º de dezembro de 2010 a 18 de janeiro deste ano. Os acumulados registrados levam em conta informações coletadas em estações meteorológicas convencionais e automáticas.
(Com informações do G1)

Número de cursos a distância cresce quase 20 vezes desde 2002



O número de cursos a distância oferecidos no Brasil cresceu quase 20 vezes entre 2002 e 2009, saltando de 46 graduações abertas para 844 no mesmo intervalo. Em porcentagem, o "boom" representa 1.834% de crescimento em sete anos

As universidades, faculdades e outras instituições de ensino particular respondem pela maior oferta, segundo informações do MEC (Ministério da Educação), tendo reunido 444 cursos ou 52% do total da oferta em 2009. Os dados são do Censo do Ensino Superior, divulgados pelo ministério.

A procura dos estudantes pelo modelo de ensino também cresceu muito em sete anos - subiu de 40,7 mil matrículas, em 2002, para 838,1 mil em 2009, um aumento de 2.059%.

Em 2008, 727,9 mil universitários se matricularam em cursos a distância, o que significa crescimento de 15% no número de alunos em apenas dois anos, em comparação com 2009.
A formação a distância atrai principalmente estudantes em busca de carreiras que formem professores - o curso de pedagogia lidera a preferência, com 286,7 mil matrículas ou 34,2% do total nesta modalidade. Na sequência vem administração, serviço social e letras, entre as carreiras mais procuradas.

Cuidado

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os estudantes devem tomar cuidado com a modalidade de ensino a distância, que é muito nova no Brasil. É necessário checar a qualidade dos cursos e a estrutura das salas usadas para as aulas presenciais - as leis brasileiras exigem que pelo menos uma parte do período de aulas seja dada presencialmente.

O ministério pode restringir a oferta de vagas e a criação de cursos se forem encontrados problemas.

- Quando você identifica uma certa deficiência no curso, você restringe a oferta. No limite, [você] suspende o processo seletivo. No ano passado, nós descredenciamos uma universidade inteira que atuava com educação a distância no curso de pedagogia.

A oferta de educação a distância ainda é muito incipiente, na opinião do ministro.

- Há países em que 50% das matrículas são feitas em cursos a distância. No Brasil, esse número equivale a 14%. Então nós temos espaço para expandir, mas expandir com critérios de qualidade.

O modelo adotado em nível federal, chamado de UAB (Universidade Aberta do Brasil), é um exemplo a ser seguido, afirma Haddad. O Plano Nacional de Educação, divulgado em dezembro de 2010 e que tramita no Congresso, já citava a UAB como referência em educação a distância. O texto vê a modalidade como uma alternativa para formar mais professores.
(Com informações do R7)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Inscrições para o Prouni começam nesta sexta-feira

BRASÍLIA - As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) serão abertas hoje (21) e seguem até 25 de janeiro. Nesta edição, serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Os estudantes interessados no benefício deverão acessar o site do Prouni. Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas – também não pode ter zerado a redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita é de até três salários mínimos.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada dia 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa. O cronograma completa do Prouni está disponível no site do programa.
(Com informações da Agência Brasil)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Gastos com cartão corporativo batem recorde e somam R$ 80 mi em 2010

As despesas com o cartão de pagamentos do governo federal, também conhecido como cartão corporativo, atingiram a cifra recorde de R$ 80 milhões em 2010. O valor representa R$ 15 milhões a mais do que o registrado no ano anterior. Desde que foi implantado, em agosto de 2001, os gastos com o cartão já atingiram R$ 357,6 milhões. No topo dos que mais utilizaram os cartões ao longo dos últimos nove anos, está a Presidência da República, com quase R$ 105,5 milhões pagos, dos quais 93% não podem ser discriminados por serem “informações protegidas por sigilo, para garantia da segurança da sociedade e do Estado”.

No ano passado, quem liderou o ranking foi o Ministério do Planejamento – e suas unidades vinculadas –, que triplicou o gasto em relação a 2009 e desembolsou o total de R$ 19,3 milhões. A maior parte destes recursos foi utilizada por agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que participaram do recenseamento demográfico em aproximadamente 58 milhões de domicílios brasileiros. Sozinho o IBGE respondeu por quase 90% do aumento de R$ 15 milhões em 2010. Em seguida, aparece a Presidência e órgãos subordinados, cujas faturas atingiram R$ 18,9 milhões.

O cartão

O cartão corporativo foi implementado pelo decreto n° 3.892 de agosto de 2001 para facilitar os pagamentos de rotina das autoridades. O objetivo era descomplicar a vida dos servidores públicos que poderiam utilizá-lo para gastos emergenciais e essenciais. Os cartões de crédito do governo servem para que servidores possam fazer pagamentos ou saques sem precisar de uma autorização prévia da União. O mecanismo substituiu o modelo de “suprimentos de fundos”, em que eram enviadas ordens bancárias a contas pessoais de servidores públicos para pagar despesas excepcionais. Enquanto estes documentos não eram emitidos, os servidores precisavam manter uma “caixinha” para pagar as contas.
(Com informações do Contas Abertas)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

GOVERNADORA NOMEIA SECRETÁRIOS-ADJUNTOS DA JUVENTUDE

O Diário Oficial do Estado do Maranhão publicado no dia 12 de janeiro, trás a nomeação dos adjuntos da Secretaria de Juventude.

O deputado eleito e secretário de Juventude, Roberto Costa, mostrou mais uma vez a sua força, ao emplacar Ruy Pires e André Campos como secretários-adjuntos.

Ruy Pires já atuava como adjunto na então Secretaria de Esporte e Juventude. André Campos, foi a grande surpresa. Atuou recentemente como um dos coordenadores de campanha e assessor do deputado.

O diário também trás a nomeação de Karla Piosrk, como Superintendente de políticas da Juventude. Ela já vinha respondendo pelo Programa Projovem e continuará na mesma função, só que na juventude e não mais no esporte.
A governadora Roseana Sarney mudará a Secretaria de Juventude de"extraordinária" para "ordinária".
Confira a publicação abaixo:

GOVERNO DISCUTE PROJETO DE PRAÇAS DA JUVENTUDE


A região metropolitana de São Luís será contemplada com a construção de seis Praças da Juventude: uma em Paço do Lumiar, uma na Raposa, uma em São José de Ribamar e três em São Luís.

Este assunto veio à tona ontem, durante a reunião do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel e os presidentes de federações amadoras. A discussão girou em torno dos locais onde serão construídas as Praças da Juventude. Leia a reportagem completa:

As chamadas Praças da Juventude são um projeto do Ministério do Esporte para comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades sócio-educativas diversificadas. Atividades que, além do esporte e lazer, incentivam a inclusão digital, a produção cultural e científica, constituindo-se em um espaço de convivência comunitária.

Segundo a assessoria do Ministério, as praças terão cerca de 8 mil metros quadrados. Contarão com ginásio poliesportivo coberto, pista de atletismo com caixa de areia para saltos, pistas para caminhadas e para skate, centros de convivência para a terceira idade e espaço administrativo. O ginásio será projetado de forma a também a abrigar eventos como reuniões e atividades culturais, contando com um mini-teatro.

O recursos para essas praças são de uma emenda de Bancada no valor de 20 milhões. Foram 1,5 milhão para Raposa, 1,5 milhão para Paço do Lumiar, 1,5 milhão para São José de Ribamar e o restante para São Luís que, além de fazer 3 Praças da Juventude deverá usar os recursos para a reforma e ampliação de estádio e quadras já existentes.

As Emendas de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa foram diretamente para as prefeituras e a emenda para São Luís foi destinada para o Governo do Estado.















SECRETARIA DE ESPORTE PREPARA CALENDÁRIO PARA DOS JEMS 2011

Os Jogos Escolares Maranhenses de 2011 já começaram, pelo menos no que diz respeito ao planejamento da competição para este ano. A Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) já está recebendo sugestões técnicas e de infraestrutura de gestores e de coordenadores das escolas que participarão da edição de 2011 dos JEMs. As escolas devem enviar, até a próxima quarta-feira (26), as sugestões para a Sedel.

Em comunicado, o secretário-adjunto de Desporto Educacional, Alim Maluf Neto, explica que o objetivo do envio destas sugestões para a Sedel tem o objetivo de “democratizar” a participação dos representantes das escolas na organização dos Jogos Escolares. A partir destas sugestões, o regulamento geral dos JEMs 2011 será elaborado.

Os gestores e coordenadores das escolas podem enviar as sugestões para a Secretaria de Esporte e Lazer por meio do e-mail sedel.jems2011@gmail.com ou, ainda, por correspondência protocolada na sede da Secretaria, localizada na Travessa Guaxenduba, 100, Outeiro da Cruz, Complexo Esportivo do Castelão, CEP 65.043-320.
(Com informações da Ascom)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dilma assina decreto para transferir Arquivo Nacional para Ministério da Justiça

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta terça-feira (18) decreto para transferir o Arquivo Nacional, que era vinculado à Casa Civil da Presidência da República e agora será subordinado ao Ministério da Justiça.

O decreto, publicado no "Diário Oficial da União", prevê que o período de transição deverá ocorrer até 14 de março, data limite para os ajustes orçamentários e a transferência de cargos.

O Arquivo Nacional é o órgão responsável pela manutenção dos documentos históricos do país, como os registros da Ditadura Militar. Como a Folha mostrou, parte dos arquivos é guardada em Brasília numa estrutura improvisada, sob lonas e goteiras.

A transferência do Arquivo Nacional para o Ministério da Justiça causou mal-estar entre os funcionários do órgão. A associação dos servidores defendia a manutenção do órgão na Casa Civil, que tem acesso direto à presidente da República, enquanto o Ministério da Justiça tem como prioridade a segurança e o combate ao crime.
(Com informações do Folha.com)

FORTE TERREMOTO ATINGE O PAQUISTÃO

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o sudoeste do Paquistão nesta terça-feira (18), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Técnicos do centro reavaliaram a magnitude do tremor, inicialmente de 7,4.

Segundo o centro, o tremor ocorreu à 1h23 da quarta-feira no horário local (17h23 no horário de Brasília). O epicentro do tremor, a 84 km de profundidade, está localizado a 45 km a oeste de Dalbandin e a 1.035 km de Islamabad.

O Centro de Monitoramento de Tsunamis do Pacífico não emitiu até o momento alerta de tsunami no Oceano Índico.

Não há relatos imediatos de danos causados pelo sismo.
(Com informações do G1)

Governo discute ações preventivas para enchentes no MA

Secretários e representantes de órgãos estaduais participaram, na tarde desta terça-feira (18), no Palácio Henrique de La Rocque, de reunião para definir ações de prevenção aos efeitos das enchentes no Maranhão.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney, o objetivo da reunião é debater medidas conjuntas para reduzir as consequências do período chuvoso no estado. "É uma determinação da governadora que todas as instituições estejam em alerta para prevenir possíveis ocorrências. Nos últimos anos, alguns municípios foram duramente castigados e entraram em estado de emergência ou calamidade e a nossa intenção é evitar que os efeitos drásticos destas intempéries prejudiquem a nossa população", afirmou.

De acordo com dados do Departamento de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 2011, a previsão é de incidência de fortes chuvas, principalmente nos meses de março e abril.

"Ainda não temos nenhum registro de anormalidade de casos em nosso estado, embora a previsão é que o índice de chuvas aumente em relação a 2009. Para isso, estamos aqui para nos prepararmos e traçarmos estratégias de atuação", ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), coronel Marcos Sousa Paiva.

Segundo Paiva, algumas ações preventivas já estão sendo desenvolvidas pelo CBMMA. "Estamos estimulando a criação das COMDECs, que são unidades municipais de Defesa Civil, capacitando pessoal para dar apoio nestas ações e firmando convênio com ONGs", finalizou

Juventude promete fazer festa na posse de Roberto Costa


Já é grande a movimentação da juventude em torno da posse do deputado e secretário de Juventude Roberto Costa. A UMES de São Luís, FEJUMA, Grupo Força Jovem e outras entidades de juventude estão encabeçando uma grande manifestação de apoio ao deputado Roberto.
A movimentação será em sua posse como secretário Estadual de Juventude, o movimento juvenil pelo jeito, pretende lotar o local da posse e dai então, pode até surgir uma grande homenagem ao Roberto por parte da juventude que se fará presente.
A grande dificuldade dos jovens, é que não se sabe, quando e onde será a posse. Mas segundo eles não importa quando será, se for hoje, amanhã ou depois, não fará diferença alguma, pode fazer sol ou chuva, estarão todos lá ao lado do deputado dando total apoio.

Para Clemilson Cunha, que é presidente do Grupo Força Jovem e um dos coordenadores da provável homenagem, " movimento de juventude não se faz somente em época de campanha, movimento é movimento pra qualquer hora, e essa é a hora de mostrarmos que continuamos juntos com ele [Roberto] para que possa fazer uma boa gestão no comando da pasta da Juventude", disse.

"O Roberto Costa como secretário de Esporte e Juventude sempre foi parceiro dos estudantes da capital através da UMES de São Luís, estarei lá aplaudindo de pé sua posse, pois tenho certeza que nossa parceria continua", frisou Islâne, presidente da UMES.

Segundo informações da UMES, dentre inúmeros jovens e entidades de juventude que pretendem se fazer presente na solenidade, estarão presentes também os Grêmios do CEM Gonçalves Dias e CEM Vila Maranhão.

(Com informação do Blog do Wellington Gouveia)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Governadora apresenta Plano de Metas no fim de Janeiro

A governadora Roseana Sarney (PMDB) deve apresentar no próximo dia 31 o Plano de Metas do Executivo para os próximos quatro anos. O tripé deste conjunto de ações se dará nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública.

Na Saúde, a principal meta da governadora é concluir, equipar e colocar em funcionamento pleno 72 hospitais de grande porte em pontos estratégicos do estado. Na Educação, a proposta básica é a ampliação e modernização dos sistema estadual de ensino, principalmente com a redução do déficit de salas de aula e professores.

Na Segurança, o projeto maior é tornar o sistema policial do Maranhão mais eficiente no combate à criminalidade, o que exigirá investimentos expressivos.

Uma outra projeção do Plano de Metas será a geração de emprego e renda com base nos grandes empreendimentos que estão a caminho. Por conta disso, o governo investirá pesado na formação de mão-de-obra, para suprir a demanda, que será elevada.

O projeto do governo também prevê investimentos de infra-estrutura e programas sociais no estado. O propósito da governadora Roseana é encerrar o seu governo com todo o Maranhão interligado por rodovias pavimentadas e de boa qualidade.

(Com informações do Blog de Mario Carvalho)

GOVERNO ELEVA LIMITE E LIBERA FGTS PARA AS VÍTIMAS DAS CHUVAS

Decreto da presidente Dilma Rousseff, publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17), eleva de R$ 4.650 para R$ 5,4 mil o limite de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores que estão em regiões serranas do Rio de Janeiro castigadas pelas chuvas nas últimas semanas e para moradores de cidades com decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública em qualquer outra região do país.

Para poder realizar o saque, os trabalhadores não podem ter sacado recursos do FGTS nos últimos doze meses.

O anúncio de que o FGTS poderia ser sacado pelas vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro foi feito na semana passada pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Na ocasião, ele informou que o saque estava limitado a R$ 4.650, mas também disse que pediria a edição de um decreto presidencial ampliando os valores para R$ 5,4 mil - o que foi feito nesta segunda-feira.
(Com informações do G1)

domingo, 16 de janeiro de 2011

GTA prestará auxílio às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro



O Maranhão enviou neste domingo (16) uma equipe de 11 policiais e bombeiros do Grupo Tático Aéreo (GTA), especializados em resgate, e o helicóptero EC-145, dotado de alta tecnologia, para dar suporte ao Governo do Rio de Janeiro nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas da tragédia na Região Serrana daquele estado. A determinação foi feita pela governadora Roseana Sarney ao secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, atendendo a uma solicitação do Ministério da Justiça (MJ).

O grupo embarcou às 6h da manhã a abordo da nova aeronave adquirida recentemente em convênio firmado entre os governos estadual e federal e preparada para todos os tipos de missões aéreas. A equipe de nove operadores táticos entre policiais e bombeiros e mais dois pilotos especializados do GTA darão suporte às ações do governo carioca no resgate de vítimas da tragédia na região serrana, como também à distribuição de donativos - alimentos, água e roupas.

A solicitação partiu do Ministério da Justiça (MJ) por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em função da qualificação do efetivo do GTA em operações dessa magnitude e pelo Maranhão ser o único estado do Brasil a possuir uma aeronave dotada de equipamentos e tecnologia especifica para esse tipo de trabalho. “A governadora Roseana Sarney recebeu o pedido do Ministério da Justiça e nos determinou que fosse dado suporte ao Rio de maneira imediata”, declarou Aluísio Mendes.
“Nós temos uma aeronave multimissão capaz de realizar uma série de operações. É o que existe de mais moderno hoje no país em se tratando de ações policiais e de resgate”, disse Aluísio Mendes. “Enviamos também junto com o helicóptero uma equipe especializada para todo e qualquer tipo de salvamento”, ressaltou.
A aeronave propicia uma gama de operações que esse tipo de catástrofe necessita como acesso em locais de difícil acesso e suporte a pessoas feridas. O helicóptero possui uma espécie de mini UTI em seu interior, dispositivo para vôos noturnos, farol de busca potente com infravermelho e guincho elétrico para içamento de até três pessoas simultaneamente. “O helicóptero está totalmente preparado e equipado para esse tipo de trabalho”, frisou.
A previsão é de que o helicóptero e a equipe do GTA cheguem ao estado do Rio de Janeiro por volta das 17h deste domingo. O secretário afirmou ainda que a aeronave permanecerá no estado carioca o tempo que for necessário.

“Vamos fazer o possível para resgatar o maior número de vítimas. Foi para isso que treinamos e é para isso que estamos indo”, afirmou o comandante Oliveira, piloto do Grupo Tático Aéreo com mais de 2.500 mil horas de vôo. O piloto já atuou em operações de salvamento nos estados do Pernambuco, Distrito Federal e também no Maranhão.

Helicóptero EC 145

A aeronave modelo EC 145 foi adquirida pelo Governo do Estado, por meio de convênio assinado pelo Ministério da Justiça (MJ), via Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), no valor total de R$ 14,9 milhões. O Maranhão é o único estado da América Latina a possuir um helicóptero com essas especificidades, performance e capacidade de atuação. No mundo, existem apenas 300 unidades similares em atividade em 32 países.

É certificada para vôo por instrumentos monopilotada. Sua configuração tem especialidades para operações de combate e auxilio aeromédico. Possui gancho de carga, corta-cabos, filtro anti-areia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital.

Tem amplo espaço interno e excelente visibilidade. Capacidade para dois pilotos e mais 10 passageiros. Seu peso de decolagem de 3.585 Kg; carga externa de 1.500 Kg; velocidade de deslocamento de 246 Km/h; alcance de 680 km; motores biturbina; comprimento com rotores girando de 13,03m; comprimento da fuselagem de 10,20m; altura de 3,45m e diâmetro do rotor principal de 11m.

Grupo Tático Aéreo

Vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Grupo Tático Aéreo (GTA) foi criado no fim de 1996, tendo sido regulamentado em 1998 com objetivo de atuar em diversos tipos de missões, como no combate à criminalidade e em operações especiais de resgate a pessoas em situações de risco. Possui um quadro de profissionais especialistas em atividades áreas, terrestres e aquáticas.

sábado, 15 de janeiro de 2011

UM DIA DE TRISTEZA E ESPERANÇA NO ESPORTE

Por Zeca Soares

As lágrimas de hoje, da ex-jogadora e treinadora de voleibol Telma não foram lágrimas de alegrias por nenhuma das suas grandes conquistas longo da sua trajetória no esporte, nos duelos travados no charmoso Ginásio Costa Rodrigues.

Foram sim, lágrimas de decepção e indignação pelo crime praticado contra o maior símbolo do esporte amador do Maranhão.

Quem não sabe o que aconteceu alí, pode até chegar a pensar que jogaram uma bomba com a intenção de destuir a memória do esporte amador no Maranhão, mas na memória de Telma, estavam vivas todas as emoções vividas por ela e várias gerações na nossa cidade.

No dia em que completa 45 anos, Telma e outros amantes do esporte maranhense foram abraçar o Ginásio Costa Rodrigues, numa manhã esportiva que teve jogo de voleibol, futebol de travinha e damas. A data, além de chamar atenção para a importância do Ginásio Costa Rodrigues, marcará também, o início de uma era de reconstrução do esporte amador no Maranhão.

Quem também ficou estarecido com a situação do Ginásio Costa Rodrigues foi o ex-atleta e hoje, presidente da Federação Maranhense de Voleibol, Edivaldo Pereira “Biguá”. Ele também se emocionou ao falar comigo. Biguá chegou a pedir a Deus que o dê vida para que possa ver o Ginásio Costa Rodrigues totalmente recosntruído.

- Eu fiquei chocado. Eu nunca tinha vindo aqui. Desde que demoliram eu nunca tinha nem parado na porta. Olha eu me arrepio falando com você. Eu morei aqui. Eu quando cheguei em São Luís eu não tinha onde morar e me cederam um dos apartamentos que ficavam debaixo das arquibancadas, então isso daqui é minha vida, minha história. Eu estou emocionado. Eu falo com você aqui e estou abobalhado. EU jamais podia supor que aqui dentro estivesse dessa maneira. Eu não sei nem o que te dizer Zeca. É um dos poucos momentos, de uma emoção de tristeza de ver uma praça tão importante do nosso esporte estar nesta situação. Eu espero que Deus me dê vida suficente para eu ver isso aqui de novo erguido e em funcionamento – desabafou.

Mas em meio ao clima de tristeza e muita decepção, a boa notícia foi confirmada pelo secretário de Esporte e Lazer, deputado Joaquim Haickel que anunciou a reconstrução do ginásio Costa Rodrigues por determinação da governadora Roseana Sarney.

- Ela irá reconstruir o mais breve possível o Ginásio Costa Rodrigues. Ela enfatizou a palavra reconstruir porque ela passou aqui e viu essa destruição que fizeram no templo do esporte amador do Maranhão. Nós já orientamos a nossa assessoria jurídica para tomar as providência de desbloquear qualquer ação que a gente tenha que fazer aqui. A notícia boa é que nós temos recursos de emendas parlamentares no valor de quase R$ 4 milhões de reais para começar a obra. Talvez esse dinheiro, esse valor não dê para fazer a obra toda, mas tenho certeza que o governo do Estado irá completar este recurso – afirmou.

Joaquim Haickel disse que as providências quanto ao crime praticado contra o ginásio Costa Rodrigues deverá ficar sob a responsabilidade da Justiça, da Procuradoria Geral do Estado e da Polícia.

- O que foi feito com o dinheiro investido aqui, contratado aqui, isso quem vai dizer é a Polícia, a Procuradoria Geral do Estado, os órgãos da Justiça a quem compete essas providências. A nossa parte é fazer funcionar e nós famos fazer funcionar, nós vamos reconstruir por orientação da governadora Roseana Sarney o Ginásio Costa Rodrigues – explicou.

Os recursos para a reconstrução do Ginásio Costa Rodrigues, segundo o secretário Joaquim Haickel já estão garantidos.

- Nós iremos reconstruir o Ginásio Costa Rodrigues com recursos já alocados no orçamento da União através de emendas parlamentares e com recursos do governo do Estado. A governadora ontem, mandou essa mensagem aos desportistas: “vamos reconstruir o Costa Rodrigues”. Diga a todas as Federações e a todos os praticantes do esporte amador que o Costa Rodrigues será reconstruído e isso, se Deus quiser deverá acontecer até o fim do ano – disse.

Joaquim Haickel disse que espera reinaugurar o Ginásio Costa Rodrigues no mês de setembro, quando a Capital maranhense completrá 399 anos.

- Eu estimei o prazo de 31 de janeiro para funcionar internamente na secretaria de Esporte e Lazer. Até 31 de janeiro ninguém me peça asolutamente nada. Nós vamos fazer o planejamento dos JEMS, o planejamento das obras, as providências das licitações, todas as providências necessárias para que a gente começe a funcionar em 1º de fevereiro. A partir de 1º de fevereiro, a assessoria jurídica da secretaria de Esporte e Lazer em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado irão desonerar o Costa Rodrigues. Eu tenho certeza que, no prazo das licitações que é normalmente de 90 dias estaremos com a licitação pronta para começar as obras. Eu imagino que em setembro já para fazer uma prévia dos 400 anos vamos comemorar os 399, espero que em setembro a gente esteja inaugurando o Ginásio Costa Rodrigues – garantiu.

O secretário Joaquim Haickel também falou sobre o Estádio Castelão e disse que na próxima semana terá uma audiência com o secretário de Infraestrutura, Max Barros.

- A obra do Castelão pertence à secretaria de infraestrutura. A última notícia que eu tenho e na semana que vem eu vou marcar uma audiência com o secretário Max Barros é que ele cancelou o contrato com a empresa responsável. Eu fui procurado pela empresa me apresentaram fotografias das intervenções que foram feitas lá e eu expliquei que não tenho nenhuma competência neste caso porque não é da nossa secretaria, mas me prontifiquei a tentar resolver estre imbróglio. Eu acho mais fácil desonerar também o Castelão e cobrar na Justiça de quem é devido – finalizou.

GINÁSIO COSTA RODRIGUES - 45 ANOS



Neste sábado (14/01), as 10h00, o Secretário de Estado de Esporte e Lazer , Joaquim Haickel, presidentes de federações desportivas amadoras, atletas, ex-atletas e funcionários da SESP, vão comemorar os 45 anos de existência do mais famoso e importante ginásio esportivo de São Luís; o Costa Rodrigues.

De acordo com Joaquim Haickel, o objetivo desta ação é chamar a atenção para a importância do Costa Rodrigues para o esporte no Estado. Tanto que, algumas atividades (voleibol, peteca, futebol de travinha) serão realizadas durante a manhã de sábado.

É impossível falar do esporte amador do Maranhão sem falar no Ginásio Costa Rodrigues, que foi construído na década de 60, e é considerado um dos principais símbolos do esporte do Estado.
HISTÓRIA

O Ginásio Costa Rodrigues foi fechado no dia 26 de dezembro de 2008 para ser reformado. Inicialmente, a obra seria concluída em 90 dias. No entanto, após um ano e meio de portas fechadas, as obras ainda não foram concluídas devido a problemas judiciais envolvendo a contratação da “Maresias Construções”, empresa responsável por reformar o ginásio.

Em julho de 2009, uma auditoria constatou desvio de verbas públicas. Orçada em cerca R$ 1,9 milhão, a obra do Costa Rodrigues foi superfaturada. Ao todo, o “Governo Jackson Lago” (governador na época) gastou, aproximadamente, R$ 5,3 milhões para a reforma e reconstrução do ginásio. No entanto, apesar do pagamento deste dinheiro de forma antecipada, a obra nunca foi terminada.

Veja abaixo, alguns dados importantes sobre a reforma ou reconstrução do ginásio Costa Rodrigues:

26 de dezembro de 2008 – data de fechamento do Ginásio.

2 de janeiro de 2009 – dada ordem de serviço, com a conclusão das obras em 90 dias.

Em fevereiro de 2009 – pagamento da primeira parcela à construtora: R$ 1,1 mi.

Em março de 2009 – pagamento da segunda parcela à construtora: R$ 709 mil.

1º de abril – (Parece mentira) o valor da obra aumentou. De R$ 1,9 mi, a obra passou a custar cerca de R$ 5,3 mi. Motivo: o Costa Rodrigues não seria mais reformado, e sim, reconstruído
6 de abril – construtora recebe R$ 3,3 mi como se a obra tivesse sido feita.

17 de julho de 2009 – Roberto Costa substitui Weverton Rocha na Secretaria de Esporte e Lazer e constata irregularidades no contrato de reforma do ginásio. Obras são paralisadas e caso vai parar na Justiça.
(Com informações do blog de Zeca Soares)

MINISTRO ANUNCIA NOVO SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 545

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta sexta-feira (14) que o governo defenderá um novo valor para o salário mínimo neste ano. Segundo ele, ao invés de R$ 540, conforme o governo vinha determinando até o momento, o Executivo defenderá uma correção do salário mínimo para R$ 545, mas a partir de fevereiro deste ano, com pagamento em março. Deste modo, os trabalhadores receberão R$ 540 em fevereiro (relativos ao mês anterior), e R$ 5 a mais no mês de março. O valor precisa ser aprovado pelo Congresso.

Com a correção maior do salário mínimo, o governo também elevará os gastos públicos neste ano. Isso porque, de acordo com dados do Ministério do Planejamento, cada R$ 1 de reajuste representa quase R$ 300 milhões a mais em gastos por conta do pagamento de benefícios previdenciários. Deste modo, o aumento em R$ 5 no salário mínimo deverá ter um impacto de R$ 1 bilhão a R$ 1,5 bilhão nas contas públicas em 2011.
(Com informações do G1)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Planalto divulga foto oficial da presidente Dilma Rousseff

A secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República divulgou nesta sexta-feira (14) a foto oficial da presidente Dilma Rousseff. O retrato foi produzido no dia 9 de janeiro pelo fotógrafo oficial do Planalto, Roberto Stuckert Filho e está disponível no site www.info.planalto.gov.br.

Na foto, Dilma aparece com um blazer offwhite debaixo da faixa presidencial, com o mesmo par de brincos de pérolas que utilizou na posse e conta com uma maquiagem discreta com um batom de cor cereja.

A sessão de fotos durou cerca de uma hora e meia e foi feita no Palácio do Alvorada, que aparece ao fundo. A escolha final pelo retrato foi feita pela própria presidente e será afixado nos prédios e salas da administração federal.

CHUVA NO RJ É A MAIOR TRAGÉDIA CLIMÁTICA DO PAÍS

A chuva na Região Serrana do RJ, que provocou 506 mortes, já é considerada a maior tragédia climática da história país. O número de vítimas ultrapassou o registrado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Naquela tragédia, tida até então como a maior do Brasil, 436 pessoas morreram.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PRESIDENTE DILMA VISITA REGIÃO AFETADA PELA CHUVA NO RJ

A presidente Dilma Rousseff deixou Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, 45 minutos após chegar à cidade, na tarde desta quinta-feira (13). Ela vai participar de uma entrevista coletiva no Rio.

A presidente chegou por volta das 13h30 à Rua Luís Spinelli, no Centro da cidade. No local, um prédio desabou parcialmente e uma viatura do Corpo de Bombeiros foi soterrada. Ao todo, três bombeiros morreram no local. Já passam de 380 o número de mortos em deslizamentos e enchentes na Região Serrana do estado.

Calçando galochas, Dilma percorreu a rua acompanhada do governador do Rio, Sérgio Cabral, do prefeito em exercício de Nova Friburgo, Demerval Neto (PMDB), e de alguns ministros. No trajeto, ela conversou com um morador.

Ao chegar à prefeitura da cidade, Dilma respondeu a uma pergunta sobre a ajuda federal aos municípios atingidos: “Vamos realizar ações de governo firmes.”
(Com informações do G1)

DEPUTADO ROBERTO COSTA SÓ ASSUMIRÁ EM FEVEREIRO A SECRETARIA DE JUVENTUDE

O deputado estadual eleito e atual suplente, Roberto Costa (PMDB), decidiu assumir o mandato na Assembléia Legislativa e só vai para a Secretaria de Juventude a partir de fevereiro.

Com a decisão, Costa garante 20 dias como deputado na Assembléia, mesmo antes de assumir oficialmente. Ele é um dos cinco suplentes chamados a assumir após a ida de titulares para o governo.

Sua decisão tira da lista a suplente Janice Braide, do PTB. Além de Roberto, assumirão vaga na Assembléia os suplentes Manoel Ribeiro (PTB), Fábio Braga (PMDB), Valdevino Cabral (PV) e Márcia Marinho

SECRETÁRIOS DISCUTEM PARCERIA EM AÇÕES ESPORTIVAS


O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, esteve reunido, nesta quarta-feira (12), com o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, para tratar sobre a assinatura de parcerias entre as duas instituições. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento das atividades dos projetos preventivo-sociais aplicados pela SSP em convênio com o Ministério da Justiça (MJ).

Participaram também do encontro o secretário-adjunto de Modernização Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva; o secretário-adjunto de Esportes, Alim Maluf Neto, além de assessores e técnicos dos dois órgãos. Essa foi a primeira de uma série de reuniões que deverão ser realizadas visando fortalecer programas sociais da SSP.

O secretário Aluísio Mendes ressaltou a importância da iniciativa: “Estamos firmando várias parcerias tanto em âmbito federal como estadual. Esses convênios vão promover uma maior interação entre as secretarias e órgãos estaduais, a fim de que possamos garantir a continuidade na aplicação e execução dos programas preventivos que beneficiam milhares de pessoas que vivem em áreas de risco, com atividades profissionais que fortalecem a cidadania e contribuem também para o combate e a diminuição da criminalidade em toda Região Metropolitana”, destacou.

Aluísio Mendes citou como exemplos os projetos Esporte sem Drogas, Jovens Construindo a Cidadania (JCC) e Protejo, que tem como público jovens adolescentes em situação de vulnerabilidade e que estão apresentando resultados bastante positivo na formação social.

Durante a reunião, o secretário-adjunto de Modernização Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva, apresentou à comitiva da Secretaria de Esportes, os 20 programas preventivos aplicados pela SSP em parceria com o Ministério da Justiça. Alguns desses projetos foram recentemente reconhecidos em nível nacional, pela excelente operacionalidade no Maranhão. O de Inclusão Digital nos Centros Integrados de Defesa Social (Cids) recebeu recentemente do Ministério da Justiça (MJ) a indicação como o segundo melhor do Brasil em termos de aplicabilidade e alcance de metas.

O projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC) também já apresenta, segundo o secretário-adjunto, resultados significativos em três meses desde que teve suas atividades iniciadas, em relação a outros estados, como Minas Gerais, onde já existe há cinco anos.

Convênios

“Destinaremos materiais esportivos, além de disponibilizar profissionais e técnicos para apoiar e integrar as atividades do projeto,” frisou Joaquim Haickel. Ele sinalizou que a Sedel deve viabilizar de maneira imediata a participação integral no Projeto Esporte Sem Drogas, voltado para criar 48 escolinhas de futebol na Região Metropolitana de São Luís.
Paralelo às atividades esportivas, as crianças e adolescentes participam, periodicamente, de um ciclo de palestras com temas sócio-educativas. Na primeira etapa, foram formados 1,5 mil jovens. A meta é atender 7,2 mil participantes de escolinhas de futebol em toda Grande São Luís.
A Sedel também montará uma equipe técnica para desenvolver atividades físicas e de lazer com as participantes do projeto Mulheres da Paz, em que estarão sendo planejadas aulas de alongamento, aeróbicas, hidroginásticas, entre outras.

(Com informações Secom)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

237 MORTES EM TRÊS CIDADES DO RJ DEVIDO A CHUVA

As chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro mataram no total 237 pessoas desde terça-feira (11). Em Teresópolis, a cidade mais atingida, morreram 122 pessoas no que o governo do estado chegou a classificar como a tragédia da história da cidade. Em Nova Friburgo, morreram 97 pessoas, de acordo com o último informe dos bombeiros. Em Petrópolis, os mortos são 18 pessoas.

A infra-estrutura da região foi atingida com severidade. Faltou luz, água e telefone nas três cidades. Bairros inteiros ficaram isolados e só na noite desta quarta-feira (12) equipes de resgate começaram a dar conta da catástrofe em algumas das áreas mais atingidas. Na quinta-feira (13), a presidente Dilma Rousseff vai sobrevoar de helicóptero a região fluminense.



(Com informações do G1)

OS TEMAS BBB11, RONALDINHO, DILMA, PASSIONE E MARCELA TEMER, SÃO OS MAIS COMENTADOS NAS REDES SOCIAIS

O instituto Ibope Nielsen divulgou a primeira medição parcial dos assuntos mais comentados nas redes sociais por usuários brasileiros.

Feita nesta quarta-feira, a análise traz como principais temas o jogador Ronaldinho Gaúcho (que negociou retorno para o futebol brasileiro no Flamengo, após uma temporada de anos no futebol europeu), o reality show "Big Brother Brasil" e a novela "Passione" na televisão, além de Dilma Rousseff e Marcela Temer, na política.

Dentre todos, o "BBB11" foi o mais citado: mais de 510 mil mensagens citaram nas redes sociais a expressão "Big Brother", "BBB11" e demais variações.

Já o jogador Ronaldinho Gaúcho aparece em segundo lugar, com quase 300 mil mensagens nos primeiros dias de janeiro.

O nome da presidente da República, Dilma Rousseff, também ganhou destaque, segundo o Ibope. A expressão "Dilma" foi citada em quase 120 mil mensagens apenas no dia da posse presidencial --foram pouco mais de 200 mil, no total.

Sobre a última semana da novela "Passione", maioria dos comentários nestes últimos dias referia-se ao retorno do personagem Totó (Tony Ramos), o que provocou um pico de comentários no último sábado e outro ainda maior nesta segunda-feira.

"Marcela Temer, mulher do vice-presidente eleito, foi um dos personagens da cerimônia de posse mais comentados em sites sociais, sobretudo por causa de sua beleza", diz o Ibope em comunicado. Marcela teve pouco menos de 50 mil menções nas redes sociais.

GOVERNO ANUNCIA INICIO DA CONSTRUÇÃO DO ESPIGÃO



O secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, recebeu da Vale, na manhã desta quarta-feira (12), os documentos complementares ao projeto de construção do Espigão da Ponta D’Areia. A complementação foi uma exigência da Marinha para liberar a obra, já que a navegabilidade será alterada após a intervenção no local. A entrega foi feita pelo gerente geral de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Ferreira Pereira.

“Vamos entregar essa documentação à Marinha. É um documento complementar ao projeto porque isso vai alterar, inclusive, a carta náutica. Então, a Marinha exigiu os documentos complementares e a Vale, que tem feito essa parceria com o Governo do Estado, acaba de nos fornecer”, explicou Max Barros.

Segundo ele, de posse da documentação, a Sinfra deve solicitar, ainda esta semana, a liberação de licença da Capitania dos Portos. A Prefeitura de São Luís também será acionada para emitir alvará liberando o início dos serviços. Barros acredita que até o início de fevereiro toda a parte burocrática estará resolvida para que seja assinada a ordem de serviço.

“O próximo passo é solicitar o alvará da Prefeitura e nós acreditamos que no mês de fevereiro nós vamos dar a ordem de serviço para essa importante obra de São Luís”, acrescentou.

Benefícios

O secretário acrescentou que serão três os principais benefícios trazidos pela construção do espigão costeiro - também conhecido como quebra-mar: melhorias para a navegabilidade na área da Ponta d’Areia, que teve um histórico recente de encalhes de embarcações por conta do assoreamento do canal; fim da erosão que está danificando ruas e ameaçando edificações no local; e aumento do fluxo de água entre o mar e a Lagoa da Jansen, contribuindo para a sua despoluição.

“A nossa intenção é conseguir vencer as etapas formais o mais rapidamente possível, para que a obra seja iniciada com a rapidez que o caso exige e possamos finalmente acabar com esses problemas que a Ponta d’Areia vem enfrentando nos últimos anos”, completou.

A obra, orçada em R$ 12 milhões, terá aproximadamente 580m de extensão, 13m de largura e 14m de altura, variáveis ao longo da estrutura. A previsão é que os serviços sejam concluídos em 180 dias.

MARANHÃO COM "RISCO MUITO ALTO" DE EPIDEMIA DE DENGUE



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou nesta terça-feira (11), o novo mapa de risco para a dengue no Brasil. Agora, com a atualização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), passam de dez para 16 os estados com risco muito alto de epidemia; e de nove para cinco os com risco considerado alto. Pela manhã, Padilha e representantes de outros 12 ministérios e órgãos do governo federal se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff para articular a formulação de ações integradas capazes de prevenir e controlar a doença, bem como garantir atendimento de qualidade, em tempo adequado, para a população acometida pela dengue.

No novo mapa da dengue no país, Maranhão, Acre, Amazonas, Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com alto risco de enfrentar epidemia neste começo de ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco alto para a dengue e também precisam reforçar as ações de prevenção e combate à doença.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – O ministro também determinou que o Ministério da Saúde faça o acompanhamento sistemático da implantação dos planos de contingência para enfrentar epidemias de dengue nos 16 Estados que atualmente apresentam maior risco. O monitoramento será feito em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde e vai integrar as ações de vigilância, assistência e mobilização em saúde.
Na próxima semana, o ministro se reunirá com secretários de Saúde dos 16 estados com risco muito alto de epidemia da doença. “A cobrança e a parceria do Ministério da Saúde com esses secretários é a implantação das diretrizes de combate à dengue e a rede de atenção. Os estados têm papel fundamental de apoiar municípios”, disse o ministro.

(Com informações do Ministério da Saúde)